terça-feira, 5 de janeiro de 2016

As 20 melhores leituras do ano 2015




Este foi um ano em que foram publicados imensos livros e divulgados novos e grandes autores portugueses.

Livros que nos fazem sonhar, sorrir, chorar e viajar para além dos lugares e conduzem-nos para além das palavras. Todos os livros de uma forma ou de outra fazem a diferença e levam-nos a reflectir sobre nós próprios. As sensações e as emoções que sentimos ao ler certas histórias fazem-nos crer que somos nós os personagens.
Quem nunca se reviu numa história?

Este ano li 117 livros, tinha como objectivo 100 livros. Superei em muito as minhas expectativas. 
Vou revelar as minhas leituras favoritas e que recomendo a todos os leitores.

Realço a trilogia Freelancer de NunoNepomuceno Topbooks, publicada toda no decorrer do ano, embora o volume I ser uma reedição. Um autor com um grande potencial em evolução
O Espião Português, A Espia do Oriente e A Hora Solene.

Tive o prazer de ter estado no Lançamento da "Espia do Oriente" e conhecer pessoalmente o Nuno, uma pessoa encantadora.
Uma trilogia inundada de acção que vai muito além da espionagem, um enredo cativante com personagens e descrições muito bem estruturados. Uma narrativa ágil de leitura frenética cheia de adrenalina. Nestes livros há romance, mistério, família, religião, vida humana, moral e ética, livros que marcam a ficção nacional. Finalmente uma mão cheia de talento que não deixa ninguém indiferente.





O livro do ano vai para o Arquipélago de Joel Neto Marcador Editora Um Excelente contador de histórias. Um escritor com uma técnica de escrita de excelência. Um livro que toca qualquer leitor. 
Conheci o Joel na feira do livro, pessoa simples e adorável.
A escrita do autor é simples, directa, criativa, detalhada, poética, pausada e concisa.
A leitura é agradável, doce, delirante, compulsiva, viciante e fluída. Uma narrativa prazerosa, maravilhosa, deliciosa, cativante e deslumbrante. E o ritmo da leitura é alucinante.



O livro que mais sensações e emoções me fez sentir Um Momento Meu de Paulo Caiado Marcador Editora Esta história não é minha, mas poderia ser a de qualquer um de nós. Identifiquei-me e revi-me em certos momentos do livro. Livro que mexeu com os meus sentimentos, que foi impossível não me apegar a ele. Não leu ainda! De que está à espera para pegar nesta verdadeira beleza e grandeza nas descrições, pormenores e parágrafos. As descrições são uma mais valia na estrutura do desenvolvimento da acção e neste livro encontramos TUDO isso e muito mais! 
Conheci o Paulo num Encontro de Bloggers "Um Momento Connosco" adorei a pessoa que é simples, humilde com um coração do tamanho do Mundo, amigo do seu amigo, sempre pronto a ajudar. E, como o mundo é pequenino, afinal eu já conhecia o Paulo!!!



Os Números que venceram os Nomes de Samuel Pimenta Marcador Editora Um livro diferente que nos transporta para o futuro.
A escrita do Samuel é melodiosa, poética, criativa, fluída e clara. Um livro que se lê de uma assentada, mas não é por ter poucas páginas, mas sim por ser uma leitura que nos cativa.  




Contagem Decrescente de Bruno Franco Chiado Editora A leitura deste livro faz-se célere, é acessível, fluída, electrizante e compulsiva. Uma leitura para apreciadores de romances policiais e históricos, e para quem gosta de ler um livro rápido que nos pega logo nas primeiras páginas da passagem de ano. 
Para quando a continuação Bruno?


Percursos de Insanidade de Lúcia José Gomes Chiado Editora Um livro que nos descreve o ser humano sob o aspecto psicológico, como um ser regido por pré-disposições espirituais, místicas, mentais, traumas, complexos e doenças. Uma leitura que evidencia fortes emoções em vidas reais.
Gostei da maneira de como a autora separou as partes do livro. A escrita é simples, directa, clara e natural, bem ao jeito do português.
Personagens fortes, bem construídas, um enredo estruturado, desenvolvido e finalizado. 
Uma história que mexe com os nossos mais sinceros sentimentos. A leitura é agradável, fluída, revoltante e emocionante e prendeu-me da primeira à última página.





Tempo de Partir de Jodi Picoult Editorial Presença A autora é uma verdadeira contadora de histórias, pega sempre em temas fortes, dramáticos e emocionantes que não deixam o leitor indiferente, o cuidado com que cria e desenvolve as narrativas, as personagens, os ambientes, as situações e os espaços é verdadeiramente maravilhoso. Para quem nunca leu Jodi Picoult de que estão à espera para pegar nesta obra prima. 


O Fim das Estações de Will North Editorial Presença Este livro prende-nos pela beleza, elegância e supremacia com que o autor descreve os cenários e compõe as frases. Um mágico das palavras que mexe com os nossos sentimentos e coração. Uma leitura que nos faz sorrir e por vezes chorar.
O livro está muito bem escrito. A história encontra-se bem construída, desenvolvida e as descrições e os personagens bastante reais e cativantes.
A leitura foi agradável, viciante, surpreendente, fluída, emotiva, envolvente e soberba e prendeu-me da primeira à última página.
A escrita do autor é clara, simples, directa, cuidada, delicada e pontuada. Will North é um verdadeiro contador de histórias.
Um romance extraordinário, interessante e intenso que recomendo sem reservas a qualquer leitor que goste de ler um livro no qual com alguma emoção somos absorvidos por ele. 


A autora prende-nos com a sua escrita e não nos dá sossego enquanto não terminamos a leitura e descobrimos o enigma. A tensão, a emoção e o suspense estão sempre presentes ao longo da história, alternada entre o passado e o presente.
Uma história que mexe psicologicamente com os nossos sentimentos, bem estruturada, carregada de mistérios, segredos, tristezas, dramas, mortes, fantasmas, comportamentos psicóticos, medos, amizades, ciúmes e amores.
A escrita da autora é simples, clara, pontuada, concisa e envolvente.
A leitura é arrebatadora, perturbante, surpreendente, assustadora, fluída, absorvente, intensa e viciante. As descrições e os cenários simplesmente fantásticos e personagens por quem nos apaixonamos logo de início. Um livro perturbador que nos agarra da primeira à última página. 


Pura Coincidência de Renée Knight Suma de Letras Portugal
Mais um livro que me prendeu da primeira à última página.
A autora é possuidora de uma escrita simples, clara e directa.
Um thriller psicológico e inteligente que mexe com a cabeça de qualquer pessoa. A história leva-nos por diferentes terrenos e estratégias de complexidade no seguimento da leitura e na interacção entre o autor e o leitor. 
Uma história de segredos, mistério, acção, tensão, chantagem, emoção, erros, sofrimento, vingança e suspense com voltas e reviravoltas até ao final o que fazem desta história uma viagem completamente alucinante.
Recomendo a leitura e acredito que ninguém conseguirá ficar indiferente a este livro.


O Último Adeus de Kate Morton Suma de Letras Portugal
Um livro apaixonante que nos conquista e prende desde as primeiras páginas. Um romance carregado de suspense e mistério. 
Mais uma verdadeira contadora de histórias, o modo como descreve as personagens, as situações e os locais são tão bem caracterizados e excelentes que fazem-nos participar da própria narrativa. 
A maneira como ela nos transporta do presente para o futuro é magistral.



Um testemunho verídico e fabuloso de coragem, audácia e determinação de uma jornalista sobre um tema alarmante da nossa sociedade que por detrás de um computador se faz passar por uma jovem ingénua. 
A maneira como a autora nos descreve a forma com que os jihadistas abordam os potenciais seguidores é de arrepiar.
A leitura é envolvente, emocionante e chocante, dando-nos a sensação de estar presentes no terreno, junto com uma raça que ameaça, maltrata e mata os prisioneiros sem dó nem piedade. As imagens são reais à volta de uma religião doentia e extremista.
A escrita é simples, directa, clara e fluída.
As descrições são muito envolventes e convincentes e transmitem aos leitores imagens praticamente reais.
Recomendo esta leitura a todas as pessoas para reflexão do que se pode estar a passar em vossas casas, porque o assunto é presente e muito assustador.





A Rapariga No Comboio de Paula Hawkins Topseller
A autora explorou bem a situação do assassinato, quem matou quem e os efeitos do álcool no nosso sistema nervoso, causando dependência, provocando modificações de carácter, sonolência, depressão, desconcentração e até desmaios. 
Uma história que mexe com os nossos mais sinceros sentimentos. São emoções atrás de emoções, e a autora prendeu-me ao seu enredo da primeira à última página.
É uma viagem carregada de suspense, inseguranças, transtornos, mentiras, mistério, intriga, segredos, opressão, recordações, alegrias, tristezas e fragilidades. 
A escrita da autora é simples, directa, pausada e atractiva.
A leitura é intensa, contagiante, delirante, envolvente, compulsiva, surpreendente, emocionante, arrepiante, alucinante e empolgante.
Estamos perante um thriller psicológico intenso que recomendo sem reservas e, bem dita a hora que lhe peguei.
O final é soberbo e encaixa na perfeição.


Peregrino Terry Hayes Topseller
Um enredo intrincado, intenso e bem estruturado que nos estimula, envolve e leva a viajar pelo mundo, deixa-nos sem folêgo e prende-nos da primeira à última página.
A acção, a tensão, a emoção, o mistério e o suspense estão sempre presentes ao longo da história, alternada entre o passado e o presente com voltas e reviravoltas que nos acompanham até ao final.
Uma leitura excitante, viciante, dinâmica e intrigante que nos faz perder a noção das horas e do tempo, aquele sentimento de ansiedade de querermos ler sempre mais um capítulo para saber mais da história.
A escrita do autor é directa, forte, clara, firme, criativa e fluída.
Realço a imaginação e a criatividade do autor, um livro que  superou em muito as minhas expectativas.  


 

O Monstro de Monsanto de Pedro Jardim  A Esfera dos Livros

Um livro que muita polémica causou, mas como não podemos agradar a gregos e troianos, eu gostei bastante da história que o Pedro criou.
Gostei da história, das partes em que o narrador relata em poesia e o suspense com que o autor nos deixa até à resolução final do enigma.
Um livro que mexe com os sentimentos, a psique e a mente de qualquer um.
O autor prende-nos a atenção, por meio de um clima de tensão, que constitui a organização, em torno da acção. 
A escrita é directa, corrente e fluída.



De Amor e Sangue de Lesley Pearse Edições ASA

Lesley Pearse é uma das autoras preferidas do público português e como não poderia deixar de ser a minha autora favorita.
A leitura deste livro é contagiante e proporcionou-me uns momentos fantásticos, revoltou-me, emocionou-me, cativou-me e envolveu-me da primeira à última página. São autoras como Lesley Pearse que nos fazem querer ler sempre mais.
O sentimento e as sensações que fui sentido ao longo do livro levaram-me para lugares e cenários nunca antes imaginados. As descrições que a autora faz são tão bem descritas que parecem reais.
Os personagens criados por Lesley Pearse são sempre autênticos, um exemplo de vida e a forma como os descreve é extraordinário.
A escrita da autora é directa, simples, clara, estimulante, fluída e apaixonante.
As pesquisas que a autora faz acerca da época são uma mais-valia para quem está a ler envolvendo-nos dentro dos cenários que se estão a passar.
Esta história é simplesmente EXCELENTE, Lesley Pearse escreve com Alma e Coração.
Lesley Pearse Evidencia-se pela Excelência.




Algo Maravilhoso de Judith McNaught Edições ASA

A autora soube trabalhar a história e desenvolvê-la, conseguindo envolver-nos na narrativa desde a primeira à última página. Foi sublime a maneira como a autora estruturou o enredo para despertar em nós o interesse na forma como os personagens foram vencendo os receios, inseguranças e dúvidas que tinham em relação um ao outro.
Uma história romântica de amor, mistério, intriga, vingança, morte, tristeza, paixão, carinho, drama, sensualidade, sedução, desejo e humor.
A escrita da autora é clara, simples, melodiosa, apaixonante, acessível e atraente.
A leitura é fluída, envolvente, cativante e tal como ri, também chorei.
Recomendo a autora como não poderia deixar de ser pois é Algo Maravilhoso.




Os muitos nomes do amor de Dorothy Koomson Porto Editora

Dorothy Koomson é uma das minhas escritoras preferidas, é simples, extremamente simpática e encantadora e tive o prazer de a conhecer em 2014 na Feira do Livro. Escreve com alma e coração. Já li todos os livros editados em Portugal e a todos dei nota 5*, mestre nas palavras, exímia nas frases e nos romances que cria.
Que dizer mais! Excelente a escrever sobre o Amor e Temas Sensíveis e trata-os com excelência e primor!
A leitura deste livro, foi sem paragens e prendeu-me da primeira à última página de tão encantadora, delicada, cativante, surpreendente, envolvente, emocionante, e  fluída que me levou a querer chegar o mais depressa possível ao fim, mas, no fim deixou-me com um misto de alegria e tristeza por ter terminado.
A escrita é informal, simples, criativa, apaixonante, dinâmica, clara e deliciosa.
Um livro fantástico com uma história extraordinária e comovente.
A Dorothy é uma Grande Contadora de Histórias.






2 comentários:

  1. Ainda não li nenhum dos que contam na lista, mas gostaria de ler a trilogia Freelancer de Nuno Nepomuceno, "Arquipélago" de Joel Neto, "Os Números que venceram os Nomes" de Samuel Pimenta, "Contagem Decrescente" de Bruno Franco e "O Último Adeus" de Kate Morton. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo todos Helena, valem mesmo o tempo que lhes dedicamos. Beijinhos :)

      Eliminar