segunda-feira, 30 de maio de 2016

Grupo Cavaquinhos AAPG | 29-05-2016 | Banco Alimentar Setúbal

 

Mais uma actuação do Grupo de Cavaquinhos AAPG da Associação de Amigos do Pinhal do General, com a coordenação do Professor Rolando Sampaio Barros
no Banco Alimentar Setúbal. Fomos dar um pouco de música e calor a quem deixou o lazer de um fim de semana para ajudar os outros.


São momentos como estes que dão sentido e razão a quem gosta de música.
Aos cavaquinhos, juntámos o som da viola, do tambor e dos ferrinhos e assim a existência deste grupo, que para além da música também impera a amizade.



Foram músicas variadas
Com notas de Sol e Dó
E outras mais complicadas 
Tocamos desde o fado ao forró! 

Somos pessoas de todas as idades
Porque nunca é tarde para aprender
A Associação tem muitas actividades
Só tens que aparecer!










sexta-feira, 27 de maio de 2016

Retratos da Gente e Poética do Instante, Fotografias de Paulo Patoleia (opinião)




Retratos da Gente, é um livro interessante, profundo, intenso e cativante.
Rostos de ontem, de hoje e de amanhã. Rostos que passam e que deixam marcas, marcas profundas de essência entre a imagem do visível e do invisível. A natureza das figuras, a alma, o tempo e a vivência.
Em cada rosto há uma vida, um mistério, uma ilusão, uma memória, uma alegria e um sofrimento.
Como diz o autor “todo o livro tem a sua história” e este começa com um livro já publicado “Rostos Transmontanos” apresentado na Feira do Livro de Vila Nova de Foz Côa. 
Este livro tem a vantagem de estarmos página a página acompanhados de um olhar.
Este é um livro marcado pelo passado, presente e futuro.

Começo por um rosto de um olhar que parece atravessar fronteiras, obstáculos, atravessar novos horizontes e ir por aí além. Sim, por aí além-mar talvez, quem sabe não foi “pescador”! Lembra o rosto do Gigante Adamastor, que era um cabo de tormentas para que fosse dobrado (atravessado) pelos navegadores, tais não eram as dificuldades com que estes navegantes se deparavam ao passar este local. Hoje conhecido como Cabo da Boa Esperança,  e este olhar quem sabe não atravessou um mar de tormentos, para um dia algures encontrar a paz. São olhos sem limite, sem preguicite que mais parecem antracite.
Rostos que transbordam alegria, personalidade, força e genuinidade. Por detrás destes sorrisos existem motivos e momentos de alguma felicidade.
Rostos que revelam serenidade, autenticidade e tranquilidade. Mas, quem sabe por detrás destes olhares calmos, não existiram um mar de adversidades e outras situações complicadas como as dificuldades.
Rostos que  já não derramam mais lágrimas nem espalham mais sorrisos, os corações estão partidos e feridos. A alegria já lhe foi levada. Eles não vivem a vida, Eles simplesmente sobrevivem ao momento...
Pastores do campo que vivem longe de tudo e de todos, mas sempre com um cão à sua beira, estejam no monte ou perto da ribeira. Vidas de paz e harmonia e a felicidade por companhia. Os animais os seus melhores amigos que são a sua alegria.
Rostos tão tristes e melancólicos. A nostalgia que trazem no coração chegam aos olhos com emoção. O seu semblante, de saudade e de esperança, do que já passou ou do amanhã que ainda é longe demais. Saudades de uma esperança perdida no tempo. Saudades do passado e medo de um contratempo.
Semblantes longínquos e distantes ou será que estão expectantes. São alma perdidas e despedaçada de mágoas, mas também apaixonadas.

Obrigada ao Sr. José Joaquim Saraiva autor da legenda da foto da página 49, pela amabilidade e simpatia ao ter-me presenteado com este magnifico livro e pelos momentos agradáveis que passei durante a sua leitura.
Um livro que marca pela grandeza dos seus retratos e pela poesia que os autores aplicaram a cada imagem.

Dou os parabéns ao fotógrafo Paulo Patoleia porque soube captar os momentos de silêncio em que os sentimentos de cada olhar, são o reflexo do seu interior.


Recomendo este livro porque acredito que ninguém vai ficar indiferente a estes rostos, as estas imagens de tristeza, solidão, alegria, sonhos, saudade e sofrimento.






sexta-feira, 20 de maio de 2016

Editorial Presença | A Confissão do Navegador de Duarte Nuno Braga (opinião)

A Confissão do Navegador

 
Edição/reimpressão:2016
Páginas: 256
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722358248
Dimensões: 150 x 230 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Romance


Sinopse

Corre o ano de 1493. D. João II convida o navegador Duarte Pacheco Pereira a conhecer Cristóvão Colombo. Joga-se o destino de Portugal e do próprio Duarte Pacheco Pereira, incumbido de uma missão secreta que o leva aos confins do Atlântico. Neste empolgante romance histórico desvenda-se a figura pouco conhecida do navegador descrito por Camões como o «Aquiles lusitano». Do perigo dos mares ao calor da Índia e da batalha, somos levados para uma época envolta em segredos, conspirações e relações proibidas. A ambição de um reino muda a vida de um homem dividido numa busca espiritual entre a lealdade e o amor.


Comecei a leitura deste livro com curiosidade, interesse e pesquisas na internet acerca do desconhecido navegador Duarte Pacheco Pereira, porque não tinha conhecimento do mesmo.
Como sou apaixonada pela História de Portugal em grande parte pelos descobrimentos, fiquei rendida e conquistada logo às primeiras páginas com a história deste corajoso, audaz, aventureiro, destemido e fiel navegador.

Duarte Pacheco Pereira  é incumbido por parte do Rei D. João II de uma missão perigosa e secreta. Missão essa que deveria ter ao seu dispor várias naus e centenas de homens,  mas Duarte vê-se reduzido a uma nau e 50 homens para tripulação. Homem de fé e disposto a dar vida pela Pátria, o capitão não teve como negar tal responsabilidade.
O capitão faz-se acompanhar por Nassim “guardião”, rapaz que Duarte auxiliara na sua passagem pela Guiné. Para o jovem, Duarte era conforto e segurança.

O amor proibido entre Duarte e Antónia também fazem parte desta narrativa com que o autor nos presenteia.
Conseguirá o amor entre os protagonistas vencer as barreiras e obstáculos?
A descoberta de um monte a que chamou Pascoal, uma ilha muitas vezes maior que o nosso Portugal.
Seria essa terra firme o "Brasil"?

Fui conquistada pela força, coragem e determinação do protagonista.
O livro aborda o lado humano, a fé, a religião, a ciência e a história.
A escrita é clara, simples, directa, fascinante e detalhada.
A leitura é rápida, cativante e sentida e levou-me a navegar por mares nunca antes navegados, por sítios desconhecidos e a conhecer a vida de um homem que a ambição de um reino mudou. Homem este que busca valores, perfeição, dignidade, fidelidade e amor.

O autor navega nas palavras como o navegador navega a bordo da nau Espirito Santo com destino ao desconhecido. 
Este romance contribuiu para me dar a conhecer e a recordar pormenores históricos, e passar agradáveis momentos com a sua leitura.

Sendo o primeiro romance histórico do autor, dou-lhe os meus parabéns pela forma da escrita, da imaginação, ficção e pelo trabalho excelente  de pesquisas.

À Editorial Presença também dou os parabéns pela fantástica e apelativa capa, e obrigada por me ter proporcionado esta agradável leitura.


Duarte Nuno Braga
Nacionalidade: Portugal

Biografia: Duarte Nuno Braga nasceu em 1975 e é natural de Lisboa. O prémio literário que recebeu aos 14 anos incentivou-o a continuar a escrever.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, fez carreira na área das tecnologias. É autor do blogueduartenunobraga.com, onde se entrega à escrita, ao contacto com outros autores e sobretudo à partilha com os leitores.

Dedica-se à formação em escrita criativa. A Confissão do Navegador é o seu primeiro romance histórico.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Resultado do Passatempo Editorial Presença_A Confissão do Navegador de Duarte Nuno Braga


O  Marcas de Leitura e a Editorial Presença agradecem a vossa participação no Passatempo Editorial Presença_A Confissão do Navegador de Duarte Nuno Braga


As respostas ao questionário são:

Nome da Editora que patrocina o passatempo?
Editorial Presença

Qual o título do livro?

A história passa-se em que reinado? 
Reinado de D. João II

Quem é incumbido de uma emissão secreta?
Duarte Pacheco Pereira

Com que nome descreveu Camões este Navegador? 
Aquiles lusitano

Das 285 participações foi sorteado através do Random. Org o nº 42 que pertence a Isabel Cristina Azevedo





Parabéns J

Aos que não ganharam boa sorte para a próxima.
Bem haja Editorial Presença

O vencedor já recebeu um email na sua caixa de correio.
Obrigada a todos os participantes e continuem a seguir o blog :)




quinta-feira, 12 de maio de 2016

Editorial Novembro (novidade Maio) QUANDO RUIU A PONTE SOBRE O TAMISA de Ana Gil Campos

QUANDO RUIU A PONTE SOBRE O TAMISA 
Ana Gil Campos 
Editorial Novembro

Lançamento do livro, dia 20 de Maio, pelas 18h30m, Braga na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Sinopse 

“Eu sou aquela que vive numa brisa morna quando ardo por dentro e toco friamente no mundo, porque não lhe chego a tocar. Nasci com o título eloquente de princesa, mais usado pelos outros do que por mim, transformei um belo sapo num astuto príncipe, parecendo mais príncipe do que esta princesa com quem se casou, e vivo amenamente no luxo dos meus dias. Sou uma princesa indiana. É isto que dizem que sou e é isso que aceito, mornamente.” 

Uma misteriosa mulher encontrada inconsciente numa rua de Bombai. O dia a dia de uma família real indiana. Uma inquietante viagem por Goa. A luxuosa vida de uma princesa indiana em Londres. Um amigo inusitado (e conhecido por todos) com quem a princesa tem as mais íntimas confissões. As certezas de um casamento seguro e tranquilo abaladas por uma paixão inesperada que a princesa não sabe explicar nem controlar. Reencontros, dúvidas, angústias e revelações na vila de Sintra. 

Numa escrita marcada pela fantasia, paixão, beleza e exotismo, a autora aborda temas como a globalização, as disparidades entre a pobreza e a riqueza, o nosso papel na sociedade, o amor e a paixão. 

«E aqui auguro, junto à folha branca que antecede a contracapa, a permanência no talento e na dignidade tocante dos teus andamentos de escritora.» 
José Manuel Mendes 

Ana Gil Campos, autora do romance “A segunda pele da acácia mimosa”, escreveu para o Expresso de 2009 a 2014 e colaborou com a revista Exame de 2011 a 2013. Esporadicamente publica contos na plataforma Capazes desde Maio de 2015.





terça-feira, 10 de maio de 2016

Novo livro Marcador (sai a 18/05/2016) | A Vida no Campo de Joel Neto

A Vida no Campo 
Edição/reimpressão:
2016
Páginas:
232
Editor:
Marcador
ISBN:
9789897542336
Coleção:
Idioma:
Português





Pré-lançamento - envio a partir de 18-05-2016


Sinopse

Um homem e uma mulher. Um jardim e uma horta. Dois cães. Ao fim de vinte anos na grande cidade, Joel Neto instalou-se no pequeno lugar de Dois Caminhos, freguesia da Terra Chã, ilha Terceira. Rodeado de uma paisagem estonteante, das memórias da infância e de uma panóplia de vizinhos de modos simples e vocação filosófica, descobriu que, afinal, a vida pode mesmo ser mais serena, mais barata e mais livre. E, se calhar, mais inteligente.


Joel Neto

Joel Neto (Angra do Heroísmo3 de Março 1974) é um escritor e cronista português, autor de Arquipélago.

Autor de ArquipélagoOs Sítios Sem Resposta e O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas, entre outros, Joel Neto publica diariamente no jornal Diário de Notícias a coluna A Vida No Campo, série de relatos sobre o seu próprio regresso à Terra Chã, freguesia rural da ilha Terceira (Açores).
O seu primeiro romance, O Terceiro Servo, integra o Plano Regional de Leitura dos Açores e fez parte da área de Estudos Açorianos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil. O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas, que publicou a seguir, foi adoptado como leitura obrigatória pela Universidade dos AçoresJosé Mourinho, o Vencedor, biografia do treinador de futebol homónimo, foi traduzido em Inglaterra e na Polónia.
Para além dos livros e dos contos dispersos, que o representam em antologias em Portugal, Espanha, Itália ou Brasil, mantém, enquanto cronista, colaboração activa com diferentes jornais portugueses, açorianos e da diáspora portuguesa nos Estados Unidos e no Canadá.
Estudou Relações Internacionais e, como jornalista, trabalhou na imprensa, na televisão e na rádio, nas qualidades de repórter, editor, chefe de redacção, comentador, autor de conteúdos e apresentador. Grande ReportagemVolta ao MundoNS' , FocusJornal de Notícias e O Jogo são apenas algumas das publicações a que ligou o seu nome.
Na estação pública açoriana de televisão, RTP/Açores, os seus programas Choque de Gerações (2004-2005) e História da Minha Vida (2005-2007) atingiram alguma notoriedade. Foi colaborador da TSF-Rádio Jornal, integrou o painel de comentadores de golfe da estação SportTV e ganhou os prémios Gazeta de Reportagem, José Roquette e Jornal da Praia.
Vive entre a Terra Chã, onde cresceu, e a cidade de Lisboa.

Marcador (novidade) | A Vida no Campo de Joel Neto

E SE A VIDA PUDESSE SER MAIS AUTÊNTICA?
Consegue imaginar uma vida mais serena, mais barata, mais livre? E, se calhar, mais inteligente?

A VIDA NO CAMPO traz-nos gentes, saberes e sabores ancestrais. Traz-nos a amizade, o amor e a perda também. Traz-nos cães – traz-nos vários cães, como nos traz outros animais. Traz-nos hortas domésticas e flores. Piqueniques, caminhadas a perder de vista e barcos navegando no horizonte. Crepúsculos românticos e dias de frio à lareira.
Novo livro de Joel Neto à venda a partir de dia 18 de Maio.



quinta-feira, 5 de maio de 2016

Capital Books | Quintas loucas dos Descontos "Não de brinca com coisas sérias" de Amílcar Monteiro



PROMO! "Não de brinca com coisas sérias" do Aclamado Autor Amílcar Monteiro por apenas 6,50 euros (portes de envio incluídos) só até este domingo. Pedidos para o email encomendas@capitalbooks.net!


Grupo Editorial Presença | Prescrição: Livros Novos Para a Chuva

Com um dia de chuva, não há nada melhor do que Livros Novos!

Por isso, sugerimos estes que acabaram de sair:










VOGAIS: Os Últimos Sete Meses de Anne Frank



Willy Lindwer, cineasta, produtor e escritor holandês, é filho de pais judeus que passaram à clandestinidade durante o regime nazi. Realizador de inúmeros documentários, o seu trabalho mais célebre foca-se em questões relacionadas com o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial, tendo sido premiado com um Emmy pelo seu documentário Os Últimos Sete Meses de Anne Frank, que deu origem ao presente livro, recém-chegado às livrarias (Vogais l 272 pp, 16 pp com fotografias l 16,99€).

A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura imediata, aqui.

O extraordinário diário de Anne Frank tem vindo a comover milhares de leitores em todo o mundo, sendo um testemunho pungente e humano da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, sabe-se muito pouco da vida desta jovem após a sua captura, a 4 de agosto de 1944, e posterior envio para os campos de concentração. Como suportou ela a brutalidade do regime nazi? As respostas são-nos dadas, neste livro, pelas mulheres cujas vidas se cruzaram com Anne Frank em Westerbork, Auschwitz e Bergen-Belsen.

Ao realizar o documentário Os Últimos Sete Meses de Anne Frank, Willy Lindwer ficou impressionado com as entrevistas que realizou a seis mulheres que viveram e partilharam com Anne Frank os dias de horror nos campos de concentração nazis. Lindwer decidiu publicá-las integralmente, dando origem ao livro Os Últimos Sete Meses de Anne Frank.

Cada uma das seis entrevistadas tem uma história extraordinária para contar - exemplos de um terror inimaginável, mas, simultaneamente, histórias de coragem e compaixão. Ao relatarem as suas memórias, as mulheres sujeitaram‑se a um enorme stress emocional e psicológico. A vida de Anne Frank terminou pouco antes do seu décimo sexto aniversário. Estas mulheres tiveram mais sorte. Sobreviveram.


Anne Frank tornou‑se um dos símbolos mais conhecidos dos judeus assassinados na Segunda Guerra Mundial. O seu diário, escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, enquanto estava escondida no «Anexo», foi publicado em mais de 50 países. Inspirou inúmeras adaptações para teatro, cinema e televisão. O Anexo, ele próprio, é agora um museu, atraindo centenas de milhares de visitantes de todo o mundo.

Era inevitável que a imagem que emergiu do diário fosse romantizada por um vasto público, especialmente pela geração nascida depois da guerra. Muitas dessas pessoas leram as histórias que Anne escreveu durante um dos períodos mais trágicos da nossa história. Anne tinha 13 anos nessa altura e 15 quando morreu.

A 1 de agosto de 1944, terca‑feira, Anne Frank escreveu a última carta no seu diário. A 4 de agosto, o SD (Sicherheitsdienst, Serviço de Inteligência Alemão] invadiu o Anexo, no n.º 263 da Prinsengracht. Todos os que lá estavam escondidos foram presos. Os escritos terminaram aqui. Ao longo dos anos, pouca atenção foi dada à vida de Anne depois de ser presa e deportada. Não se fez uma pesquisa detalhada e, nalguns casos, as escassas fontes existentes contradiziam‑se umas às outras. Assim, pouco se sabia sobre os sete últimos e fatais meses da sua vida, ou sobre como ela suportou o amargo sofrimento de Westerbork e Auschwitz‑Birkenau. Anne morreu de doença, fome e exaustão em Bergen‑Belsen, em março de 1945 — poucas semanas antes da libertação.

Estes relatos são necessários. O fascismo, o nazismo, a discriminação racial e o antissemitismo ainda existem — até a autenticidade do diário chegou a ser questionada. Por estas razões, muitas das testemunhas dispuseram‑ se a contar as suas histórias. Quiseram expor as feridas causadas pelos nazis e, talvez com isso, combater a injustiça onde quer que ela exista.





Livros de Ontem | Apresentação da Antologia "Emergente" - Novos Poetas Lusófonos, que terá lugar na Livraria Ferin, em Lisboa, pelas 16h00 do dia 7 de Maio.



A editora Livros de Ontem tem o prazer de o/a convidar para a apresentação da Antologia "Emergente" - Novos Poetas Lusófonos, que terá lugar na Livraria Ferin, em Lisboa, pelas 16h00 do dia 7 de Maio.

Promovido pela Livros de Ontem, em parceria e com organização do poeta Samuel Pimenta, "Emergente" é uma antologia poética que dá voz e oportunidade de publicação a 12 novos poetas lusófonos, reunindo poemas de poetas de Portugal, Brasil, Angola e até da Galiza.

Poemas de Alexandre Brea Rodríguez (Galiza), Ana Cunha (Portugal), Ariana Rupp (Portugal), David Erlich (Portugal), Diogo Godinho (Portugal), Eduarda Barata (Portugal), Iago Vendrell (Portugal), João Paulo Coelho (Portugal), Kussu Kappo (Angola), Margarida Gordon( Portugal), Rodrigo Domit (Brasil), Vanessa C. Rodrigues (Brasil).

A apresentação estará a cargo do júri que fez a selecção dos poemas para a antologia: Ana Paula Tavares (escritora), João Batista (editor) e Samuel Pimenta (escritor).

Estão todos convidados!


Chiado Editora - Lançamento da obra "Love Box", de Ricardo Passos, 6 de Maio, 21h00, Espaço Exibicionista, Lisboa



A Chiado Editora gostaria de o(a) convidar para o lançamento da obra "Love Box", de Ricardo Passos.

Este lançamento, no próximo dia 6 de Maio de 2016, a partir das 21h00, estará associado à inauguração da exposição de Ricardo Passos, “LOVE BOX | CAIXAS COM VIDA”, no Espaço Exibicionista em Lisboa.

Neste livro, e na exposição patente no Espaço Exibicionista, Ricardo Passos apresenta a sua nova série de trabalhos que abordam o tema “Coração”.

Tendo como peça central um coração pixelizado de grandes dimensões, a exposição é igualmente composta pela série “7 pecados mortais”, pelo conjunto de esculturas “Heart” e por diversas telas onde o artista d&aac ute; forma aos sentimentos.

Associado à exposição foi desenvolvido entre o artista e a galeria o projecto “LOVE BOX | CAIXAS COM VIDA”,  que consiste no lançamento de um livro, com o apoio da Chiado Editora, onde estão reunidos um conjunto de testemunhos de diversas personalidades, de diferentes áreas, acerca do tema da exposição: o Coração.

O livro conta com os testemunhos de Manuela Ramalho Eanes,  Valter Hugo Mãe, Ascenso Simões,  José Gabriel Quaresma, Nuno Cardin , Carlos do Carmo , Isabel Zambujal, Paolo Casella, António Pedro Vasconcelos, Selma Uamusse, Vasco Uva, Ruy de Carvalho, Valentim Quaresma, Gustavo Namorado, César Alexandre Afonso, Filomena Cunha Alves, Paulo Cunha Alves, P.Carlos Azevedo, Manuel Martins Barata, Vânia Beliz, Sylvie Castro, Clara Cotrim, Frederico Duarte, Eduardo Castro Esteves, Amparo Faustino , Marta Pinto Ferreira, Benvindo Fonseca, António Fortuna, Ana Garrett, Valentim Gil, Luís Guita, Nuno Graça, André Quelhas Lima, Luís Macedo, Maria, Helder Bruno Martins, Glória de Melo, Tiago Mesquita, Virgílio Moura, Teresa Neves, Nuno Nunes, António de Oliveira Nunes, Marco Oliveira, Ruy Otero, Pavlov XXX, Nuno Amaral Ferreira Peixoto, Paulo Pereira, Carlos Pires, Carlos Barrigas Rodrigues, Paulo Rola, Vítor Rua, Tiago Salazar, José Augusto Santos, Ana Sousa, Ana Ambrósio de Sousa, Rui Miguel Germano, José Manuel Pereira, Fábio Moreira de Passos e Ricardo Passos.

Parte das vendas do livro reverte a favor do Banco do Bebé, uma instituição de voluntariado social que tem como missão assegurar as condições emocionais e materiais para que todos os recém-nascidos e suas famílias tenham um início de vida digno.

A exposição fica patente durante o mês de Maio (Mês do Coração) e prolonga-se até 14 de Junho.

Espaço Exibicionista
Rua Dona Estefânia 157 C
1000-154 Lisboa