quarta-feira, 21 de julho de 2021

Uma Voz Incomodada de Miguel Correia (opinião)

 

Uma Voz Incomodada

Edição/reimpressão: 2019
Páginas: 214
Editor: Seda Publicações
ISBN: 9789895436293
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Crónicas
 
 
 
 
 

Sinopse

Era inevitável e tinha de (voltar a) acontecer! Miguel Correia volta a importunar as pessoas (que gostam de ler) com o seu terceiro livro. Um trabalho de escrita caracterizado por uma fina ironia, dose apurada de sarcasmo e conhecimento da realidade Tuga numa escrita segura e em dose certa. Relatos verídicos, divertidos e insólitos, escritos pela mão de um indivíduo assolado pela dor de pertencer a uma pátria que, acima de tudo, não se dá ao respeito.Um estilo mordaz, irónico e divertido, num registo humorístico e implicativo com tudo aquilo que nos rodeia.

 


 

Este já é o terceiro livro de Miguel Correia que leio e que dou a minha opinião. Logo no primeiro “As Crónicas dos Tugas”, foi uma leitura diferente de todas as que já tinha lido até ali, foi muito rápida, fluída e divertida com passagens e temas variados da atualidade. Passado algum tempo li “As Crónicas Tugas: Tem de ser” e neste voltei a deliciar-me com as situações caricatas com que o autor nos presenteia. Estas leituras foram uma lufada de água fresca!

É mesmo de bradar aos céus as histórias e peripécias que encontro em “Uma Voz Incomodada”,e mais uma vez me encantei com as histórias e os acontecimentos.

Conhecia as expressões “Cristo vem cá abaixo ver isto” e “Até Tu Brutus” e o autor tão bem as intitulou de “Papa Francisco, venha cá ver isto!” e “Até Tu, Fernando Pessoa”

Mais uma vez me deleitei com as sátiras e crónicas de humor. Uma leitura rápida, divertida, agradável, leve, fresca e humorística para nos aliviar das pressões, ansiedade e stress no dia a dia, mas que por vezes nos deixa um sentimento de preocupação do que poderá estar para vir.

Neste momento de tanta preocupação que estamos a viver, desde que a pandemia do novo coronavirús COVID-19 apareceu, somos bombardeados por notícias más, junta a isso a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, por isso  dar umas boas gargalhadas com esta leitura desanuvia as nuvens negras que se abatem sobre nós e o mundo.

São histórias de amor e desamor desde o Minho ao Algarve

Passando por Abrantes, Alentejo e está tudo como dantes

Oportunidade de uma vida na Terra dos Tugas, e logo com três

O Soares entendeu a resposta à sua maneira, pois não percebe inglês

Já o João Astúcio foi viajar de avião

Com uma simples fotografia arranjou logo solução

A Herança do Palito, será um simples colchão

A Essência da Questão está no Estado da Nação

Gostava que lessem estas histórias, para me poderem dar razão

O tempo que dispensamos à leitura é uma verdadeira emoção

Uma sociedade às avessas, Um mundo de pernas p’ró ar

O livro são folhas impressas, Que não se podem mudar

Recomendo a leitura a todos aqueles que neste momento queiram passar umas horas de puro divertimento, porque este livro agrada a gregos e troianos.

Uma excelente leitura para estes dias de verão.    

Muitos parabéns Miguel Correia 

Poderão ler a opinião do 1º livro As Crónicas dos Tugas 
Poderão ler a opinião do 2º livro As Crónicas Tugas: Tem de ser

 

 

Miguel Correia nasceu em Novembro de 1979, no concelho de Matosinhos. Escreve regularmente para a imprensa regional: “Jornal Maia Hoje”; “Jornal Etc e Tal”; “Jornal Matosinhense” e “Jornal Esposende Semanário. “Uma Voz Incomodada” é o seu terceiro livro de crónicas, depois de “As Crónicas dos Tugas”, 2014 e “As Crónicas Tugas: Tem de Ser!” em 2015 (com prefácio de Nuno Markl).

É autor e realizador do documentário “In Matosinhos”  uma perspectiva da evolução da cidade, trabalho que integrou a 11ª edição do "DocLisboa" e o "21º Festival Curtas de Vila Conde".

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 

1 comentário:

  1. Agradeço toda a atenção dispensada e os meus parabéns pelo apoio que tem dado aos autores.

    ResponderEliminar