Mary Wollstonecraft
Mary Wollstonecraft ( /ˈwʊlstən.krɑːft/; Londres, 27 de Abril de 1759 – Londres, 10 de Setembro de 1797) foi uma Escritora inglêsa do século XVIII, assim como filósofa e defensora dos direitos das mulheres. Durante a sua breve carreira, escreveu romances, tratados, um livro sobre viagens, uma história sobre a Revolução Francesa, um livro sobre comportamento social, e livros para crianças. O trabalho mais conhecido de Mary Wollstonecraft é A Vindication of the Rights of Woman (1792), no qual ela defende que as mulheres não são, por natureza, inferiores aos homens, mas apenas aparentam ser por falta de educação. Ela sugere que, tanto os homens como as mulheres devem ser tratados como seres racionais, e concebe uma ordem social baseada nessa razão.
Carlos César Salvador Arana Castañeda, conhecido apenas como Carlos Castaneda
(Cajamarca ou Juqueri, 25 de dezembro de 1925 — Los Angeles,27 de abril de 1998), foi um escritor e antropólogo formado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA); notabilizou-se após a publicação, em1968, de sua dissertação de mestrado intitulada The Teachings of Don Juan - a Yaqui way of knowledge, lançado no Brasil como A Erva do Diabo.
Ralph Waldo Emerson (25 de maio de 1803, Boston - 27 de abril de 1882,Concord, Massachusetts) foi um famoso escritor, filósofo e poeta estado-unidense.
Emerson fez seus estudos em Harvard para se tornar, como seu pai, ministro religioso. Foi pastor em Boston mas interrompeu essa atividade por divergências doutrinárias sobre a eucaristia.
Em 1833 viaja pela Europa e encontra Mill, Coleridge, Wordsworth eCarlyle, cultivando uma profunda amizade com este último.
De volta aos Estados Unidos, começou a desenvolver sua filosofia "transcendentalista", exposta em obras como Natureza, Ensaios e Sociedade e solidão.
Eneida de Moraes
Eneida de Villas Boas Costa de Moraes (Belém, Pará, 23 de Outubro de 1904 — Rio de Janeiro, 27 de abril de 1971), ou simplesmente Eneida, como ela preferia ser chamada, foi jornalista, escritora, militante política e pesquisadora brasileira. Eneida é sempre descrita em relatos de amigos e parentes como uma mulher forte, viva, corajosa, audaciosa e inteligente. "Eneida sempre livre/ Eneida sempre flor/ Eneida sempre viva/ Eneida sempre amor", diz o poeta João de Jesus Paes Loureiro.
americano. Seu primeiro livro de poemas, Shells (1999), foi selecionado por W. S. Merwin para o Yale Series of Younger Poets. Suas muitas reputações, incluindo a 2005 Joseph Brodsky Prêmio de Romaconquistou uma bolsa de estudos em literatura, profissionalização na The Amy Lowell Poetry Traveling Fellowship, em Alfred Hodder Fellowship, na Fulbright Fellowship, na NEA Fellowship, e uma bolsa em MacDowell Fellowship.
Sem comentários:
Enviar um comentário