sábado, 26 de setembro de 2015

Efemérides 26 de setembro

T. S. Eliot

Thomas Stearns Eliot OM (St. Louis26 de setembro de 1888 — Londres4 de janeiro de 1965) foi um poeta modernistadramaturgo e crítico literário inglês nascido nos Estados Unidos, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1948.
Eliot nasceu em St. LouisMissouri, nos Estados Unidos, mudou-se para aInglaterra em 1914 (então com 25 anos), tornando-se cidadão britânico em 1927, com 39 anos de idade. Sobre sua nacionalidade e sua influência na sua obra, T.S. Eliot disse:
Faleceu em 4 de janeiro de 1965. Segundo sua vontade, foi cremado e suas cinzas encontram-se na igreja Saint Michael, na vila de East Cocker, Somerset na Inglaterra.

Lafcádio Hearn

Patrick Lafcádio Hearn (27 de junho de 1850 - 26 de setembro de1904), também conhecido como Koizumi Yakumo (小泉八雲 Koizumi Yakumo), nome que adotou após adquirir cidadania japonesa, foi um jornalista e escritor conhecido por seus livros a respeito do Japão. Ele é especialmente conhecido pelos japoneses devido às suas coleções decontos de fadas, um dos quais foi transformado em filme por Masaki Kobayashi (Kwaidan (1965)). Viveu muito tempo no Japão e conquistou, com sua obra, grande renome internacional.






Max Ehrmann (Terre HauteIndiana26 de Setembro de 1872 — 9 de Setembro de 1945) foi um filósofopoeta e advogado norte-americano, mais conhecido pela autoria do poema Desiderata.

Matilde Camus (SantanderCantabria26 de Setembro de 1919 — Santander, 28 de abril de 2012) foi uma poeta e escritora espanhola.

Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre26 de setembro de 1936) é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e 
tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro 
romancista bissexto. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Verissimo.






Bernardo Augusto de Madureira e Vasconcelos (BaiãoAncede7 de março de 1842 — 18 de setembro de 1926), foi sacerdote
Fazendo a síntese da tradição escolástica conimbricense com o neotomismo, então impulsionado pelo Papa Leão XIII, Bernardo de Madureira foi um dos vultos mais proeminentes do espiritualismo cristão do seu tempo e um dos grandes impulsionadores da filosofia tomista em Portugal, à qual deixaria o seu nome indelevelmente ligado.
Natural de AncedeBaião, onde nasceu na paterna casa da Costa a 7 de março de 1842, era filho de António Barbosa de Madureira e de D. Ana Joaquina de Jesus Ferreira dos Santos. Foi baptizado a 12 de março de 1842na Igreja de Ancede, tendo como padrinhos seus tios-avós maternos Bernardo Albertino de Vasconcelos e D. Josefa Inácia Garcia de Castro Barbosa, senhores da casa e quinta de Sequeiros. Bernardo de Madureira foi senhor da casa da Costa, que remodelou e modernizou e onde viria a falecer em 18 de setembro de 1926.

Walter Avancini

Walter Nunciato Abreu Avancini (São Caetano do Sul18 de abril de 1935— Rio de Janeiro26 de setembro de 2001) foi um escritorautor e diretor de telenovelas e minisséries. Era também pai da atriz Andréa Avancini, do diretor de novelas Alexandre Avancini e do artísta plástico Otávio Avancini.
Um dos mais inovadores e criativos diretores da história da televisão brasileira, Walter Avancini foi o responsável pela condução de verdadeiros clássicos da teledramaturgia como A Deusa Vencida (onde lançou Regina Duarte e Ruth de Souza), As Minas de PrataSelva de PedraO SemideusO RebuGabrielaSaramandaiaNinaXica da SilvaO Cravo e a Rosa, além de minisséries e especiais históricos, aclamados no Brasil e no exterior, como Morte e Vida SeverinaA Morte e a Morte de Quincas Berro d'ÁguaAvenida PaulistaMoinhos de VentoAnarquistas, Graças a DeusRabo de SaiaGrande Sertão: VeredasMemórias de um GigolôChapadão do Bugre, entre muitos outros. Dono de um espírito inquieto, acreditava que a televisão não era apenas um veículo para histórias-padrão produzidas em ritmo industrial, mas sim um dos mais poderosos meios de nossa expressão cultural, como conseguiu demonstrar através de seus inúmeros e brilhantes trabalhos. Trabalhou também em Portugal, onde dirigiu a telenovela A Banqueira do Povo.
Seus últimos trabalhos em telenovelas foram na Rede Manchete onde lançou vários atores brasileiros como Giovanna AntonelliTaís AraújoMurilo Rosa, entre tantos outros. Foi ele também que viu na atriz Drica Moraes a possibilidade de uma grande vilã na novela Xica da Silva.
Walter morreu em 2001, vítima de câncer de próstata, deixando inacabado o trabalho na novela A Padroeira, concluído por Roberto Talma.




Sem comentários:

Enviar um comentário