sábado, 26 de dezembro de 2015

Efemérides 26 de dezembro

Kristofer Uppdal

Kristofer Oliver Uppdal (Beitstad19 de fevereiro de 1878 
— Olbu26 de dezembro de 1961) foi um escritor norueguês.
Autodidata, deve a sua fama ao ciclo romanesco A dança do país das sombras (1911-1924), em 10 volumes, sobre o tema da emigração rural para as cidades. Outras obras famosas deste escritor foram: O rei (1920) e O fogo do altar (1920).




Thomas Gray

Thomas Gray (Londres26 de Dezembro de 1716 
Iniciou seus estudos em Eton College e no Colégio São Pedro de Cambridge, onde se tornou amigo dos escritores Horace Walpole e Richard West. Deixou Cambridge em 1738 e acompanhou Walpole em uma viagem pelo continente durante o ano seguinte. Juntos, visitaram a França e a Itália, onde se desentenderam e Gray foi para Veneza, retornando à Inglaterra por ocasião da morte de seu pai.
Em 1744 reconciliou-se com Walpole e em 1750 concluiu sua Elegia escrita num cimitério cmaponês, obra esta iniciada muitos anos antes. Em 1757, recusou a distinção de poeta laureado. Após a abertura do Museu Inglês, em 1759, Gray passou a morar em Londres para poder estudar as obras expostas. Em 1768, foi nomeado professor de história moderna em Cambridge.
A obra literária de Gray é pouco volumosa mas a boa qualidade de seus escritos compensa esse fato. A Elegia é a mais popular e, talvez, a melhor de suas obras. Liga-se à corrente da poesia das tumbas, inaugurada por Edward Young, influência esta que também se encontra nas odes pindáricasOs progressos da poesiaO bardo, ode profética e outras.

Henry Miller

Seu estilo é caracterizado pela mistura de autobiografia com ficção. Muitas vezes lembrado como escritor pornográfico, escreveu também livros de viagem e ensaios sobre literatura e arte. O autor foi homenageado pelo célebre críticoOtto Maria Carpeaux em prefácio para o livro O Mundo do Sexo, editora Pallas 1975, Rio de Janeiro.
Uma de suas amantes foi a escritora Anais Nin. Há um filme ficcional sobre o período da vida em que eles se conheceram, Henry and June, baseado nos diários de Anaïs.
Escritor norte-americano, nasceu a 26 de Dezembro de 1891, em Nova Iorque, e faleceu a 7 de Junho de 1980, na Califórnia. Foi educado em Brooklyn, denotando desde cedo o espírito rebelde e individualista que o levaria a rejeitar a universidade em prol de aventuras intelectuais, sexuais e literárias. 
Partiu para a Europa em 1930 e o romance autobiográfico, Tropic of Cancer, foi publicado em Paris em 1934, sendo, contudo, banido durante décadas nos Estados Unidos da América e Inglaterra. Seguiram-se trabalhos como Tropic of CapricornThe Colossus of MaroussiThe Air-Conditioned Nightmare e a sequência SexusPlexus e Nexus conhecida como The Rosy Crucifixion, nos quais funde especulação metafísica com cenas de sexo explícito, passagens surreais e cenas de comédia grotesca. 
Em 1944 instalou-se na Califórnia e, apesar de pronunciamentos críticos negativos, veio a ser aceite como uma figura central na luta pela liberdade pessoal e literária tendo influenciado consideravelmente a denominada "Beat Generation".








Alejo Carpentier


Alejo Carpentier (Havana26 de dezembro de 1904 — 
e músico cubano.








Steve Allen

Stephen Valentine Patrick William Allen, também conhecido como Steve Allen (Nova York26 de dezembro de 1921
– Encino30 de outubro de 2000), foi músico, comediante e escritor americano.








Eduard Vilde (PudivereLääne-Virumaa5 de março de 
1865 – Tallinn26 de dezembro de 1933) foi um jornalista
 e escritor estoniano. Foi o fundador do Realismo estoniano.














Sem comentários:

Enviar um comentário