terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Efemérides 2 de dezembro

Marquês de Sade


Escritor francês
 (Paris, 2 de junho de 1740  Saint-Maurice, 2 de dezembro de 1814) a sua obra só viria a ser revalorizada no início do século, com Apollinaire e os surrealistas. Em Sade, o Surrealismo descobriu o reivindicador de uma liberdade total face à sociedade. De salientar os romances Cent Vingt Journées de Sodome (Cento e Vinte Dias de Sodoma, 1782-1785),Justine ou les Malheurs de la vertue (Justina ou as Infelicidades da Virtude, 1791), Philosophie dans le Boudoir (1795) e L'Histoire de Juliette et sa sœur (1797), em que às cenas de libertinagem se assimila uma peculiar forma de reflexão filosófica.












José Petitinga

José Florentino de Sena, mais conhecido como José Petitinga (Nazaré, 2 de dezembro de 1866  Salvador, 25 de março de 1939) foi um jornalista, poeta, contador brasileiro, conhecido como um dos precursores do Espiritismo na Bahia.










Edmond Rostand

Edmond Eugène Alexis Rostand (Marselha, 1 de abril de 1868  Paris, 2 de dezembro de 1918poeta e dramaturgo francês, nasce em Marselha em 1868, no seio de uma família provençal culta, e estuda Direito em Paris. Rostand, herdeiro do Romantismo, ressuscita o drama em verso e, com a sua sensibilidade vibrante, a sua imaginação viva e a sua inesgotável riqueza expressiva, vem dar resposta à necessidade de idealismo e «panache» do público da altura. Mas é com o sucesso de Cyrano de Bergerac - comédia heróica em cinco actos, apresentada pela primeira vez em 1897 - , fenómeno de uma amplitude raramente igualada nos anais do teatro, que Rostand conhece a glória.





José María Arguedas

Além romancista, também se destacou pelas traduções da literatura quíchua e como estudioso do folclore de seu país.
José María Arguedas é peruano, tendo nascido em Andahuaylas, no ano de 1911. Tinha três anos quando morre a sua mãe. Acompanha então o pai, advogado e juiz, em constantes viagens pelo interior do Peru, em parte devido a fugas motivadas por perseguições políticas. 
O pai casa novamente e entra na história a madrasta má. "Yo soy hechura de mi madrasta." A madrasta odeia-o e por castigo manda-o habitualmente comer e dormir com os índios na cozinha. Conclui mais tarde José María Arguedas: "Nunca poderei agradecer suficientemente à minha madrasta tal castigo, pois foi nessa cozinha que conheci os índios, onde comecei a amá-los". Os maus tratos levam José María Arguedas a refugiar-se num povoado de índios de Utec. Na verdade, até aos dez anos aprende a expressar-se apenas na língua quíchua. Em 1926 foi internado num colégio que abandona no ano seguinte. Em 1931 estuda na Universidade em Lima. Em 1932 morre-lhe o pai, tem dificuldades económicas e encontra um emprego nos Correios, estudando canto e literatura. É, mais tarde, nomeado para cargos públicos ligados à educação, ao folclore e à antropologia. Recebe vários prémios. 
Morre a 2 de dezembro de 1969 em consequência de um tiro disparado sobre si mesmo. José María Arguedas é um dos maiores escritores americanos de sempre, com obra publicada mundialmente.

Edison Carneiro

Edison de Souza Carneiro (Salvador, 12 de agosto de 1912  Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 1972) foi um escritor brasileiro, especializado em temas afro-brasileiros.
Fez todos seus estudos em Salvador, até diplomar-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Bahia, em 1936 (turma de 1935).






Efemérides/2 de dezembro


Sem comentários:

Enviar um comentário