sábado, 6 de dezembro de 2014

Efemérides 6 de dezembro

Paul Adam

Paul Auguste Marie Adam (Paris7 de dezembro de 1862 — 2 de janeiro de1920) foi um escritor e jornalista francês simpatizante do anarquismo. Escreveu à maneira naturalista várias obras que se tornaram famosas.
Adam escreveu uma série de romances históricos que se passavam no período dasGuerras Napoleônicas e seu desfecho; seu primeiro romance da série, La Force, foi primeiramente publicado no ano de 1899. Junto com com Jean Moréas, ele escreveu Les Demoiselles Goubert, uma novela que marcou sua transição entre o Naturalismo e o Simbolismo na literatura francesa. Sua novela Staphanie, publicada em 1913, argumentava em favor de casamentos arranjados em oposição àqueles fundamentados em aspirações românticas.


Urbano Tavares Rodrigues


Urbano Tavares Rodrigues (Lisboa6 de Dezembro de 1923 — Lisboa, 9 de Agosto de 2013não é apenas o grande escritor 
do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens, é também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo. 
Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências, tem uma obra literária e ensaística muito vasta e traduzida em inúmeros idiomas, do francês e do espanhol ao russo e ao chinês. Obteve diversos prémios, entre eles o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio Fernando Namora, o Ricardo Malheiros da Academia das Ciências, etc.
De entre os seus maiores êxitos de crítica e de público, lembramos A Noite Roxa, Bastardos do Sol, Os Insubmissos, Imitação da Felicidade, Fuga Imóvel, Violeta e a Noite, O Supremo Interdito, Nunca Diremos Quem Sois, A Estação Dourada. 
Urbano Tavares Rodrigues, que foi afastado do ensino universitário durante as ditaduras de Salazar e Caetano, participou activamente na resistência e foi preso e encarcerado por várias vezes nos anos sessenta. 
Faleceu no dia 9 de agosto de 2013, em Lisboa.








Inácio da Costa Quintela

Inácio da Costa Quintela (Lisboa1763 — Lisboa, 6 de Dezembro de 1838).
Formou-se na Academia de Marinha, onde terminou o curso em 1791. Ingressou na marinha logo após a sua formação e subiu rapidamente de posto até que, seis anos depois, já comandava uma fragata, sob as ordens do marquês de Nisa, noMediterrâneo.
Foi também poeta, tendo convivido com alguns dos mais conhecidos autores da época.
Distinguiu-se numa batalha contra uma fragata francesa, em 15 de Maio de 1801, onde demonstrou coragem que lhe valeu as simpatias dos seus contemporâneos. Ter-se-ia apenas rendido quando já não podia de forma alguma ripostar (como estava consignado nas leis da marinha) quando, à partida, não tinha qualquer hipótese contra o seu inimigo, de arsenal bastante superior, o que lhe poderia ter valido a morte.
Comandou a nau "Afonso" na esquadra de levou a família real para o Brasil, em Novembro de 1807.
Tornou-se vice-almirante 20 anos depois de ter entrado no serviço militar. Serviu de almirante-general às ordens do infante D. Carlos.

Efemérides/6 de dezembro

Sem comentários:

Enviar um comentário