terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Efemérides 9 de dezembro

Almeida Garrett

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett e mais tarde 1.º Visconde de Almeida Garrett, (Porto4 de fevereiro de 1799 — Lisboa9 de dezembro de 1854) foi um escritor e dramaturgo românticooradorpar do reino, ministro e secretário de estado honorário português.
Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.
Escritor português do século XIX (1799-1854), deixou várias obras-primas na poesia, no teatro e na prosa, inovando a escrita e a composição em cada um destes géneros literários.
Da imensa bibliografia de Almeida Garrett salientam-se "Catão", 1821 (teatro); "Camões", 1825 (poema), "D. Branca", 1826 (poema), "Adozinda", 1828 (poema); "Lírica de João Mínimo", 1829 (poesias); "Da Educação", 1829 (ensaio); "Portugal na Balança da Europa", 1830 (ensaio); "Um Auto de Gil Vicente", 1838 (teatro); "Dona Filipa de Vilhena", 1840 (teatro); "O Alfageme de Santarém", 1842 (teatro); "Frei Luís de Sousa", 1843 (teatro); "Romanceiro", 3 vols. 1843, 1851 (poesias); "Flores sem Fruto", 1845 (poesias); "O Arco de Santana", 2 vols., 1845, 1851 (romance); "Viagens na Minha Terra" 1845-1846 (novela); "Folhas Caídas", 1853 (poesias)







John Milton

John Milton
 (Cheapside, Londres9 de dezembro de 1608 — Bunhill, Londres, 8 de novembro de 1674
John Milton nasceu em Londres, no ano de 1608. Cerca de 59 anos mais tarde, totalmente privado de visão, este autor deu a conhecer os dez livros que compõem Paradise Lost. As reacções por parte dos críticos não tardaram; hoje, é inquestionável o estatuto canónico de uma das obras máximas da literatura mundial. Para isso, terá contribuído Harold Bloom que ajudou a compreender Paradise Lost como um texto capaz de guiar o leitor até à verdade e à libertação através de 10565 versos: O que faz com que O Paraíso Perdido seja único é a sua surpreendente mistura de tragédia shakespeariana, épica virgiliana e profecia bíblica. (Harold Bloom, 1994)







Maria de Arruda Müller

Maria de Arruda Müller (Cuiabá9 de dezembro de 1898 — Cuiabá, 4 de dezembro de 2003) foi uma professora e poetisa brasileira.
Participou ativamente da história política e cultural de Cuiabá e do estado de Mato Grosso.




Aníbal Machado

Aníbal Monteiro Machado (Sabará9 de dezembro de 1894 — Rio de Janeiro20 de janeiro de 1964) foi um escritorfutebolistaprofessor e homem de teatro brasileiro.












José Rodrigues Miguéis














James Dalton Trumbo (MontroseColorado9 de dezembro de 1905 –Los AngelesCalifórnia10 de setembro de 1976) foi um roteirista eromancista estadunidense, e membro do Hollywood Ten, um grupo de profissionais da indústria cinematográfica que se recusou a testemunhar perante uma comissão parlamentar de inquérito montada em 1947 pelaCâmara dos Representantes dos Estados Unidos para averiguar a suposta infiltração de comunistas na indústria de cinema.

"Aproxima-te do momente de te libertares dos sovrimentos da carne. Ouves-me bem para que possas escolher o caminho mais fácil. Os teus pés esfriam. A tua vida esvai-se. Compõe os teus pensamentos, pois nada há a temer. A vida abandona os teus membros e a tua visão torna-se indistinta. O frio vem subindo por ti, seguindo a vida que te foge. Compõe os teus pensamentos, pois nada há a temer na libertação da vida para uma realidade maior. As sombras da noite eterna começam a toldar a tua vista e a tua respiração dificilmente passa pela tua garganta. Aproxima-se o momento para a libertação do teu espírito para que este goze dos prazeres da vida eterna. Compõe os teus pensamentos, a hora da tua libertação aproxima-se". (Uma arma para Johnny)

Poeta, dramaturgo e artista plástico português (1909-1966) nascido em Cabo Verde, António Pedro da Costa pertenceu ao Grupo Surrealista de Londres em 1944-1945, altura em que trabalhou na BBC. Em 1947 integrou o Grupo Surrealista de Lisboa. Os seus primeiros livros de poesia intitulam-se Os Meus 7 Pecados Capitais (1926) e Máquina de Vidro (1931). Em 1935 surgem os 15 Poèmes au Hasard. É ainda autor da ficção Apenas uma Narrativa (1942), obra que marca os alvores do Surrealismo português.






António Lopes Ferreira, também conhecido pelo pseudónimo Ventura do Paço (Vila do Conde9 de Dezembro de 1919 — Vila do Conde22 de Setembro de 2000), foi um escritorpoeta e empresário português.











Jean-Pierre Thiollet (Poitiers9 de dezembro de 1956) é um escritor francês.
Se formou em literatura no aulas preparatórias literárias (Classes préparatoires littéraires) e no Sorbonne.
Em 2005, é, com outras figuras conhecidas, Alain DecauxFrédéric Beigbeder e Richard Millet, um competidor de Feira do Livro de Beirut.
Desde 2007, é miembro de Grande Familia Mundial do Libano


Clarice Lispector


Clarice Lispector nasceu a 10 de dezembro de 1920 na Ucrânia, então em vias de integração na URSS. Os pais eram judeus e o seu nome de baptismo Chaya Lispector.
A família fora vítima dos pogroms, particularmente intensos a partir de dezembro de 1918. Foi para fugir à devastação da guerra civil que os Lispectors emigraram para o Brasil em 1922, fixando-se primeiro em Maceió e depois no Recife.
Clarice, nome adoptado no Brasil, demonstrou um precoce interesse pelas palavras. Dava nomes aos azulejos, às canetas e lápis e inventava jogos de frases para a mãe, paralisada pela doença.
No Recife, Clarice ajudava a família dando explicações de Português e Matemática, roubava rosas e rodeava-se de gatos.
Desde o início, o seu estilo de escrita foi marcado por uma linguagem intimista e uma sintaxe excêntrica. Nos contos que enviava para o Diário de Pernambuco nunca iniciava as histórias por «Era uma vez...».
Foi nessa época que Clarice leu alguns dos autores qua a iriam influenciar, como Machado de Assis e Monteiro Lobato. O Lobo das Estepes, de Hermann Hesse, e Crime e Castigo, de Dostoievski, emocionaram-na.
Em 1933 decidiu ser escritora. «Quando conscientemente, aos treze anos de idade, tomei posse da vontade de escrever - eu escrevia quando era criança, mas não tomara poss de um destino - quando tomei posse da vontade de escrever, vi-me de repente num vácuo.»
A mãe de Clarice faleceu em 1930. Cinco anos depois, a família, em dificuldades económicas, deslocou-se para o Rio de Janeiro.
Depois de ter frequentado uma escola de bairro, Clarice foi admitida na Faculdade de Direito. Era então uma rapariga de cabelos claros, com uma pronúncia estranha e uma insólita beleza.
O pai, Pedro Lispector, faleceu em 1940, de uma banal operação à vesícula. Pouco depois, Clarice iniciou a sua actividade como jornalista na Agência Nacional, onde conheceu o escritor Lúcio Cardoso, por quem se apaixonou e a quem tentou em vão "salvar" da homossexualidade.
Em março de 1942, sob a influência das leituras de Espinosa, Clarice começou a escrever Perto do Coração Selvagem. O livro, publicado em 1943, agitou a literatura brasileira, marcada pelo realismo de Graciliano Ramos, Érico Veríssimo e Jorge Amado.
É então que Clarice Lispector decide casar com um colega de faculdade, Maury Gurgel Valente. Como este seguia a sua carreira diplomática, Clarice deixa o Rio por duas décadas. Separa-se das duas irmãs, afasta-se dos escritores seus amigos e dos leitores. Conhece a monotonia da vida diplomática, primeiro em Nápoles, depois em Berna e Washington.
Clarice teve dois filhos nesse período de afastamento do Brasil. Foi para eles que escreveu livros como A Vída Íntima de Laura e A Mulher Que Matou os Peixes.
Em 1959, separa-se de Maury para poder regressar ao Rio. Continua «luminosa e inacessível» e conhece dificuldades financeiras, apesar de se ter tornado, depois de Laços de Família (1960), A Maçã no Escuro(1961) e A Paixão Segundo G. H. (1964), uma escritora de culto.
A fama chega-lhe através das crónicas do Jornal do Brasil. Mas esse é também um tempo de tragédia. Sofre graves queimaduras num incêndio do seu apartamento e a esquizofrenia do filho mais velho agrava-se.
«Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida», diz em Um Sopro de Vida, a sua última obra.
Dá a sua última entrevista para a televisão em fevereiro de 1977, já gravemente doente. Morre em 9 de dezembro desse ano na sua cidade, o Rio de Janeiro.











Efemérides/9 de dezembro

Sem comentários:

Enviar um comentário