terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Efemérides 6 de janeiro

Khalil Gibran

Gibran Khalil Gibran (جبران خليل جبران بن ميکائيل بن سعد; em siríaco: ܓ̰ܒܪܢ ܚܠܝܠ ܓ̰ܒܪܢ; Bicharre6 de janeiro de 1883 – Nova Iorque10 de abril de 1931, também conhecido simplesmente como Khalil Gibran), foi um ensaísta,filósofoprosadorpoetaconferencista e pintor de origem libanesa, cujos escritos, eivados de profunda e simples beleza e espiritualidade, alcançaram a admiração do público de todo o mundo.
Seu nome completo, transliterado para línguas ocidentais (de base alfabética predominantemente neo-latina), é Gibran Khalil Gibran, assim assinando emárabe. Em inglês (pois foi nos Estados Unidos que ele desenvolveu a maior parte da sua atividade produtiva), preferiu a forma reduzida e ligeiramente modificada de Khalil Gibran. E assim se conhece em todo o mundo ocidental.
Em sua relativamente curta, porém prolífica existência (viveu apenas 48 anos), Khalil Gibran produziu obra literária acentuada e artisticamente marcada pelo misticismo oriental, que — por essa razão — alcançou popularidade em todo o mundo. Sua obra, acentuadamente romântica e influenciada por fontes de aparente contraste como a BíbliaNietzsche eWilliam Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte e a natureza, entre outros. Escrita em inglês e árabe, expressa as inclinações religiosas e mística do autor. Sua obra mais conhecida é o livro O Profeta, que foi originalmente publicado no idioma inglês e traduzido para inúmeros outros idiomas mundo afora. Outro livro de destaque é Asas Partidas, em que o autor fala de sua primeira história de amor.
Gibran Khalil Gibran faleceu em 10 de abril de 1931 (Nova IorqueEstados Unidos), causa mortis dita ser cirrose e tuberculose.


Marques Rebelo

Marques Rebelopseudônimo literário de Eddy Dias da Cruz (Rio de Janeiro6 de janeiro de 1907 — Rio de Janeiro, 26 de agosto de 1973), foi um escritor brasileiro que se filiou na tradição literária iniciada por Manuel Antônio de Almeida e continuada por Machado de Assis e Lima Barreto.










Jacques Vaché foi um escritor, nascido em 1895, falecido em 1919.
Se fez notar no liceu por sua excentricidade. Convocado em 1914, é ferido. Enviado a Nantes para se tratar, se encontra no hospital da rua Bocage (hoje o liceu Guist'hau).É onde conhece André Breton, então residente do hospital. (É entre as suas dicussões com Jacques Vaché e algumas baladas do Parc de Procé que nascerão no espírito de Breton as premissas do surrealismo.) Vaché retorna ao front em 1916 como intérprete junto às tropas inglesas. Entre 1916 e 1918, escreve cartas de conteúdo "surrealista" à Breton e a Aragon. Essas cartas serão colecionadas após sua morte e publicadas por André Breton sob o título Cartas de Guerra.
Em 6 de janeiro de 1919, é num quarto de hotel na praça Graslin que uma overdose de ópio o abate.
Em literatura, fui sucessivamente apaixonado por Rimbaud, Jarry, Apollinaire, Nouveau, Lautréamont, mas é por Jacques Vaché que sou ainda mais. André Breton, 1924.

Elisa Lispector

Elisa Lispector, nascida Leah Pinkhasovna Lispector, (Savran24 de julhode 1911 — Rio de Janeiro6 de janeiro de 1989) foi uma escritora brasileira.Autora de linha introspectiva, buscava exprimir, através de seus textos, as agruras e antinomias do ser. A exemplo da irmã e também escritora Clarice Lispector, algumas de suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e ruptura com o enredo factual, embora de forma menos acentuada.





Ilse Lieblich Losa (Melle-Buer20 de março de 1913 — 
Porto6 de janeirode 2006) foi uma escritora portuguesa de origem judaica.
















Sem comentários:

Enviar um comentário