terça-feira, 30 de junho de 2015

Efemérides 30 de junho

John Gay

John Gay (Branstaple, condado de Devon30 de Junho de 1685 – Londres4 de Dezembro de 1732) foi um poeta e dramaturgo inglês do século XVIII.
Com um estilo neoclássico, escreveu poesia no estilo de Miltonfarsas e comédias. Ele está enterrado na Abadia de Westminster.






Georges Duhamel

Georges Duhamel (Paris30 de junho de 1884 — 
Valmondois13 de abril de 1966) foi um escritor francês, fundador do "Grupo da abadia", juntamente com Charles Vildrac.









Prémio Nobel da Literatura 1980
Czesław Miłosz (Kėdainiai30 de junho de 1911 — 
Cracóvia14 de agosto de 2004) foi um poeta, romancista e ensaista de língua polonêsa.
Milosz nasceu em família de ascendência polonêsa na Lituânia, quando o país ainda pertencia ao Império Russo. Cresceu em Vilna, onde cumpriu parte dos estudos, outra parte na Polônia. Viveu em Paris (1934 a 19370), período em que absorveu as idéias estéticas e políticas dos círculos de vanguarda. Para ele, escrever sempre foi um ato político. Suas primeiras obras prevêem a iminência de um cataclismo internacional e o torna líder da escola catastrofista de poesia polonesa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Milosz passou à clandestinidade e combateu as forças de ocupação nazistas em Varsóvia: publicou poemas de resistência, como Canção Invencível. Após o conflito, foi adido cultural do novo governo comunista da Polônia, mas, em 1951, desiludido com o regime, desertou para Paris. Em 1953, publicou A Mente Cativa, uma coletânea de ensaios sobre a submissão dos intelectuais poloneses ao comunismo. Em 1960, o poeta emigrou para os Estados Unidos, onde continuou ponderando sobre a fragilidade, crueldade e a corruptibilidade humana.
Em reconhecimento por seu pensamento humanista sobre a liberdade, a consciência e o "poder do totalitarismo sobre corpos e mentes", foi laureado com o Nobel de Literatura de 1980.

José Emilio Pacheco

José Emilio Pacheco (Cidade do México30 de junho de 1939 — Cidade do México, 26 de janeiro de 2014) foi um ensaístaromancista e escritor de contos mexicano
Ele foi considerado um dos grandes poetas mexicanos da segunda metade do século XX.

Antonio Carlos Liberalli Bellotto, mais conhecido como Tony Bellotto, (São Paulo30 de junho de 1950 é um músico e escritor brasileiro. É guitarrista e compositor da banda de rock Titãs desde a sua criação, nos anos 1980, sendo um dos quatro membros remanescentes da banda que já foi um noneto. Desde 1989 Tony é casado com a atriz Malu Mader, com quem tem dois filhos, João Mäder Bellotto, nascido em 1995, e Antônio Mäder Bellotto, nascido em 1997. O músico também é pai de Nina, fruto de uma relação anterior. Começou sua carreira tocando na cidade de Assis, onde morava com a família e passou sua infância.
Filho de Heloísa Liberalli Bellotto, conhecida doutora em arquivística1 e do historiador Manuel Bellotto. Tony também é apresentador do: "Afinando a Lingua" no canal Futura e escritor especializado no gênero policial. Já lançou três romances com o investigador Bellini: Bellini e a Esfinge (1995),Bellini e o Demônio (1997) e Bellini e os Espíritos (2005). Também escreveu BR163: Duas Histórias na Estrada (2001), O Livro do Guitarrista (2001) , Os Insones (2007) e No Buraco (2010). Em 2001, o diretor Roberto Santucci Filho adaptou e filmou o livro de romance policial da autoria de Tony, Bellini e a Esfinge. O longa contou com a participação de Fábio Assunção como o detetive e Malu Mader, interpretando uma prostituta. Ganhou o prêmio do público de melhor filme de longa-metragem de ficção no Festival do Rio BR 2001. Em 2006, o diretor Marcelo Galvão adaptou o segundo livro, Bellini e o Demônio, novamente com a participação de Fábio Assunção. No entanto, o filme só foi exibido em 2009 no Festival do Rio e estreou no circuito brasileiro de cinema em 2011. Em agosto de 2014, lançou o quarto livro de sua série Bellini, Bellini e o Labirinto.
Tony Belloto manteve até 2012 uma coluna na revista Veja. A partir de junho de 2013, ele começou a escrever no jornal O Globo.
Tony é torcedor do Santos. Tony é um apoiador da legalização de drogas. Foi preso por porte de heroína em 1985 com o então colega de banda Arnaldo Antunes.

Sam Lake (30 de junho de 1970) é um escritor finlandês.
Ficou conhecido por ter sido o argumentista dos dois primeiros jogos da série Max Payne e principal escritor de Alan Wake, produzidos pela empresa também finlandesa Remedy Entertainment.
Também serviu de modelo para o Max Payne, no primeiro jogo da série. Há também um modo não oficial de jogar que dá à personagem a sua velha cara.



Luís Cristóvão dos Santos (Pesqueira25 de dezembro de 1916 — Recife,30 de junho de 1997) foi um sociólogoantropólogofolclorista
cronista,escritorpromotor público e jornalista brasileiro. Também era conhecido pelos pseudônimos Ziul e Pajeú.
Estudou em Pesqueira e no Recife e concluiu o curso de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, em 1944. Funcionário Público Federal e Estadual, foi promotor de Justiça em diversas comarcas do sertão pernambucano. Diretor do jornal Gazeta do Pajeú durante a década de 1950, foi candidato a Deputado Estadual pela UDN - União Democrática Nacional em 1947 e após obter 1339 votos ficou como suplente, também saiu candidato a vice-prefeito da cidade de Arcoverde em 1955 na chapa de Antônio Napoleão, participou ativamente na história cultural e política de Pernambuco, lutando por seus direitos e defendendo o Estado. Foi Chefe do Departamento Criminal do Estado de Pernambuco de 1976 a 1986. Devido a morte prematura de um filho, aposentou-se como advogado de ofício segundo a OAB, Ordem dos Advogados do Brasil. Escritor desde adolescente, Luís Cristóvão dos Santos também foi jornalista (A Voz do Sertão, Gazeta do Pajeú, Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio), colaborador do Suplemento Cultural do Diário Oficial do estado de Pernambuco e em vários outros jornais do país, dentre muitos outros trabalhos publicados, contribuiu com muitos trabalhos na imprensa nacional e italiana.

António Sousa Freitas

António Sousa Freitas (Buarcos1 de Janeiro de 1921 - Lisboa30 de Junho de 2004),
poeta e letrista português, distinguido com o Prémio Antero de Quental, em 1951, e com o Prémio Camilo Pessanha, em 1958, e agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1985, pelo então Presidente da República Ramalho Eanes.



Sem comentários:

Enviar um comentário