sábado, 20 de junho de 2015

Efemérides 20 de junho

Marceline Desbordes-Valmore

Marceline Desbordes-Valmore (Douai20 de junho de 1786 - Paris23 de julho de 1859) foi uma atriz, cantora e poetisa da França da escola literária do Romantismo. Considerada como uma das melhores poetas do romantismo francês e única mulher dos chamados poetas malditos. Marceline escreveu sobre a beleza de sua cidade de nascimento, sobre relações amorosas, dificuldades e alegrias das vidas de mulheres e crianças.





Joseph Autran (Marselha, 20 de junho de 1813 – Marselha, 6 de março de 1877) foi um poeta e dramaturgo francês.














Kurt Schwitters

Kurt Schwitters, Hannover, Alemanha 20 de Junho de 1887 - Ambleside, Reino Unido, 8 de Janeiro de 1948) foi um artista plástico, poeta
pintor e escultor alemão, além de ter se aventurado por outras artes. Conhecido do grande público atualmente, principalmente, por suas colagens, foi, no entanto, um multi-artista que inventou a arte de instalações artísticas e precursor da chamada Nova Tipografia. Suas inovações iriam, definitivamente, conduzir muito da arte dos século XX e início do XXI e, através de sua influência na Bauhaus, definir novos rumos para o design publicitário.




Voltairine de Cleyre (17 de novembro de 1866– 20 de junho de 1912) foi uma ativista anarquista estadunidense. Foi considerada por Emma Goldman como "a mais dadivosa e brilhante anarquista já nascida nos Estados Unidos". Na atualidade ela é pouco conhecida, segundo alguns historiadores em consequência da pouca circulação de seus escritos bem como do curto período de vida.










Sem comentários:

Enviar um comentário