Boris Pasternak
Prémio Nobel Literatura 1958
Boris Leonidovitch Pasternak (em em russo: Борис Леонидович Пастернак; Moscou, 10 de fevereiro de 1890
Eugen Berthold Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de fevereiro de 1898 —Berlim Leste, 14 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.
Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. Sua praxis é uma síntese dos experimentos teatrais de Erwin Piscatore Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 1917-1926. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.
Recebeu o Prêmio Stalin da Paz em 1954.
Vernor Vinge
Vernor Steffen Vinge (Waukesha, 2 de outubro de 1944) é um cientista da computação, escritor de ficção científica norte-americano e ex-professor de matemática da Universidade Estadual de San Diego.
Alexander Sergueievitch Pushkin (em russo: Алекса́ндр Серге́евич Пу́шкин; Moscovo, 6 de Junho de 1799 — São Petersburgo, 10 de Fevereiro de 1837) foi um romancista
e poeta russo da era romântica que é considerado por muitos como o maior poeta russo e fundador da moderna literatura russa. Pushkin foi pioneiro no uso do discurso vernacular em seus poemas e peças teatrais, criando um estilo de narrativa que misturava drama, romance e sátira associada com a literatura russa, influenciando fortemente desde então os escritores russos seguintes. Ele também escreveu ficção histórica. Sua Marie: Uma História de Amor Russa fornece uma visão da Rússia durante o reinado de Catarina, a Grande.
Entre suas obras mais conhecidas encontram-se O prisioneiro do Cáucaso,Eugene Onegin, A história da revolta de Purgatief e O Cavaleiro de Bronze. Escreveu poemas, novelas e peças teatrais.
Sem comentários:
Enviar um comentário