José Craveirinha
José João Craveirinha (Lourenço Marques, 28 de Maio de 1922 —Maputo, 6 de Fevereiro de 2003) é considerado o poeta maior de Moçambique. Em 1991, tornou-se o primeiro autor africano galardoado com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.
Como jornalista, colaborou nos periódicos moçambicanos O Brado Africano,Notícias, Tribuna, Notícias da Tarde, Voz de Moçambique, Notícias da Beira,Diário de Moçambique e Voz Africana.
Utilizou os seguintes pseudónimos: Mário Vieira, J.C., J. Cravo, José Cravo, Jesuíno Cravo e Abílio Cossa. Foi presidente da Associação Africana na década de 1950.
Esteve preso entre 1965 e 1969 por fazer parte de uma célula da 4.ª Região Político-Militar da Frelimo.
Foi o primeiro presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos, entre 1982 e 1987. Em sua homenagem, a Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), em parceria com a HCB (Hidroeléctrica de Cahora Bassa), instituiu em 2003, o Prémio José Craveirinha de Literatura.
Christopher Marlowe
Christopher Marlowe (batizado a 26 de fevereiro de 1564
inglês, e viveu no Período Elizabeta no. É considerado o maior renovador da forma do teatro do período com a introdução dos versos brancos, estrutura que será empregada por
Especula-se que Marlowe tenha atuado como agente secreto para Francis Walsingham. Segundo o depoimento dos seus assassinos Christopher Marlowe foi morto ainda jovem numa briga de taberna em maio de 1593, se bem que não se tenha a certeza do que aconteceu naquela tarde fatídica.
Marlowe frequentou o The King's School (Canterbury) (onde uma edificação atualmente leva seu nome) e o Corpus Christi College (Cambridge), onde recebeu o grau de Bachelor of Arts em 1584.
Ugo Foscolo
1827, Turnham Green, Londres, foi um poeta e escritor italiano, um dos principais literatos do Neoclassicismo e do Pré-Romantismo.
Autor de "Os Sepulcros"
Demetrio Carta (Gênova, 6 de setembro de 1933), conhecido como Mino Carta, é um jornalista, editor, escritor e pintor
Sem comentários:
Enviar um comentário