quinta-feira, 5 de março de 2015

Efemérides 5 de março

Pier Paolo Pasolini

Pier Paolo Pasolini (Bolonha5 de março de 1922 — Óstia2 de novembro de 1975) foi um cineastapoeta e escritor
italiano. Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura controversa. Embora seu trabalho continue a gerar polémica e controvérsia até hoje, enquanto Pasolini ainda era vivo, seus trabalhos foram tidos como obras de arte segundo muitos pensadores da Cultura italiana.
crítico literário estadunidense Harold Bloom considera Pasolini o maior poeta europeu e a maior voz da poesia do século XX.

Joseph Weizenbaum

Joseph Weizenbaum (Berlim8 de janeiro de 1923 — 





Charlemagne Théophile Lefebvre (Loire-atlantiqueNantes5 de março de 1811 — 1860) foi um explorador e escritor francês.

Eduard Vilde (PudivereLääne-Virumaa5 de março de 
1865 – Tallinn26 de dezembro de 1933) foi um jornalista 
escritor estoniano. Foi o fundador do Realismo estoniano.













Lawrence Johnston Burpee (HalifaxNova Escócia5 de março de 1873 – Oxford13 de outubro de 1946) foi um bibliotecário e autor 
canadense. Trabalhou de 1890 a 1905 como secretário no serviço civil. Nos sete anos seguintes ele foi bibliotecário da Biblioteca Pública de Ottawa, antes de tornar-se secretário para a International Joint Commission em 1912, um posto que ele ocupou até asua aposentadoria.
Burpee ajudou a fundar a Associação Histórica Canadense em 1922 e também foi seu primeiro presidente até 1925. Ele também foi presidente da Sociedade Real do Canadá em 1936/37. Publicou muitos artigos relativos a estudos canadenses e foi o fundador editor do Canadian Geographic Journal.
Burpee morreu em OxfordInglaterra.

Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré5 de março 
de 1909 — Assaré, 8 de julho de 2002), foi um 
poeta popular, compositorcantor e improvisador 









Mark Z. Danielewski (nascido em 5 de março de 1966) é um escritor estado-unidense. Ele é filho do diretor polonês 
de filmes avant-garde Tad Danielewski e irmão da cantora 
compositora Annie Decatur Danielewski, mais conhecida como Poe.




Francesco Maria Piave (Murano, 18 de maio de 1810 – Milão, 5 de março de 1876), foi poeta e libretista de ópera. Tornou-se conhecido por ser amigo próximo deGiuseppe Verdi, tendo escrito os libretos de várias de suas óperas.
Assim como Verdi, Piave foi um ardoroso nacionalista italiano. Durante as Cinco Jornadas, em 1848, Verdi escreveu a Piave por ocasião da saída da cidade das tropas austríacas comandadas por Radetzky, e nesta carta dirige-se a ele como "Cidadão Piave".
Piave foi autor dos libretos das óperas ErnaniI Due FoscariAtillaMacbethIl CorsaroStiffelioRigolettoLa TraviataSimon Boccanegra e La Forza del Destino. Começou a elaborar também o libreto da ópera Aida, mas não o completou.
Outros compositores como Giovanni PaciniSaverio MercadanteFederico Ricci eMichael Balfe também tiveram óperas com libretos escritos por Piave.


Marie d'Agoult

Marie Catherine Sophie de Flavigny (Frankfurt am Main31 de Dezembro de 1805 — Paris5 de Março de 1876), vicondessa de Flavigny, foi uma escritora francesa conhecida também pelo seu nome de casada, Maria, Condessa de Agoult, e por seu pseudônimo literário, Daniel Stern.
Nascida em Frankfurt-am-MainAlemanha, seu pai Alexander Victor François de Flavigny (1770-1819), era um footloose emigrante da aristrocracia francesa, e sua mãe, Maria-Elisabeth Bethmann (1772-1847), era filha de uma família judia-alemã que se convertera ao catolicismo.
De 1835 a 1839 ela viveu com o pianista e compositor Franz Liszt, cinco anos mais novo, que era então uma estrela em ascensão.
Marie faleceu em Paris e foi sepultada na Division 54 do cemitério do Père-Lachaise.
Nikolai Semyonovich Leskov, em russo Николай Семёнович Лесков (Gorokhovo,16 de Fevereiro de 1831 — São Petersburgo5 de Março de 1895), foi um escritorrusso.
Educado pela família da mãe (seu pai era padre ortodoxo), abandonou os estudos para ser funcionário público. Mais tarde, trocou o emprego por viagens, publicando, a partir de 1860, alguns estudos etnográficos. Mas iria projetar-se como romancista polêmico. Sem saída, sua obra de estréia na ficção, foi mal recebida pela crítica, que chegou a considerar o autor retrógrado. Seu romances eram de temática anti niilista, como Com as facas desembainhadas, de 1870 ou sobre o mundo religioso, comoGente da Igreja, de 1872O anjo selado, de 1876 e Pequenos aspectos da vida arcebispal. Estes dois temas preferidos por Leskov foram fundidos em No limite do mundo. O tema do niilismo estava sendo atacado por diversos dos grandes escritores russos da época, em especial por Ivan Turgueniev em Pais e Filhos.
Seus romances descrevem com perfeição a vida social da Rússia e entre eles destacam-se:
Em seu últimos romances deixou-se influenciar pela literatura de Tolstói. Após trabalhar no comitê cultural e na seção pedagógica do Ministério de Instrução, passou a se dedicar exclusivamente à literatura. Somente nos últimos anos de sua vida seu talento começou a ser reconhecido pelos críticos. Tchékhov considerava-o como seu professor.
Em meados da década de 1860, Nikolai Leskov foi colaborador da revista literária Época.

Gaston Paris

Bruno Paulin Gaston Paris (9 de agosto de 1839
Avenay — 5 de março de 1903,Cannes) foi um escritor e erudito francês.










Max Jacob (12 de julho de 1876QuimperBretanha, 
França – 5 de março de1944Campo de deportação de DrancyFrança) foi um poetapintorescritor e crítico judeu francês.
É autor de Cornet à dés (1917), influente no período surrealista, de La Défense de Tartufe (1919), de Laboratoire central (1921), do conjunto de cartas ficcionais Le Cabinet noir (1922), dentre vários outros livros de poemas, poemas em prosa (gênero que afirma ter criado) e de romances. Convertido ao catolicismo depois de presenciar uma aparição do Cristo na parede de seu quarto, e tendo como padrinho de batismo Pablo Picasso, mudou-se para o convento de Saint-Benoît-Sur-Loire. No dia 24 de fevereiro de 1944, ao sair da missa pela manhã, foi preso pela Gestapo, morrendo no mês seguinte de uma congestão pulmonar no campo de Drancy. Seu corpo foi sepultado em 1949 em Saint-Benoit-sur-Loire. Sua sepultura foi decorada com um de seus retratos feitos em 1935 por seu amigo René Iché. A poesia de Max Jacob caracteriza-se por uma mescla de humor, lirismo e musicalidade.

Afonso Duarte

Joaquim Afonso Fernandes Duarte (Ereira1 de Janeiro de 1884 — Coimbra5 de Março de 1958) foi um poeta português.











Kjeld Abell (Ribe25 de Agosto de 1901 — Copenhaga5 de Março de 1961) foi um escritor dinamarquês. Ele é considerado um dos mais importantes dramaturgos 
Abell fundou juntamente com K. MunkC. M. E. Soya e S. Borberg o teatro dinamarquês moderno. Foi influenciado por J. Giraudoux. Está sepultado no Cemitério Assistens.




Anna Akhmátova

Anna Akhmátova (em russo e ucraniano: А́нна Ахма́това, Odessa23 de junho de 1889 — Leningrado5 de março de 1966) é o pseudônimo de Anna Andreevna Gorenko (russo: А́нна Андре́евна Горе́нко; ucraniano: А́нна Андрі́ївна Горе́нко), uma das mais importantes poetas acmeístas russas.
Começou a escrever poesia aos onze anos de idade, mas o pai, um engenheiro naval, temia que Anna viesse a desonrar o nome da família, convencido de estar a adivinhar hábitos decadentes associados à vida artística. Assim, assinou os seus primeiros trabalhos com o primeiro nome da sua bisavó, Tatar.
Apesar do seu pai ter abandonado a família, quando Anna contava apenas dezesseis anos, conseguiu prosseguir os seus estudos. Portanto, não só estudou no liceu feminino de Tsarskoe Selo e no célebre Instituto Smolnyi deSão Petersburgo, como também no Liceu Fundukleevskaia de Kiev e numa faculdade de Direito, em 1907.
A obra de Akhmatova compõem-se tanto de pequenos poemas líricos como de grandes poemas, como o Requiem, um grande poema acerca do terror estalinista. Os temas recorrentes são o passar do tempo, as recordações, o destino da mulher criadora e as dificuldades em viver em escrever à sombra do estalinismo.

Leo Vaz

Leonel Vaz de Barros, conhecido como Léo Vaz (Capivari6 de junho de1890  — São Paulo5 de março de 1973), foi um escritor
professor e jornalista brasileiro. Foi autor de romances e contos com toques satíricos. Defendeu em sua obra a brasilidade de nosso povo e pode ser enquadrado na linha dos escritores da chamada literatura nacionalista.





Pedro da Cunha Pimentel Homem de Melo (Porto6 de Setembro de 1904 — Porto, 5 de Março de 1984) foi um poeta, professor e folclorista português.









Humberto Pasquale foi um sacerdote salesiano, escritor. Nasceu em 1906, em Vignole BorberaItália, e faleceu em Rivoli,Turim, em 5 de Março de 1985.
No início da década de 1930, veio para Portugal. Entrou em contacto com a Beata Alexandrina em 1944 e dirigiu-a durante quatro anos, após os quais regressou à Itália. Entre 1967 e 1973, voltou a Portugal para organizar o Processo deBeatificação e Canonização.
Ele é hoje conhecido principalmente pelas obras que escreveu sobre a Beata Alexandrina e que são ou de carácter biográfico, ou estudos temáticos, ou antologias. Todas elas foram escritas originalmente em italiano. Nos casos de antologia, colocou a Beata Alexandrina como autora. Os escritos do Pe. Humberto levaram outros escritores a tratar o tema da Alexandrina, como foi o caso do irlandês Francis Johnston, com Alexandrina, the Agony and the Glory, e A. Rebesco, com a Extática, traduzida depois para tailandês e chinês.
O excerto seguinte contém uma das mais entusiastas apreciações que o Pe. Humberto alguma vez fez da sua antiga dirigida:
No entanto, se realmente quer que eu sintetize, numa só palavra, aquilo que nela era mais convincente e a fazia aparecer aos nossos olhos como alma extraordinária, dir-lhe-ei que era a sua bondade. Ela era «a bondade em pessoa». Era esta bondade que imediatamente nos levava a pensar em Deus e dava à Alexandrina a auréola de «alma extraordinária».
Mas Humberto Pasquale publicou muito mais, quer no período que passou em Portugal quer no que depois viveu na Itália. Do seu afã editorial, haveriam de nascer as Edições Salesianas.

Efemérides/5 de março

Sem comentários:

Enviar um comentário