sexta-feira, 6 de março de 2015

Efemérides 6 de março

Gabriel García Márquez

Prémio Nobel de literatura 1982
Gabriel José García Márquez (Aracataca6 de março de 1927 — Cidade do México17 de abril de 2014) foi um escritorjornalista, editor, ativista epolítico colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas.
Foi laureado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e viveu até a morte no México. Era pai do cineasta Rodrigo García.

Michelangelo/Miguel Ângelo

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni 
(Caprese6 de Março de 1475 — Roma18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo ou Michelangelo, foi um pintorescultorpoeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãosDavide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo o seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição doRenascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais doHumanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura o Baco, a Pietà, o David, as duas tumbas Medici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois a frescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.
Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio. Michelangelo foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de admiradores. Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.

Jean-Pierre Claris de Florian

Jean Pierre Claris de Florian (6 de março de 1755, em Château de Florian, próximo a SauveFrança – 13 de setembro de 1794) foi um escritor francês de fábulas.











Jacques Etienne Victor Arago (EstagelFrança, em 6 de março de 1790 --- Rio de Janeiro27 de novembro de 1854) foi um pintor,desenhistaprofessorescritorteatrólogo 
Arago tinha três irmãos tão ou mais famosos do que ele: seu irmão François Jean Dominique Arago (1786 - 1853), foi político e sábio, alcançando a maior celebridade entre os quatro, ocupando o cargo de Primeiro Ministro da França; outros irmãos foram Jean Arago (1788 - 1836), general que se colocou ao serviço do México, e Étienne Arago (1802 - 1892), escritor e político.

Elizabeth Barrett Browning

Elizabeth Barrett Browning (KelloeDurham6 de Março de 1806 — Florença29 de Junho de 1861) foi uma poetisa inglesa da época vitoriana.
Autora de Sonetos da Portuguesa, reunião de poemas românticos — sua própria história de amor com o marido, o também poeta Robert Browning. Um destes poemas (o de número 43) é considerado o mais belo escrito por uma mulher em língua inglesa:
Amo-te quanto em largo, alto e profundo/Minh'alma alcança quando, transportada,/Sente, alongando os olhos deste mundo,/Os fins do Ser, a Graça entressonhada./Amo-te em cada dia, hora e segundo:/À luz do sol, na noite sossegada./E é tão pura a paixão de que me inundo/Quanto o pudor dos que não pedem nada./Amo-te com o doer das velhas penas;/Com sorrisos, com lágrimas de prece,/E a fé da minha infância, ingênua e forte./Amo-te até nas coisas mais pequenas./Por toda a vida. E, assim Deus o quisesse,/Ainda mais te amarei depois da morte.
Tradução de Manuel Bandeira.
Elizabeth foi a dona do Cocker Spaniel que inspirou Virginia Woolf a escrever Flush.

Victoria Benedictsson

Victoria Benedictsson (Domme6 de Março de 1850 - 
Copenhaga21 de Julho de 1888) foi uma escritora sueca.
Utilizou o pseudónimo Ernst Ahlgren. escreveu romances, dramas e contos realistas sobre a sua pátria partindo da sua experiência vital. Suicidou-se num hotel de Copenhaga ao cortar a artéria carótida com uma navalha.




José Júlio da Silva Ramos

José Júlio da Silva Ramos (Recife6 de março de 1853 — Rio de Janeiro16 de dezembro de 1930) foi um professorfilólogo 






José Armelim Bernardo Guimarães (Itajubá6 de março de 1915 — Itajubá, 22 de setembro de 2004) foi um historiador poeta brasileiro.













William Erwin Eisner (Brooklyn, Nova York6 de março de 1917 —Lauderdale LakesFlórida3 de janeiro de 2005), mais conhecido simplesmente como Will Eisner, foi um famoso e renovado
quadrinista americano, que durante seus mais de 70 anos de carreira, atuou em diversas áreas que incluem como desenhistaroteiristaarte-finalista,editor



Almiro Caldeira de Andrada (Florianópolis6 de março de 1921 — Porto Alegre, 26 de junho de 2007) foi um escritor brasileiro.
Filho de Patrício Caldeira de Andrada e Gilete Barros Caldeira de Andrada.



Adam Osborne

Adam Osborne (6 de março de 1939Tailândia18 de março de 
2003Kodaikanal, Índia) foi um empresário, escritor, editor de 
software e projetista de computadores estadunidense, que fundou várias empresas em seu país e no exterior. É lembrado pela criação do primeiro computador pessoal portátil, o Osborne 1, em 1981.



Guilherme Thomas François Raynal (Aveyron, 12 de abril de 1713 - 6 de março de 1796) foi um religioso e filósofo francês. Utilizou o nome L'Abbé Raynal quando pertenceu à Companhia de Jesus.







Louisa May Alcott (Filadélfia29 de novembro de 1832 
 — Boston6 de março de 1888) foi uma escritora 
estadunidense, que se dedicou principalmente à literatura juvenil.










Camilla Collett, (KristiansandNoruega23 de janeiro de 1813 — Kristiania, hoje Oslo6 de março de 1895) foi uma escritora norueguesa, geralmente descrita como a primeira norueguesa feminista. Era a irmã mais nova do poeta Henrik Wergeland, e é reconhecida como das primeiras autoras a contribuir para o realismo na literatura norueguesa.









Manuel Veloso Paranhos Pederneiras (Porto Alegre2 de setembro de 1832 — Rio de Janeiro6 de março de 1907) foi um médicoescritorjornalista e político brasileiro.
Foi enviado para estudar no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, matriculando-se pouco de pois na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde formou-se em 1855.
Retornou à Porto Alegre, onde trabalhou como médico, professor de francês da Escola Militar de Porto Alegre, em 1856, e do Liceu Dom Afonso. Também foi diretor do jornal O Mercantil, e de A Ordem,1861-1864. Foi eleito deputado à assembléia provincial, em 1865.
Por causa do fechamento da Escola Militar, em 1865, devido ao início da Guerra contra Aguirre, resolve mudar-se para o Rio, de onde nunca mais voltou ao Rio Grande do Sul. No Rio foi médico do laboratório de Campinho, em 1868, e daCentral do Brasil e também comissário e inspetor geral da higiene.
Jornalista, começou a trabalhar no Jornal do Commercio, em 1868, onde ficou até sua morte. Foi também redator do Diário de Notícias, de 1884 a 1886.
Participou da Guerra do Paraguai. Foi pai de Oscar Pederneiras, nascido no Rio Grande do Sul, e de Mário Pederneiras,carioca.
Nascido no mesmo ano que Dom Pedro II, quando já idoso cultivava semelhança com o imperador nas maneiras e no trajar, às vezes fazendo-se passar por ele.

João Damasceno Vieira Fernandes

João Damasceno Vieira Fernandes (Porto Alegre6 de maio de 1853 —Salvador6 de março de 1910) foi um jornalistapoetadramaturgo e historiador brasileiro.
Filho de José Vieira Fernandes e Belmira Vieira do Nascimento e pai dos escritores Arnaldo Damasceno Vieira e João Damasceno Vieira (Damasceno Vieira Filho). Iniciou seus estudos na escola de Bibiano Francisco de Almeida, depois continuados na Escola Normal. Não seguiu a carreira do magistério, tendo preferido o funcionalismo público, onde iniciou, na tesouraria da fazenda do estado, em 6 de julho de 1874.
Com a Proclamação da República, foi perseguido por suas pretensas ligações com o antigo regime. Inocentado, foi trabalhar na alfândega em Santos e depois na Bahia.
Foi membro da Sociedade Pártenon Literário, da Sociedade Ensaios Literários e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.  Na Bahia, integrou o Grêmio Literário e a Nova Cruzada. Era ligado ao positivismo.
Publicou Musa Moderna em 1885, iniciando a poesia científica no Rio Grande do Sul. Também escreveu sob o pseudônimo de Luciano de Aguiar.

Pearl S. Buck

Prémio Nobel de literatura 1938
Pearl Sydenstricker Buck, nascida Pearl Comfort Sydenstricker (Hillsboro26 de junho de 1892 — Danby6 de março de 1973), também conhecida por Sai Zhen Zhu (chinês: 賽珍珠) foi uma sinologista e escritora estadunidense.
Ganhadora do Prémio Pulitzer de 1932, recebeu o Nobel de Literatura de 1938.



Ayn Rand

Ayn Rand, nascida Alisa Zinov'yevna Rosenbaum (em cirílico russo :Алиса Зиновьевна РозенбаумSão Petersburgo2 de fevereiro de 1905— Nova Iorque6 de Março de 1982) foi uma escritoradramaturgaroteiristafilósofa norte-americana de origem judaico-russa, mais conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado de Objetivismo, e por seus romances The Fountainhead (que foi lançado no Brasil com o título de "A Nascente" e deu origem a um filme homónimo conhecido no Brasil por "Vontade Indômita") e Atlas Shrugged (no Brasil, "Quem é John Galt ? " , inicialmente lançado em 1987, e posteriormente relançado em 2010, como "A Revolta de Atlas" ). Nascida e educada na Rússia, Rand emigrou para os Estados Unidos em 1926. Ela trabalhou como roteirista em Hollywood e teve uma peça produzida na Broadway, em 1935-1936. Ela alcançou a fama com seu romance The Fountainhead, publicado em 1943, que em 1957 foi seguido por seu melhor e mais conhecido trabalho, o romance filosófico Atlas Shrugged.
Sua filosofia e sua ficção enfatizam, sobretudo, suas noções de individualismo, autossustentação e capitalismo. Seus romances preconizam o individualismo filosófico e liberalismo econômico. Ela ensinava:
  • Que o homem deve definir seus valores e decidir suas ações à luz darazão;
  • Que o indivíduo tem o direito de viver por amor a si próprio, sem ser obrigado a se sacrificar pelos outros e sem esperar que os outros se sacrifiquem por ele;
  • Que ninguém tem o direito de usar força física para tomar dos outros o que lhes é valioso ou de impor suas ideias sobre os outros.
Um admirador de Ayn Rand, David Nolan, organizou, em 1971, o Partido Libertário Americano, cujo programa original tinha os traços que ela mesma defendia nos anos 40. Apesar disso, ela brigou com libertários como Murray Rothbard pelo fato da sua filosofia ser oposta a da escola austríaca.
Um de seus principais pupilos foi Alan Greenspan, mais tarde presidente daReserva Federal (o sistema de bancos centrais dos Estados Unidos).

Pierre Moinot

Pierre Moinot (FressinesPoitou29 de Março de 1920 — Paris6 de Março de 2007) foi um romancista e académico francês.
Recebeu o Prémio Femina em 1979 por Le Guetteur d'ombre e foi eleito membro da Académie française em 1982, onde ocupou a cadeira 19 até à sua morte.
Moinot nasceu e foi criado na região de Poitou, a qual se tornaria tema de inspiração para muitas das suas obras.
Foi mobilizado para a Segunda Guerra Mundial e chegou a ser feito prisioneiro. Participou na Resistência em Grenoble e tomou parte nas campanhas armadas francesas a Itália, antes de desmbarcar na Provença em 1944.
Em 1966 foi nomeado director das artes e das letras.
Paralelamente ao seu brilhante percurso de homem público, nomeadamente no meio do audiovisual na década de 1970, prosseguiu uma obra literária exigente, marcada por um estilo clássico rigoroso.
Publica o seu primeiro romance, "Armes et bagages" em 1952; em 1954 obtém o Grande Prémio do Romance da Académie française por "La Chasse ­royale". Em 1979 recebe o Prémio Femina com o seu romance "Le Guetteur d'ombres".
Pierre Moinot faleceu em Paris, aos 86 anos de idade.

Efemérides/6 de março

Sem comentários:

Enviar um comentário