sexta-feira, 6 de março de 2015

Entrevista a Susana Esteves Nunes, autora de "Caminho Traído e A Força do Destino"


Susana Esteves Nunes, nasceu no coração da bonita cidade de Lisboa, no dia 04 de Agosto de 1976. Nem sempre foi uma apaixonada pela língua de Camões, mas confessa que, ao longo dos anos, a leitura e a escrita se tornaram um vício. A paixão pela leitura nunca se sobrepôs à vontade de escrever histórias. Foi então, que no ano de 2012, lançou o seu primeiro romance, com o título, “A Força do Destino”. Depois de vários acontecimentos que permitiram que se dedicasse a cem por cento à escrita, a autora, lança agora o seu segundo romance. “Caminho traído”.

O Marcas de Leitura esteve à conversa com Susana Nunes autora de CAMINHO TRAÍDO e A FORÇA DO DESTINO.
Obrigada Susana, pelas simpáticas e amáveis palavras com que nos brindou e pelo tempo que nos concedeu.



1) Fale-nos um pouco sobre si. Quem é a Susana?

Defino-me como uma apaixonada pela vida, pelas pessoas, pelos animais, pelos livros e pela escrita. 

2) Como começou a sua paixão pela literatura?

Diria que desde sempre J

3) Quando e como surgiu o gosto pela escrita?

Desde muito nova que tinha o hábito de desabafar na escrita. Nessa altura estava longe de pensar que um dia ia editar um livro. (o que veio a acontecer em 2012/2014). No entanto sempre tive esse desejo. (Penso que muitas pessoas têm esse desejo oculto). A escrita entrou na minha vida (de forma mais ativa) numa altura em que tudo na minha vida se virou do avesso! E que bom que tudo se virou do avesso J Na altura não compreendi muito bem… Mais tarde percebi que era a altura certa para me dedicar ao que realmente gosto de fazer. Embora tenha a consciência do longo percurso que tenho pela frente (muita coisa a aprender nesta vida literária) é aqui que me sinto realizada. Por essa razão agradeço as contrariedades da vida, pois foram elas que me levaram ao caminho da felicidade J

 4) Faz da escrita a sua profissão ou não?

Neste momento sim.

5) De onde surgem os seus personagens, imaginação ou realidade?

Normalmente imaginação. Gosto disso mesmo, inventar personagens e criar histórias. No entanto gosto de incluir personagens com historias de vida e temas bem reais da nossa sociedade.

6) Tem algum personagem favorito?

Sim. A Maria Eduarda e O João Pedro. Do meu primeiro livro “A Força Do Destino”. Talvez por terem sido as primeiras personagens que criei. (E completando a sua anterior questão), o João Pedro foi inspirado num irmão que não conheci. Morreu mesmo antes de eu nascer. Acho que tentei dar-lhe vida neste meu primeiro projeto literário. Talvez por isso lhe tenha um carinho especial. 

7) Já alguma vez se deparou com alguém a ler um livro seu? Se sim, como se sentiu?

Não. Mas gostava muito J O mais aproximado disso foi fotografias enviadas por leitores a lerem os meus livros.

 8) Qual a sensação, ao deslocar-se a uma superfície comercial, e ver os seus livros à venda?

Inenarrável J Infelizmente não está disponível em todos as livrarias. No entanto, quando acontece, fico muito reconhecida, pois sei que apostaram no meu trabalho e de alguma forma o valorizam. No entanto também existe a insegurança. Sei que tenho um longo percurso a caminhar… muita coisa para acrescentar a esta minha nova condição de autora, ou “contadora de histórias” como gosto de dizer J O livro estar disponível para venda significa também estar disponível para críticas. Criticas que, quando bem fundamentadas, me ajudam muito a crescer. 
  
9) Quando está a escrever um livro partilha a história com alguém?

No primeiro livro não. No segundo já partilhei um pouco, e confesso que vou passar a pedir opiniões com mais frequência.
No primeiro livro "A Força do Destino" confesso que não partilhei por insegurança e algum pudor, acabando por apenas partilhar com uma revisora, mas rapidamente percebi que foi um erro. (Aproveito para me desculpar com os leitores relativamente à péssima revisão que a própria revisora fez). Mas a vida é feita de contrariedades, e acredito que um dia terei possibilidade de reverter a situação. No entanto percebi que o deveria ter partilhado com mais alguém. Até porque se trata de uma narrativa que ficou com muito espaço para se poder desenvolver, caso tivesse havido a tal partilha de opiniões teria optado com certeza por uma narrativa mais desenvolvida. (pois foi uma das críticas que me apontaram). Acaba por ser um livro com opiniões muito díspares, ou se gosta muito ou não se gosta nada.

 10) Quando termina de escrever um livro, qual a sensação?

Uma sensação de perda. Por norma demoro cerca de um ano a escrever um livro. São muitas semanas, muitas horas, muitos meses a “conviver” com todos aqueles personagens. Parece estranho, bem sei que sim, mas é uma realidade incontornável. Talvez com o tempo mude… mas não acredito muito que isso venha a acontecer.

11) Qual o seu autor e livro preferido?

No género romance (puro e duro) “As Palavras que nunca te direi” de Nicholas Sparks.
Também gosto muito de Lesley Pearse. Um género diferente que me fascinou à primeira leitura. Talvez pela carga que a autora coloca em todos os seus personagens. Normalmente mulheres fortes com histórias carregadas de emoção. Gosto muito de alguns autores Portugueses (novos autores que começaram a aparecer recentemente). Não vou destacar nenhum para não ferir suscetibilidades, pois alguns deles são meus amigos J Creio que são realmente bons e desejo o maior sucesso para todos.

12) Como vê o momento actual da Literatura em Portugal?

Infelizmente de forma muito negativa. Quando não é pelo pouco hábito de leitura, é pela pouca oportunidade que se dá aos autores Portugueses.

13) Como vê a divulgação dos bloggers literários?

Agradeço a todos os bloggers a divulgação que fazem dos meus livros e dos autores Portugueses a nível geral. Como já referi, agradeço todas as críticas que leio. As positivas são Ótimas (Sempre mais agradáveis de ler J) As negativas, quando bem fundamentadas, são ainda melhores, pois ajudam-me a crescer como autora.
Por outro lado ajudam muito a promover os escritores Nacionais e internacionais. Dão-nos a conhecer novas histórias, novos caminhos literários e promovem o incentivo à leitura. Obrigada por isso J
 
14) Quer deixar alguma mensagem especial aos seguidores do blog Marcas de Leitura?
Sim. Antes de mais, gostava de agradecer o facto de terem disponibilizado um pouco do vosso tempo para ler esta entrevista, pois se estão a ler esta resposta é sinal de que já leram todas as respostas anteriores  J Gostava também que todos os leitores tivessem oportunidade de ler os meus livros e deixar posteriormente as suas opiniões. Dessa forma estão a ajudar-me a crescer como autora. 
Obrigada pela entrevista, Manuela J
Eu é que agradeço o tempo que nos concedeu e as simpáticas e amáveis palavras com que nos brindou.
Susana desejo-lhe os maiores sucessos!
Bem haja :)


Sem comentários:

Enviar um comentário