sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Efemérides 27 de fevereiro

Moacyr Scliar

Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre23 de março de 1937
 — Porto Alegre, 27 de fevereiro de 2011) foi um escritor 
brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Sua prolífica obra consiste de contosromancesensaios 
literatura infanto juvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.









Henry Wadsworth Longfellow 
(PortlandMaineEUA27 de fevereiro de 1807 – 











Prémio Nobel da literatura 1962
John Ernst Steinbeck, Jr. (Salinas27 de fevereiro de 1902
 — Nova Iorque,20 de dezembro de 1968) foi um escritor 
As suas obras principais são A Leste do Paraíso (PT) ou A Leste do Éden(BR) (East of Eden, 1952) e As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1939). Foi membro da Ordem DeMolay. Recebeu o Nobel de Literatura de 1962.
Ainda muito jovem, por influência dos pais, leu DostoiévskiMiltonFlaubert eGeorge Eliot. Terminou o curso secundário no Salinas High School, em 1919. No ano seguinte, ingressou na Universidade de Stanford, exercendo várias profissões para custear os estudos. Em 1925, empregou-se no jornal American de Nova York, e vasculhou a cidade em busca de um editor para seus livros ainda não escritos. Estreou na literatura com A Taça de Ouro(1929), biografia romanceada do bucaneiro Henry Morgan, já marcada por seu característico estilo alegórico.
Publicou em seguida Pastagens do céu (1932) e A Um Deus Desconhecido(1939). Esses primeiros livros não lhe asseguraram a profissionalização como escritor. Em 1935 firmou-se como autor de prestígio com Boêmios Errantes, que recebeu a medalha de ouro do Commonwealth Club de São Francisco como melhor livro californiano do ano. Os três mais importantes romances de Steinbeck foram escritos entre 1936 e 1938: Luta Incerta (1936), descreve uma greve de trabalhadores agrícolas na Califórnia; Ratos e Homens (1937), que seria transportado para o cinema e para o teatro, analisa as complexas relações entre dois trabalhadores migrantes;As Vinhas da Ira (1939), considerado sua obra-prima, conta a exploração a que são submetidos os trabalhadores itinerantes e sazonais, através da história da família Joad, que migra para a Califórnia, atraída pela ilusória fartura da região. Essa trágica odisséia recebeu o prêmio Pulitzer e foi levada à tela por John Ford em 1940.
A obra de Steinbeck inclui ainda Caravana de Destinos (1944), A Pérola (1945/47), O Destino Viaja de Ônibus (1947),Doce Quinta-feira (1954), O Inverno de Nossa Desesperança (1961), Viagens com Charley (1962).
Steinbeck teve 17 de suas obras adaptadas para filme por Hollywood. Alcançou também grande sucesso como escritor para filmes, tendo sido indicado em 1944 ao Óscar de melhor história* pelo filme Um Barco e Nove Destinos (Lifeboat) deAlfred Hitchcock.

Lawrence Durrell

Lawrence George Durrell (Jalandhar27 de Fevereiro de 1912
 — Sommières7 de Novembro de 1990) foi um romancista
poeta e dramaturgo britânico nascido na Índia.
A sua obra mais famosa é Quarteto de Alexandria, uma tetralogia composta pelos livros Justine (1957), Balthazar 




Armando Baptista-Bastos

Armando Baptista-Bastos (Lisboa27 de Fevereiro 
de 1934) é um jornalista e escritor português.
Estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e no Lycée Français Charles Lepierre, em Lisboa. Iniciou a sua carreira profissional na redacção de O Século passando, de seguida, a subchefe de redacção de O Século Ilustrado. Foi redactor de outros jornais, como O Diário
RepúblicaEuropeuAlmanaque,Seara NovaGazeta Musical e Todas as Artes
ÉpocaSábado e Diário Popular, onde permaceu por duas décadas. Foi correspondente da Agence France-Presse, em Lisboa. Assinou ainda várias colunas no Jornal de NotíciasA Bola,Tempo Livre e, como crítico, colaborou com o Jornal de Letras, Artes e Ideias, o Expresso, o Jornal do Fundão, o Correio do Minho e o Diário Económico. Fundou ainda o semanário O Ponto, periódico que registou uma série de entrevistas semanais. Na rádio leu as suas crónicas, nomeadamente na Antena 1 e na Rádio Comercial. Actualmente é colunista do Diário de Notícias e do Jornal de Negócios.
Na televisão deu-se a conhecer como apresentador, na década de 1990, do programa Conversas Secretas na SIC. A convite do jornal Público, realizou uma série de dezasseis entrevistas sob a designação «Onde é que você estava no 25 de Abril?», posteriormente editadas em CD-ROM.

Efemérides/27 de fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário