Joaquim Pedro de Oliveira Martins
Joaquim Pedro de Oliveira Martins (Lisboa, 30 de Abril de
Oliveira Martins é uma das figuras-chave da história portuguesa contemporânea. As suas obras marcaram sucessivas gerações de portugueses, tendo influenciado vários escritores do século XX, como António Sérgio, Eduardo Lourenço ou António Sardinha.
Juhan Liiv
Juhan Liiv (Alatskivi, 30 de abril de 1864 – Kavastu-Koosa, atual Luunja, Tartumaa, 1 de dezembro de 1913) foi um poeta e escritor estoniano. É considerado um dos mais famosos poetas da Estônia.
Carlos Frederico Werneck de Lacerda (Rio de Janeiro, 30 de abril de 1914 – Rio de Janeiro, 21 de maio de 1977) foi um jornalista e político brasileiro. Foi membro da União Democrática Nacional (UDN), vereador (1945), deputado federal (1947–55) e governador do estado da Guanabara(1960–65). Fundador em 1949 e proprietário do jornal Tribuna da Imprensa e criador, em 1965, da editora Nova Fronteira.
Petrus Scriverius, a forma latinizada de Peter Schrijver ou Schryver (Amsterdã, 12 de janeiro de 1576 - Oudewater, 30 de abril de 1660), foi um escritor neerlandês e académico
e operetas contra o absolutismo e a aristocracia do seu país. Também escreveu poesia,ensaios e romances.
Alfred Edward Housman (Worcestershire, 26 de Março de 1859 — Cambridge, 30 de Abril de 1936) foi um poeta inglês.
Em suas obras líricas aliou a pureza do classicismo a uma inspiração romântica, triste e quase fatalista. Trabalhou por dez anos no escritório de brevés britânico. A seguir, foi professor de latim na University College, em Londres, passando depois para a Universidade de Cambridge.
Publicou uma grandiosa edição de Manílio e textos críticos de Juvenal e de Lucain. Sua primeira coletânea de versos tornou-o famoso: Um garoto de Shrospshire, de 1896. Escreveu também Últimos poemas, em 1922, Ainda alguns poemas e dois ensaios, dos quais o mais interessante e discutido foi O nome e a natureza da poesia, de 1933.
Jean-François Revel
Jean-François Revele Paris (Marselha, 19 de janeiro
Embora tenha sido socialista até 1970, Revel foi, até o fim de sua vida, um dos mais acesos críticos do marxismo e das esquerdas na intelectualidade francesa. No seu livro A Grande Parada, Revel procura elucidar os motivos para a sobrevivência da ideologia socialista mesmo após a queda do Muro de Berlim e do fim da URSS.
Outros livros de grande destaque do autor são Nem Marx, Nem Jesus e A Obsessão Antiamericana.
Ernesto Sabato (Rojas, 24 de junho de 1911 – Santos Lugares, 30 de abril de 2011) foi um romancista, ensaísta e artista plástico argentino.
Sabato foi vencedor do Prêmio Cervantes de Literatura (1984) e um dos maiores autores argentinos do século XX.
Sem comentários:
Enviar um comentário