sábado, 4 de julho de 2015

Efemérides 4 de julho

Alice no País das Maravilhas

Alice's Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas) é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense.
O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurda característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.
Este livro possui uma continuação Alice do Outro Lado do Espelho, e ambos influenciam ainda diversos autores e filmes como A Liga Extraordinária, deAlan Moore e Sandman, de Neil Gaiman.

Monteiro Lobato

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté18 de abril de 1882 – São Paulo4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos.
Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance,O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado emDireito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles no livro Urupês,obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também noBrasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.
Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Emília no País da GramáticaMemórias da EmíliaO Poço do Visconde, e A Chave do Tamanho.
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e O Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo, no Brasil, apenas por empresas brasileiras.

Christian Fürchtegott Gellert

Christian Fürchtegott Gellert (Haunichen, 4 de julho de 1715 — Leipzig13 de dezembro de 1769) foi um escritor alemão do século XVIII.
Gellert foi um dos principais representantes do iluminismo pietista.







Nathaniel Hawthorne

Nathaniel Hawthorne (Salem4 de Julho de 1804 - Plymouth19 de Maio de 1864) foi um escritor norte-americano, considerado o primeiro grande escritor dos Estados Unidos e o maior contista
 de seu país, sendo o responsável por tornar decisivamente o puritanismo americano um dos temas centrais da tradição gótica.






Emílio Nunes Correia de Meneses (Curitiba4 de julho de 1866 — Rio de Janeiro6 de junho de 1918) foi um jornalista e poeta parnasiano brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras e mestre dos sonetos satíricos. Para Glauco Mattoso, o poeta paranaense é o principal poeta satírico brasileiro após Gregório de Mattos.




Adolfo Vítor Casais Monteiro GCL (Porto4 de Julho de 1908 - São Paulo,23 de Julho/24 de Julho de 1972) foi um poetacrítico e novelista português.

Samuel Richardson (19 de agosto de 1689 - 4 de julho de 1761) foi um escritor e editor inglês do século XVIII. É mais conhecido por seus três romances epistolaresPamela: Or, Virtue Rewarded (Pamela: ou, a virtude recompensada — 1740), Clarissa: Or the History of a Young Lady (Clarissa: ou a história de uma jovem — 1748) e The History of Sir Charles Grandison (A História de Sir Charles Grandison — 1753). Richardson foi um consagrado impressor e editor por grande parte da vida e publicou quase 500 obras diferentes, incluindo revistas.
Richardson perdeu sua primeira esposa, juntamente com seus cinco filhos, e acabou casando novamente. Embora com sua segunda esposa tivesse quatro filhas que chegaram à vida adulta, não tiveram um herdeiro homem para continuar gerindo a gráfica e editora. Enquanto sua gráfica ia aos poucos decaindo, aos 51 anos escreveu seu primeiro romance e imediatamente se tornou um dos escritores mais populares e admirados de seu tempo.
Conheceu figuras de destaque na Inglaterra do século XVIII, incluindo Samuel Johnson e Sarah Fielding. No mundo literário de Londres, foi rival de Henry Fielding, e os dois reagiram aos estilos literários um do outro em seus próprios romances.
Richardson foi um dos autores incluídos no Index Librorum Prohibitorum, uma lista criada pelo papa contendo os nomes dos livros que os católicos não estavam autorizados a ler.
Denis Diderot escreveu uma grande homenagem a Richardson, Éloge de Richardson (Elogio a Richardson) no Journal etranger em janeiro de 1762: Ô Richardson ! on prend, malgré qu’on en ait, un rôle dans tes ouvrages, on se mêle à la conversation, on approuve, on blâme, on admire, on s’irrite, on s’indigne. (Ó, Richardson, querendo ou não, desempenhamos um papel em suas obras, nos metemos na conversa, aprovamos ou criticamos, admiramos, nos irritamos, nos indignamos.)
A retidão moral que havia de se revelar fortemente em Pamela era já evidente na primeira obra de Richardson, The Apprentice’s Vade Mecum (O vade mecum do aprendiz). Assim como as moças eram instruídas sobre as recompensas da virtude em Pamela, o manual de Richardson para os rapazes era uma lição sobre os prêmios do trabalho.
As obras de Richardson não foram traduzidas para o português.

Cláudio Manuel da Costa

Cláudio Manuel da Costa (Vila do Ribeirão do CarmoMinas Gerais5 de junho de 1729 — Vila RicaMinas Gerais4 de julho de 1789) foi um jurista e poeta do Brasil Colônia
Destacou-se pela sua obra poética e pelo seu envolvimento na Inconfidência Mineira. Foi também advogado de prestígio, fazendeiro abastado, cidadão ilustre, pensador de mente aberta e amigo do Aleijadinho, a quem teria possibilitado o acesso às bibliotecas clandestinas que seriam mais tarde apreendidas aos Inconfidentes.
Como poeta, transitou entre o Barroco - marca dos seus escritos de juventude, enquanto era estudante de Cânones na Universidade de Coimbra (1749) - e o Arcadismo - a partir do seu contato com o iluminismo, que concebia práticas mais racionais nas belas-letras.
Especula-se que tenha traduzido A Riqueza das Nações, de Adam Smith, para o português. Há quem afirme ter tido ligações com os Illuminati, sociedade secreta de cunho iluminista criada na Baviera e que teria influenciado inúmeras revoluções.

François-René de Chateaubriand

François-René de Chateaubriand (nome completo 
François René Auguste de ChateaubriandSaint-Malo4 de Setembro de 1768 — Paris4 de Julho de 1848), também conhecido como visconde de Chateaubriand, foi um escritor, ensaísta,diplomata e político francês que se imortalizou pela sua magnífica obra literária de carácter pré-romântico. Pela força da sua imaginação e o brilho do seu estilo, que uniu a eloquência ao colorido das descrições, Chateaubriand exerceu uma profunda influência na literatura romântica de raiz europeia, incluindo a lusófona.
"As ciências explicam tudo para a inteligência e nada para o coração"

Efemérides/4 de julho


Sem comentários:

Enviar um comentário