sábado, 18 de julho de 2015

Efemérides 18 de julho

António Vieira

António Vieira ou Antônio Vieira (Lisboa6 de fevereiro de 1608 — Salvador18 de julho de 1697), mais conhecido como Padre António Vieira ou Padre Antônio Vieira, foi um religiosofilósofoescritor e orador português 
Uma das mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a sua evangelização. Era por eles chamado de "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi).
António Vieira defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.
Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e português. As universidades frequentemente exigem a sua leitura.

Tristan Corbière

Tristan Corbière, chamado Édouard-Joachim Corbière (Coat-Congar de Comuna francesaMorlaix (Finisterre), 18 de Julho de 1845 - 01 março de 1875) foi um poeta francês. Viveu a maior parte de sua vida no mesmo lugar, e aí recebeu o apelido pelo qual ficou conhecido. Faleceria de tuberculose com a idade de 29 anos.
Ele era um poeta cujo trabalho era pouco conhecida até que Paul Verlaine o incluiu no seu poema em prosa do ensaio Os poetas malditos (Les Poètes maudits, 1883). Porém, a recomendação de Verlaine foi suficiente para levar seu trabalho à luz pública e estabelecê-lo como um dos mestres reconhecidos do Simbolismo.
O único trabalho publicado durante sua vida apareceu in Les amours jaunes , 1873. É um livro de poemas em que o lirismo descritivo, o reflexo da atração que despertaram no autor o oceano, a terra e o povo da Bretanha se unem a originais traços formais, presididos pelo sarcasmo, a crítica irônica e o espírito de rebelião.
Sua poética é considerada precursora do Surrealismo e influenciou a sintaxe dos poemas fragmentados de Ezra Pound.

Nathalie Sarraute

Nathalie Sarrautepseudônimo de Natacha Tcherniak 
(Ivanovo18 de julho de 1900 — Paris19 de outubro de 1999) foi uma advogada e escritora francesa nascida na Rússia.













Clifford Odets (Filadélfia18 de julho de 1906 — Los Angeles18 de agosto de 1963) foi um roteiristadiretor
Em 1944 dirigiu Ethel Barrymore e Cary Grant no filme que deu à atriz o Oscar de melhor atriz coadjuvanteNone But the Lonely Heart (exibido no Brasil como "Apenas um coração solitário").



Yevgeny Yevtushenko

Yevgeny Aleksandrovich Yevtushenko (em russoЕвге́ний Алекса́ндрович Евтуше́нко18 de julho de 1933) é um poeta 
Escreveu, entre outros, os poemas Stantsiia Zima (Estação Zima, 1956) e Mamãe e a bomba atômica (1984), em que expressa suas convicções pacifistas.



Gilberto Freyre

Gilberto de Mello Freyre KBE, (Recife15 de março de 1900 — Recife,18 de julho de 1987) foi um polímata brasileiro. Como escritor, dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia,antropologia e história. Foi também autor de ficção, jornalistapoeta e pintor.
É considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX.
Recebeu da Rainha Elizabeth II o título de Sir, sendo um dos poucos brasileiros detentores desta alta honraria da coroa britânica.
Sobre Freyre, falou Monteiro Lobato: "O Brasil do futuro não vai ser o que os velhos historiadores disserem e os de hoje repetem. Vai ser o que Gilberto Freyre disser. Freyre é um dos gênios de palheta mais rica e iluminante que estas terras antárticas ainda produziram".

João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro ComM (Itaparica23 de janeiro de 1941 — Rio de Janeiro18 de julho de 2014) foi um escritorjornalista,roteirista e professor brasileiro, formado em direito e membro da Academia Brasileira de Letras. Foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha. É autor de romances como Sargento GetúlioO Sorriso do LagartoA Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos, e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987. Era pai do ator e apresentador Bento Ribeiro.


Efemérides/18 de julho



Sem comentários:

Enviar um comentário