terça-feira, 7 de julho de 2015

Efemérides 7 de julho

Guerra Junqueiro

Abílio Manuel Guerra Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta15 de setembro de 1850 — Lisboa7 de julho de 1923) foi alto funcionário administrativo, político, deputado,
jornalistaescritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada "Escola Nova". Poeta panfletário, a sua poesia ajudou a criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República. Foi entre 1911 e 1914 o embaixador de Portugal na Suíça (o título era "ministro de Portugal na Suíça"). Guerra Junqueiro formou-se em direito na Universidade de Coimbra.




Arthur Ignatius Conan Doyle KGStJDL (Edimburgo22 de maio de 1859 — Crowborough, 7 de julho de 1930 ) foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um renovado e prolífico escritor cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.
Arthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.



Artur de Azevedo

Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo (São Luís7 de julho de 1855 — Rio de Janeiro22 de outubro de 1908) foi um dramaturgopoetacontista e jornalista brasileiro.







Lion Feuchtwanger [ˈli:ɔn ˈfɔ͡ø̯çtˌv̥aŋɐ] (Munique7 de Julho de 1884 — Pacific Palisades21 de Dezembro de 1958) foi um escritor alemão liberal e de esquerda que se tornou famoso durante o tempo da República de Weimar, onde se situam vários dos seus romances. De origem judaica, foi obrigado a fugir da Alemanha em 1933, ano da chegada ao poder de Adolf Hitler. Seus livros constavam da lista da Bücherverbrennung. Viveu depois no exílio, prosseguindo o seu trabalho como escritor. Em França, durante os tempos do regime de Vichy esteve preso num campo de internamento em Les Milles, perto de Aix-en-Provence, de onde conseguiu fugir com a ajuda de sua mulher, Marta. Fugiu via Portugal para osEstados Unidos, onde continuou a escrever, com sucesso. Foi um dos acusados de comunismo pelo senador McCarthy.

Robert Anson Heinlein (Butler7 de julho de 1907 











Sem comentários:

Enviar um comentário