sexta-feira, 27 de maio de 2016

Retratos da Gente e Poética do Instante, Fotografias de Paulo Patoleia (opinião)




Retratos da Gente, é um livro interessante, profundo, intenso e cativante.
Rostos de ontem, de hoje e de amanhã. Rostos que passam e que deixam marcas, marcas profundas de essência entre a imagem do visível e do invisível. A natureza das figuras, a alma, o tempo e a vivência.
Em cada rosto há uma vida, um mistério, uma ilusão, uma memória, uma alegria e um sofrimento.
Como diz o autor “todo o livro tem a sua história” e este começa com um livro já publicado “Rostos Transmontanos” apresentado na Feira do Livro de Vila Nova de Foz Côa. 
Este livro tem a vantagem de estarmos página a página acompanhados de um olhar.
Este é um livro marcado pelo passado, presente e futuro.

Começo por um rosto de um olhar que parece atravessar fronteiras, obstáculos, atravessar novos horizontes e ir por aí além. Sim, por aí além-mar talvez, quem sabe não foi “pescador”! Lembra o rosto do Gigante Adamastor, que era um cabo de tormentas para que fosse dobrado (atravessado) pelos navegadores, tais não eram as dificuldades com que estes navegantes se deparavam ao passar este local. Hoje conhecido como Cabo da Boa Esperança,  e este olhar quem sabe não atravessou um mar de tormentos, para um dia algures encontrar a paz. São olhos sem limite, sem preguicite que mais parecem antracite.
Rostos que transbordam alegria, personalidade, força e genuinidade. Por detrás destes sorrisos existem motivos e momentos de alguma felicidade.
Rostos que revelam serenidade, autenticidade e tranquilidade. Mas, quem sabe por detrás destes olhares calmos, não existiram um mar de adversidades e outras situações complicadas como as dificuldades.
Rostos que  já não derramam mais lágrimas nem espalham mais sorrisos, os corações estão partidos e feridos. A alegria já lhe foi levada. Eles não vivem a vida, Eles simplesmente sobrevivem ao momento...
Pastores do campo que vivem longe de tudo e de todos, mas sempre com um cão à sua beira, estejam no monte ou perto da ribeira. Vidas de paz e harmonia e a felicidade por companhia. Os animais os seus melhores amigos que são a sua alegria.
Rostos tão tristes e melancólicos. A nostalgia que trazem no coração chegam aos olhos com emoção. O seu semblante, de saudade e de esperança, do que já passou ou do amanhã que ainda é longe demais. Saudades de uma esperança perdida no tempo. Saudades do passado e medo de um contratempo.
Semblantes longínquos e distantes ou será que estão expectantes. São alma perdidas e despedaçada de mágoas, mas também apaixonadas.

Obrigada ao Sr. José Joaquim Saraiva autor da legenda da foto da página 49, pela amabilidade e simpatia ao ter-me presenteado com este magnifico livro e pelos momentos agradáveis que passei durante a sua leitura.
Um livro que marca pela grandeza dos seus retratos e pela poesia que os autores aplicaram a cada imagem.

Dou os parabéns ao fotógrafo Paulo Patoleia porque soube captar os momentos de silêncio em que os sentimentos de cada olhar, são o reflexo do seu interior.


Recomendo este livro porque acredito que ninguém vai ficar indiferente a estes rostos, as estas imagens de tristeza, solidão, alegria, sonhos, saudade e sofrimento.






Sem comentários:

Enviar um comentário