Cláudio Manuel da Costa
Cláudio Manuel da Costa (Vila do Ribeirão do Carmo, Minas Gerais, 5 de junho de 1729 — Vila Rica, Minas Gerais, 4 de julho de 1789) foi um jurista epoeta do Brasil Colônia
Destacou-se pela sua obra poética e pelo seu envolvimento na Inconfidência Mineira. Foi também advogado de prestígio, fazendeiro abastado, cidadão ilustre, pensador de mente aberta e amigo do Aleijadinho, a quem teria possibilitado o acesso às bibliotecas clandestinas que seriam mais tarde apreendidas aos Inconfidentes.
Como poeta, transitou entre o Barroco - marca dos seus escritos de juventude, enquanto era estudante de Cânones na Universidade de Coimbra (1749) - e o Arcadismo - a partir do seu contato com o iluminismo, que concebia práticas mais racionais nas belas-letras.
Especula-se que tenha traduzido A Riqueza das Nações, de Adam Smith, para o português. Há quem afirme ter tido ligações com os Illuminati, sociedade secreta de cunho iluminista criada na Baviera e que teria influenciado inúmeras revoluções.
Esther Nunes Bibas
Esther Nunes Bibas (Vigia, 5 de junho de 1888 — Belém do Pará, 27 de outubro de 1972) foi uma escritora brasileira.
Filha de Gratuliano da Silva Nunes e da Professora Constantina da Costa Nunes, goza de grande prestigio em sua cidade natal. Tendo como parentes ilustres:, o tio, professor Bertoldo Nunes e, o primo, o poeta Tomás Nunes.
Durante o governo de Augusto Montenegro trabalhou no colégio Progresso Paraense.Ensinou em vários colegios do estado e também atuou como diretora.
Recebeu várias medalhas de honra ao mérito, inclusive a comemorativa do centenário da escola normal. Também recebeu o título de professora do ano da Sociedade Paraense de Educação. A Câmara Municipal de Belém, em sessão solene, lhe outorgou, em 1960, o tílulo de honra ao mérito.
Teve vários filhos entre eles:
- Gratuliano Nunes Bibas, major reformado da exército, pesquisador e escritor
- Teresinha Bibas, escritora e poeta.
Escreveu para os jornais: A Província do Pará, Folha do Norte, O Estado do Pará e em revistas da época.
Federico García Lorca
Formou-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais em1927 e participou da geração modernista de Belo Horizonte. Médico, foi dos poucos não-juristas a assinar o Manifesto dos Mineiros. Foi o maior memorialista da literatura brasileira, autor de sete livros: Baú de Ossos,Balão Cativo, Chão de Ferro, Beira Mar, Galo das Trevas, O Círio Perfeito, Cera das almas (póstumo, incompleto). Neles, Pedro Nava traçou um painel completo da cultura brasileira no século XX, incluindo costumes familiares e cultura popular.
Suas páginas sobre a medicina são das maiores da literatura brasileira. A Belo Horizonte dos anos vinte e o Rio Antigo aparecem em suas narrativas como uma força poética e uma profundidade observacional que muitas vezes se transformam em pura poesia, levando o leitor a um mundo mágico. Segundo Carlos Drummond de Andrade, "possuía essa capacidade meio demoníaca, meio angélica, de transformar em palavras o mundo feito de acontecimentos." Nava também possuía grande talento de pintor, e só não o foi profissionalmente por opção.
Cometeu suicídio com um tiro na cabeça aos 80 anos, numa praça do bairro da Glória, após ter atendido, em seu apartamento, a um misterioso telefonema. Cogita-se que Nava vinha sendo chantageado por um garoto de programa, informação encoberta pela imprensa à época. Ricardo Setti, em artigo publicado em Observatório da Imprensa, afirma que"Zuenir viu-se intensamente pressionado pelo meio cultural. De sua parte, considerava que o relato provinha de fonte pouco confiável. No final, passou as informações para a sede da revista em São Paulo, enviou a reportagem, contendo um curto parágrafo com a hipótese de chantagem sexual, mas manifestou vigorosamente sua oposição a que o parágrafo fosse publicado". Zuenir não colheu pessoalmente o relato do garoto de programa, mas os jornalistas que o fizeram consideraram seu testemunho bastante verossímil.
Tony Richardson
Cecil Antonio Richardson (Yorkshire, 5 de junho de 1928 — Los Angeles, 14 de novembro de 1991) foi um ator, escritor,produtor e diretor inglês.
feminista e professora universitáriafrancesa. Com várias obras publicadas, Cixous é poeta, dramaturga, filósofa, crítica literária e retoricista e possui diversos títulos honorários de universidades canadenses, irlandesas, britânicas e americanas. Nasceu em Orã, na época da Argélia Francesa, filha de pais de origem judaica.
Richard Russell Riordan, Jr. (San andreas Texas, 5 de junho de 1964), também conhecido simplesmente como Tio Rick, é um escritor norte-americano mais conhecido por escrever a série Percy Jackson & os Olimpianos. Ele também escreveu a série adulta de mistérios Tres Navarre. Ajudou a desenvolver os dez livros da série The 39 Clues e escreveu o primeiro livro da série, O Labirinto dos Ossos. Em 2012, ele completou uma trilogia focada emmitologia egípcia, As Crônicas dos Kane, e já publicou todos os cinco livros planejados da série Os Heróis do Olimpo, a continuação da série Percy Jackson e os Olimpianos, que foca na mitologia romana e grega. Ele também está escrevendo a série Magnus Chase and the Gods of Asgard, baseada namitologia nórdica. Atualmente mora com a mulher e dois filhos em Boston,Massachusetts. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco.
Riordan já é considerado por muitos jovens leitores o maior escritor teen, assim como a autora da série Harry Potter, J. K. Rowling.
Riordan é muito respeitado e tem muitos fãs pelo mundo inteiro, devido ao sucesso de seus livros.
O que muitos não sabem é que: seu avô materno Anthony Smith é sobrinho do celebre escritor George Orwell. Porém, as famílias Smith-Riordan e Orwell não têm ligação atualmente. Seu maior ídolo é o escritor alemão Joseph Kooling-Schnneider. Sua série "Os heróis do Olimpo" foi inspirada na mitologia grega, porém, usou a romana para fazer companhia a "Percy Jackson".
Quando era jovem devorou o volume único de As Crônicas de Nárnia em um único dia. Há alguns anos, disse em uma entrevista que seu sonho como escritor era escrever um livro sobre o Santo Graal. Ele afirmou ao jornal The New York Times que quando adolescente usou magia negra para enfeitiçar sua atual mulher. Embora, não acredita-se que daria certo e disse que o que fez ela estar com ele foi a força do destino.
Vicente do Rego Monteiro
Eugenio Montejo (Caracas, 1938 - Valência, 5 de junho, 2008) foi um poeta venezuelano, fundador da revista literária Azar e co-fundador da Revista Poesía, publicada pela Universidad de Carabobo. Ele foi investigador do Centro de Estudos Latino-Americana "Romulo Gallegos", em Caracas, e colaborador de uma grande quantidade de revistas nacionais e internacionais. Montejo recebeu em 1998 o Prêmio Nacional de Literatura e, em 2004, o Prémio Internacional de Poesia Octavio Paz e Composição. Um de seus poemas é citado no filme 21 gramas do diretor mexicano, Alejandro González Iñárritu.
Foi Adido Cultural na Embaixada de Venezuela, Venezuela em Portugal durante vários anos. Vários de seus poemas são cerca de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário