Pagu
Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, (São João da Boa Vista, 9 de junho de 1910
— Santos, 12 de dezembro de 1962) foi uma escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista e jornalista brasileira. Teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922, embora não tivesse participado da Semana de Arte Moderna, tendo na época apenas doze anos de idade. Militante comunista, foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas.
Charles John Huffam Dickens (Landport, Portsmouth, 7 de fevereiro de 1812 — Gravesham, Kent, 9 de junho de 1870) foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adoptou o pseudónimo Boz. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros actuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.
Entre os seus maiores clássicos estão "David Copperfield" e "Oliver Twist".
Daniel Heinsius
- Haia, 25 de Fevereiro de1655) escritor e poeta neerlandês, foi um dos acadêmicos mais famosos do Renascimento nos Países Baixos.
José Gomes Ferreira GOSE • GOIH (Porto, 9 de Junho de 1900 — Lisboa, 8 de Fevereiro de 1985) foi um escritor e poeta português, filho do empresário e benemérito Alexandre Ferreira e pai do arquitecto Raul Hestnes Ferreira e do poeta Alexandre Vargas Ferreira.
Atuou como ambulante, marceneiro e foi candidato a deputado federal. Instalou em 1942, em Guarabira, uma pequena tipografia de nome "Tipografia e Folhetaria Santos", que foi transferida para a cidade de Campina Grande em 1957, que depois de modernizada passou a chamar A Estrella da Poesia. Nestes locais imprimiu seus folhetos no gênero Literatura de cordel.
Recebeu o prêmio de melhor poeta popular do Brasil em 1975, concedido pela Universidade Regional do Nordeste, na cidade de Campina Grande, Paraíba.
Miguel Ángel Asturias
Prémio Nobel da Literatura 1967
Miguel Ángel Asturias Rosales (Cidade da Guatemala, 19 de Outubro de 1899 — Madrid, 9 de Junho de 1974) foi um escritor e diplomata guatemalteco.
Em 1965 foi-lhe atribuído o Prêmio Lenin da Paz e em 1967 o Nobel de Literatura.
Sem comentários:
Enviar um comentário