Ira Levin
Ira Levin (Nova Iorque, 27 de agosto de 1929 — Nova Iorque, 12 de novembro de 2007) foi um escritor, dramaturgo e autor de letras de canções dos Estados Unidos.
A sua obra mais conhecida é o romance Rosemary's Baby, que foi adaptado ao cinema por Roman Polanski (com o título em língua portuguesa de O Bebê de Rosemary).
Também escreveu Os Meninos do Brasil, depois também levado ao cinema, dirigido por Franklin J. Schaffner e estrelado por Laurence Olivier, Gregory Peck e James Mason.
Theodore Dreiser
Theodore Herman Albert Dreiser (Terre Haute, Indiana, 27 de agosto, de 1871– 28 de dezembro de 1945) foi um escritor e ativista político norte-americano. Sucedeu Frank Norris como o escritor mais representativo do naturalismo nos Estados Unidos.
Seu pai era um imigrante alemão católico, enquanto a mãe pertencia a uma comunidade menonita de agricultores estabelecidos em Dayton, Ohio, tendo sido repudiada após seu casamento e conversão ao catolicismo. Theodore era o 12º de 13 filhos - o nono de dez sobreviventes.
De 1889–1890, Theodore freqüentou a Universidade de Indiana, antes de ser reprovado. Por vários anos, escreveu para o jornal Chicago Globe and depois para o St. Louis Globe-Democrat.
O seu primeiro romance, Sister Carrie (1900), conta a história de uma mulher que troca a vida do campo por uma vida fútil na cidade de (Chicago, Illinois). O segundo romance, Jennie Gerhardt, foi publicado no ano seguinte. Grande parte da obra subseqüente de Dreiser trata de injustiças sociais.
Seu primeiro sucesso comercial, Uma Tragédia Americana (1925), é a história de um jovem de caráter instável surpreendido por acontecimentos que o levam à execução por assassinato. O romance deu origem a um filme em 1931 e novamente em 1951.
Dreiser não é tão apreciado por seu estilo mas sobretudo pelo realismo de seu trabalho, pela construção dos personagens e por seus pontos de vista sobre o estilo de vida americano. Teve grande influência sobre a geração de escritores americanos que se seguiu à sua.
Politicamente , Dreiser envolveu-se com várias campanhas contra a injustiça social, incluindo o linchamento do sindicalista Frank Little, um dos líderes da Industrial Workers of the World, o caso Sacco and Vanzetti, a deportação de Emma Goldman e a condenação do líder sindical Thomas Mooney.
Em 1935 a associação das bibliotecas de Warsaw, Indiana ordenou a queima de todos os trabalhos de Dreiser existentes nos acervos.
Dreiser, um militante socialista ou antes, comunista, escreveu vários livros de não-ficção sobre quetões políticas, dentre os quais Dreiser Looks at Russia (1928), sobre sua viagem à União Soviética, em 1927, Tragic America (1931) e America is Worth Saving (1941). Elogiou a União Soviética sob Stalin durante o Grande Terror e a alinça com Hitler.
Filiou-se ao Partido Comunista Americano em agosto de 1945. Em dezembro, faleceu em Hollywood, de ataque cardíaco, aos 74 anos. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Glendale, Los Angeles, nos Estados Unidos.
C. S. Forester
Cecil Scott Forester, pseudônimo de Cecil Louis Troughton Smith (Cairo, 27 de agosto de 1899 — Fullerton, 2 de abril de 1966) foi um escritor britâniconascido no Egito.
Ficou conhecido pelos contos de aventura sobre temas militares. Suas obras mais famosas são os onze livros da série Horatio Hornblower, que se passa naera napoleônica, e The African Queen, publicado em 1935 e filmado em 1951 por John Huston. Suas novelas A Ship of the Line e Flying Colours foram premiadas em 1938 com o James Tait Black Memorial Prize para ficção. É autor também de duas novelas policiais e dois livros infantis.
É uma das duas únicas pessoas que se conhece que tenham lido duas edições diferentes da Encyclopædia Britannica, o outro é o comerciante Amos Urban Shirk.
Eugène Fromentin
Eugène-Samuel-Auguste Fromentin (La Rochelle, 24 de outubro de 1820 —27 de agosto de 1876) foi um pintor e escritor francês.
Dom Hélder Pessoa Câmara OFS (Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909 —Recife, 27 de agosto de 1999) foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar no Brasil. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres, e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário