José Maria do Amaral
José Maria do Amaral Filho (Rio de Janeiro, 14 de março de 1812 — Niterói, 23 de setembro de 1885) foi um poeta brasileiro.
Foi conselheiro do Império, estudou Medicina e Direito em Paris. Começou a publicar suas primeiras obras no Rio de Janeiro, desde 1830, no ano seguinte escreveu no jornal O Nacional. Ao deixar a diplomacia fundou o periódico O Espectador da América do Sul.
Militou na imprensa a favor da República. Segundo José Veríssimo, comentado a obra desse poeta: "Os seus sonetos, nunca reunidos em volume, são talvez como tais, e como poesia subjetiva, o que melhor deixou essa geração".
Théodore de Banville
francês .
Discípulo de Vitor Hugo, publicou em 1842 sua primeira coletânea de versos: Les Cariatides, pela qual passou a ser especialmente considerado entre os homens de letras. Dois anos depois, publicou um segundo livro de versos: Les Stalactites, cujo sucesso foi ainda maior.
Tornou-se realmente conhecido após a publicação, em 1857, de suas famosas Odes Funambulesques. Publicou em 1867 Éxilés, que é considerada sua melhor obra. Escreveu ainda várias peças para teatro, entre elas Cousin du Roi (1857 eSocrate et Sa Femme (1885). Também escreveu Petit Traité de Poésie Française(1872). Banville foi um dos últimos poetas românticos da França.
Alexandre Braga
Alexandre José da Silva Braga (Porto, 14 de Março de 1829 — Porto, 9 de Maio de 1895) foi um poeta e jornalista português.
Irmão do poeta Guilherme Braga, casado com Margarida Rafael e pai do escritor e tribuno republicano Alexandre Braga (filho), Alexandre Braga (pai) foi advogado, orador e filiado no Partido Republicano Português. Fez parte da geração romântica da década de 1850, juntamente com Camilo Castelo Branco.
Cursou Direito na Universidade de Coimbra, onde conviveu com Soares de Passos, tendo sido um dos fundadores da revista O Novo Trovador. Em 1849, foi um dos fundadores da revista portuense Lira da Mocidade e publicou a colectânea de poesias Vozes de Alma, representativa do ideário poético da sua geração, revelando influências de Alexandre Herculano, Lamartine e Victor Hugo, e perpassada dos lugares-comuns da escola literária romântica: o medievismo, o populismo, os ideais da pátria e da liberdade e as queixas do amor ardente.
Em 1856, foi um dos fundadores do jornal político O Clamor Público. Na década de 1850, colaborou ainda em O Bardo e A Grinalda, afastando-se depois da vida literária, para se dedicar às suas funções de advogado e orador.
Castro Alves
Antônio Frederico de Castro Alves (Curralinho, 14 de março de 1847 —Salvador, 6 de julho de 1871) foi um
Nasceu na fazenda Cabaceiras,a sete léguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia.
Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro.
Alexandru Macedonski
Entre 1884 e 1913 viveu em Paris. Dirigiu várias revistas literárias e contribuiu para a difusão do simbolismo no seu país. A sua produção poética (em romeno e francês versa principalmente temas esotéricos.
André Pieyre de Mandiargues
André Pieyre de Mandiargues (14 de março de 1909 - 13 de dezembro de 1991, ambos em Paris, França) foi um escritor francês, ligado ao Surrealismo e nomeado um maldito moderno.
Carlos Heitor Cony (Rio de Janeiro, 14 de março de 1926) é um jornalista e escritor brasileiro. É editorialista da Folha de São Paulo e membro daAcademia Brasileira de Letras (ABL) desde 2000.
Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, mais conhecido apenas como Manoel Carlos ou simplesmente Maneco
(São Paulo, 14 de março de 1933) é um escritor e autor de telenovelas brasileiro. Seus trabalhos são conhecidos por retratar a sociedade carioca contemporânea, principalmente no bairro do Leblon. É pai da atriz Júlia Almeida.
Robert Paul "Tad" Williams (São José, Califórnia, 14 de março de 1957) é um autor estadunidense de vários
Williams está neste momento a escrever a série
Shadowmarch, cujo primeiro volume foi publicado em novembro de 2004. O segundo volume, Shadowplay, foi publicado em março de 2007. O volume final actualmente intitulado Shadowrise está a ser escrito.
Ignacy Krasicki
escritor e poeta do Iluminismo da Polônia, saudado por seus contemporâneos como "o Príncipe dos Poetas."
Darcy Pereira de Azambuja (Encruzilhada do Sul, 26 de agosto de 1903 — Porto Alegre, 14 de março de 1970) foi um escritor, professor universitário e jurista brasileiro.
Cláudio Pacheco Brasil (Campo Maior 11 de maio de 1909 - Teresina, 14 de março de 1993) foi um professor, escritor e jurista brasileiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário