Stendhal
Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal
1842) foi um escritor francês reputado pela fineza na análise dos sentimentos de seus personagens e por seu estilo deliberadamente seco.
Tor Harald Hedberg (Estocolmo, 23 de Março de 1862 - Estocolmo, 13 de Julho de 1931) foi um escritor sueco. Escreveuromances e dramas que se situam entre o naturalismo e o simbolismo (Johan Ulfstjerna, 1907). Foi autor de numerosas biografias de artistas.
Prémio Nobel da Literatura 1937
Roger Martin du Gard (Neuilly-sur-Seine, 23 de Março de 1881 — Bellême, 22 de Agosto de 1958) foi um escritor francês.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1937.
Aluno do liceu Condorcet, procedente de uma família de advogados e de magistrados, pôde consagrar sua vida à literatura. Teve uma vocação precoce de escritor, da qual tomou consciência lendo a novela Guerra e Paz, de Leon Tolstoi. Antes de demonstrar sua vocação de romancista estuda letras, e obtém diploma de arquivista paleográfico.
Uma de suas principais novelas é Jean Barois, publicada em 1913, e qual aproximou-o pela amizade a André Gide e a Jacques Copeau. Depois da publicação de Les Thibault : l'Été 1914 em 1936, recebe no ano seguinte o Nobel de Literatura.
Por suas preocupações em registar detalhes e com as relações entre a realidade social e o desenvolvimento das pessoas, é considerado um herdeiro literário do realismo e do naturalismo do século XIX.
Alejandro Casona
Alejandro Casona, pseudônimo de Alejandro Rodríguez Álvarez (Besullo,Cangas del Narcea,
Escreveu a peça “A Farsa do Mancebo que Casou com Mulher Geniosa” ou "O mancebo que casou com a mulher braba", baseada no conto de Don Juan Manoel, de 1335.
H. Beam Piper
estadunidense de ficção científica. Ele foi o autor de muitos contos e vários romances, dentre os quais, a longa série de história futura dos Terro-Humanos e os contos da série "Paratime" de história alternativa são os mais conhecidos.
Ele escrevia sob o nome de H. Beam Piper, sendo que o significado do "H" e a data de sua morte variam de acordo com a fonte. Para alguns, a inicial seria de "Horace" e não de "Henry" (o nome que está gravado em sua sepultura). O próprio Piper pode ter contribuído para essa confusão, ao declarar que o "H" realmente era de "Horace", o que dá a entender que ele não gostava do próprio nome.
Dante de Laytano
Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio Grande do Sul. Foi juiz em Sobradinho e Torres e promotor público em Cachoeira do Sul.
Foi professor nas Faculdade de Filosofia e Comunicação Social da PUCRS e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Foi diretor do Museu Júlio de Castilhos, onde, em 1954, redefiniu seus objetivos, passando a museu histórico, priorizando o folclore e o estudo das tradições. Assim desvincula-se do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, e desmembra suas coleções de história natural e arte moderna, dando origem ao Museu de Ciências Naturais e ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul, criados no mesmo ano.
Manuel Joaquim Reis Ventura
Manuel Joaquim Reis Ventura OI (Chaves, Calvão, 23 de Março de 1910 — Oeiras, Oeiras e São Julião da Barra, 29 de Janeiro de 1988), mais conhecido por Reis Ventura, foi um pintor, escritor e poeta português.
de 2011) foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Sua prolífica obra consiste de contos, romances, ensaios e literatura infanto juvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.
António José Rolo Santos Costa (Lisboa, 23 de Março de 1953) é um escritor português. Sempre ligado às Letras e Artes, foi chefe de Redacção do jornal Record, de Outubro de 1980 a 1990, assinando como Santos Costa, deixando este órgão de informação em 2002. Como escritor publicou os romances Sombras de Ninguém e Amantes da Lua Negra.
Luís de Meireles do Canto e Castro (Angra, 16 de Maio de 1785 — Angra do Heroísmo, 23 de Março de 1854) foi um político e escritor açoriano. Fez parte da Junta Governativa absolutista que se formou em Angra após o contra-golpe miguelista de 1823 e foi autor de uma das primeiras análises conhecidas sobre a organização política dos Açores.
Apolinário José Gomes Porto-Alegre (Rio Grande, 29 de agosto de 1844— Porto Alegre, 23 de março de 1904) foi um escritor, historiógrafo, poeta e jornalista brasileiro. É considerado um dos autores mais importantes do Rio Grande do Sul.
Helge Rode foi um escritor dinamarquês, nascido em Copenhaga a 16 de Outubro de 1870 e falecido em Frederiksborg a 23 de Março de 1937.
Ligado de início ao grupo simbolista liderado por J. Jørgensen, a influência da sua produção lírica (centrada em temas como a solidão, a experiência mística e a morte) chega até à geração poética existencialista ulerior à II Guerra Mundial.
Nos seus ensaios opôs as suas concepções panteistas e neo-romãnticas, ao intelectualismo e positivismo em voga.
Josué Marques Guimarães (São Jerônimo, 7 de janeiro de 1921 — Porto Alegre, 23 de março de 1986) é um escritor brasileiro.
Elisaveta Bagriana, em búlgaro Елисавета Багряна, (Sófia, 16 de abril de 1893— Sófia, 23 de março de 1991) foi uma poetisa búlgara, considerada, ao lado de Dora Gabe (1886-1983), uma das figuras mais importantes da literatura da Bulgária.
Bagriana foi a segunda dos três búlgaros nomeados para o Prémio Nobel.
No início do século XX, Bagriana manteve estreita amizade com Pétar Russev, pai da política brasileira Dilma Rousseff.
Antón Avilés de Taramancos
Xosé Antón Avilés Vinagre, conhecido como Avilés de Taramancos (Noia, 6 de Abril de 1935 - Corunha a 23 de Março de 1992) foi um escritor galego.
Deoclécio Lima de Siqueira (Jardinópolis, 21 de setembro de 1916 - 23 de março de 1998) foi um aviador e escritor brasileiro, considerado herói de guerra.
Maria Ladjane Bandeira de Lira (Nazaré da Mata, 5 de junho de 1927 — Recife, 23 de março de 1999), foi uma
Sem comentários:
Enviar um comentário