Sousa Caldas
António Pereira Sousa Caldas (Rio de Janeiro, 24 de novembro de 1762 — Rio de Janeiro, 2 de março de 1814) foi um sacerdote católico, poeta e orador sacro brasileiro, além de autor de diversas obras líricas de carácter filosófico.
Yevgeny Baratynsky
Yevgeny Abramovich Baratynsky (2 Março [OS 19 de fevereiro] 1800 - 11 julho de 1844) foi elogiado por Alexander Pushkin como o melhor da Rússia elegíaco poeta. Depois de um longo período em que sua reputação estava em declínio, Baratynsky foi redescoberto por Anna Akhmatova e Joseph Brodsky como um poeta supremo do pensamento.
Multatuli
Multatuli foi o pseudónimo literário de Eduard Douwes Dekker (Amesterdão, 2 de março de 1820 — Nieder-Ingelheim, 19 de fevereiro de 1887) foi um escritor e
Eduard Douwes Dekker trabalhou como funcionário nas Índias Orientais Neerlandesas, actual Indonésia, onde foi testemunha de muitas injustiças. A sua obra mais famosa é Max Havelaar, em que o autor critica a exploração da população local pelas autoridades coloniais holandesas. O seu pseudónimo literário é formado pelas palavras latinas «multa» e «tuli» e que significa literalmente «sofri muito» e faz referência a uma famosa passagem da obraTristia de Ovídio.
A Multatuli Genootschap (Sociedade Multatuli) tem como objetivo dar a conhecer este autor e ressaltar a sua vigência actual. Administra o Museu Multatuli, localizado na casa natal do escritor.
Friedebert Tuglas
Friedebert Tuglas (Ahja, 2 de março de 1886 – Tallinn, 15 de abril de 1971) foi um escritor, crítico e tradutor estoniano. Até 1923 ele usou o nome de Friedebert Mihkelson.
Friedebert Tuglas era filho de um carpinteiro e freqüentou a escola em Tartu. Ele participou em 1905, como social-democrata, da Revolução Russa. De 1906 até 1917 ele viveu no exílio, principalmente na Finlândia, Alemanha e Paris, antes de retornar para a Estônia.
Tuglas tornou-se um dos principais líderes da Literatura estoniana. Ele pertenceu ao grupo de movimento literário estoniano "Jovem Estônia" (Noor-Eesti, fundado em 1905). A partir de 1917 ele fez parte do Grupo Artístico Siuru. Tuglas empregou em seus dois romances (Felix Ormusson, 1915 e Väike Illimar, 1937) e em numerososcontos uma mistura de Realismo e neo-romantismo. Além disso, ele escreveu extensos relatos de viagens (Espanha, Norte da África, Noruega), críticas e pesquisas literárias bem como memórias.
Seu mais famoso conto é Popi ja Huhuu. Tuglas foi editor de inúmeras revistas de literatura estoniana como Odamees, Ilo e Tarapita. Ele foi um dos fundadores da União dos Escritores da Estônia e serviu como seu presidente em 1922 e 1925–1927.
Friedebert Tuglas foi casado com Elo Tuglas, cujos diários publicados dão uma profunda visão dos pensamentos de seu marido. Em 1970 Friedebert Tuglas instituiu um prêmio para contos, que anualmente é entregue na Estôniano, no dia 2 de março. Em Tallinn localiza-se o Museu Friedebert Tuglas (um Centro Literário).
Theodor Seuss Geisel
e cartunista norte-americano, mais conhecido por seu pseudónimo, Dr. Seuss.
Publicou mais de 60 livros infantis, dentre eles "Horton e o Mundo dos Quem", The Lorax, "Como Grinch Roubou o Natal" e O Gato da Cartola. Foi o guionista do filmeDesign to Death", vencedor do Oscar de melhor documentário de 1947, escrito enquanto servia ao Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante as décadas de 1970 e 1980 trabalhou com a DePatie-Freleng Enterprisesem seis especiais animados, que incluíram as produções originais The Hoober-Bloob Highway e Pontoffel Pock, Where Are You?.
Morioka Hiroyuki
Horace Walpole (24 de setembro de 1717 — 2 de março de 1797) foi um aristocrata e romancista inglês. Inaugurou um novo gênero literário, o romance gótico, com a publicação da obra O Castelo de Otranto (The Castle of Otranto ,1764).
Walpole, conde de Orford, filho caçula do primeiro ministro britânico Robert Walpole, formou-se no King´s College, de Cambridge, onde estudou matemática, música e anatomia. Em 1741, ingressou no Parlamento inglês, onde permaneceu como deputado após o falecimento de seu pai, em 1745.
Leal ao rei Rei George II e à rainha Carolina, Walpole toma o partido deles, contra o filhoFrederick, príncipe de Galles, a quem ele se refere com amargura em suas memórias. A residência de Walpole, Strawberry Hill, perto de Twickenham, é um conjunto fantasioso de estilo neogótico, que cria uma nova tendência arquitetônica.
Em 1757, Walpole passa a imprimir suas obras em Strawberry Hill. As publicações são inúmeras, mas são as suas memórias, registradas nas correspondências com seus amigos, que acabaram por tornar-se para os historiadores, uma fonte detalhada de informações sobre o cenário político e social daquele período.
Em uma destas cartas, escrita em 28 de janeiro de 1754, Walpole cria o termo serendipty, fazendo referência à história persa Os Três Príncipes de Serendip e à capacidade dos protagonistas de realizar descobertas acidentalmente.
Sousa Caldas
António Pereira Sousa Caldas (Rio de Janeiro, 24 de novembro de 1762 — Rio de Janeiro, 2 de março de 1814) foi um sacerdote católico, poeta e orador sacro brasileiro, além de autor de diversas obras líricas de carácter filosófico.
D. H. Lawrence
David Herbert Lawrence ou D. H. Lawrence
(Nottingham, 11 de Setembro de 1885— Vence, 2 de Março de 1930) foi um controverso e prolífico escritor inglês, conhecido pelos seus romances, poemas e livros de viagens. Pertence à escola modernista.
A sua obra aborda temas considerados controversos no início do século XX, como a sexualidade e as relações humanas por vezes com características destrutivas e estende-se a praticamente todos os géneros literários, tendo publicado novelas, contos, poemas, peças de teatro, livros de viagens, traduções, livros sobre arte, crítica literária e cartas pessoais.
Em conjunto, a obra expõe uma alargada reflexão sobre os efeitos desumanizantes damodernidade e da industrialização. Os temas que Lawrence abordou tornaram a obra importantíssima para a compreensão de uma época influenciada por Freud e por Nietzsche.
"O Amante de Lady Chatterley" foi proibido na época e passou a circular clandestinamente. "O Arco Íris" foi considerado obsceno. E "Mulheres Apaixonadas" foi recusado pelos editores de Londres, só foi publicado cinco anos depois em Nova Iorque.
Além de escritor, Lawrence também era pintor e produziu muitas obras expressionistas.
Xosé María Álvarez Blázquez
galeguista. É um dos representantes da poesia
João Alfacinha da Silva, que escrevia sob o pseudónimo Alface, (Montemor-o-Novo, 1949 - Lisboa, 2 de Março de 2007) foi um escritor, jornalista, guionista para televisão, publicitário
Henri Troyat, nascido com o nome Levon Aslani Thorosian (Լևոն Ասլանի Թորոսյան) ou Lev Aslanovich Tarasov, (Moscovo, 1 de Novembro de 1911 — Paris, 2 de Março de 2007) foi um escritor, ensaísta, novelista e historiador francês de ascendência armênia.
A sua família fugiu da Rússia com receio da chegada da Revolução Russa de 1917 quando ele tinha 6 anos de idade. Depois de um longo exílio, a família estabeleceu-se em Paris em 1920, onde o jovem obteve a nacionalidade, fez a sua escolaridade e mais tarde se formou emDireito.
Ganhou o seu primeiro prémio literário aos 24 anos de idade, o "prémio do romance popular". Em 1938, aos 27 anos, recebeu o prestigiado Prémio Goncourt, pelo romance "L'Araignée".
Apesar de nunca mais ter voltado à Rússia, o seu país foi tema recorrente da sua literatura, estando presente em muitos dos mais de 100 livros, novelas e biografias que publicou, de que se destacam as biografias de Anton Chekhov, Catarina, a Grande, Rasputin, Ivan IV, o Terrível e Leo Tolstoy.
Era o decano da Academia francesa, para a qual foi nomeado em 1959, e onde ocupou a cadeira #28 até à data da sua morte.
O seu trabalho mais conhecido é La neige en deuil, o qual foi adaptado para o filme de 1956 em língua inglesa sob o títuloThe Mountain.
Faleceu aos 95 anos de idade.
Sem comentários:
Enviar um comentário