Paul Johann Ludwig von Heyse
Paul Johann Ludwig von Heyse (Berlim, 15 de março de
Foi o primeiro escritor germanófono de literatura de ficção a receber o Nobel de Literatura, em 1910.
Henrique Castriciano
1874 — Natal,26 de julho de 1947) foi um escritor e político brasileiro, fundador de uma instituição de ensino potiguar.
Afrânio Coutinho (Salvador, 15 de março de 1911 — Rio de Janeiro, 5 de agosto de 2000) foi um professor, crítico literário e ensaísta brasileiro. Ocupou a cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 17 de abril de 1962.
Lawrence Sanders (Nova York, 15 de março de 1920 – Pampano Beach, Flórida, 7 de fevereiro de 1998) foi um romancista norte-americano.
Escreveu, entre outros, Sullivan's Sting ("A Traição de Sullivan") de 1990 e The First Deadly Sin ("O Primeiro Pecado Mortal") de 1973, que em 1980 deu origem ao filme homônimo, com Frank Sinatra.
psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre educação familiar e escolar e palestrante brasileiro. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores. Como palestrante Tiba também já fez mais de 3.200 participações de eventos do gênero, tanto no Brasil como em outros países.
brasileira, mestre em Teoria Literária e ministrante de oficinas literárias.
e gravurista espanhol José de Ribera. Em Florença, Rosa dispôs do financiamento do cardeal Giovanni Carlo de' Medici e transformou a sua própria casa num círculo artístico, literário e musical conhecido como "Accademia dei Percossi".
Vargas de Bedemar
Carl Friedrich August Grosse (Kiel, 15 de Janeiro de 1770 – Copenhaga, 15 de Março de 1847), também conhecido por Eduardo Romeu, conde de Vargas-Bedemar, Edouard Romeo de Vargas de Bedemar ou por conde Vargas-Bedemar, foi um escritor, aventureiro, geólogo e geógrafo oriundo de Schleswig-Holstein, então parte do reino da Dinamarca, que adoptou o nome de uma das suas personagens de romance e, com esse nome, atingiu celebridade em toda a Europa, incluindo Portugal. Foi cavaleiro da Ordem de Malta (1795), coronel de artilharia e professor da escola desta arma em Nápoles. Adoptando o nome de Edouard Romeo Vargas de Bedemar, nome que aparentemente tinha criado num dos seus romances, e afirmado-se descendente de uma nobre família espanhola, passou a usar o título de "conde Vargas de Bedemar". Com esse nome, a partir de 1808 passou a residir em Copenhaga, onde em 1813 foi senador e em 1829 e 1842 co-director e director, respectivamente, do Museu Real de História Natural. Pertenceu desde 1806 à Real Academia Dinamarquesa de Ciências. Escreveu numerosas obras nas áreas da geografia e da geologia.
escritor e importante intelectual italiano. Autor da obra História Universal em 72 volumes, inspirada nos ideais do catolicismo liberal. Escreveu também o romance Margherita Pusteria em 1838 e estudos sobre poetas Italianos.
Entre os escritores italianos do século XIX, Césare Cantu ocupa lugar de destaque pela sua grande atividade, não somente de historiador, mas de polígrafo, de político e educador, como professor primeiro, depois como publicista.
H. P. Lovecraft
Howard Phillips Lovecraft (Providence, Rhode Island, 20 de Agosto de 1890 — Providence, Rhode Island, 15 de Março
de 1937) foi um escritor estadunidense que revolucionou o gênero de terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos que são típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica.
político e ativista brasileiro, militante e teórico do Partido Comunista Brasileiro influenciou uma geração de militantes de esquerda e foi responsável pela difusão dos conceitos marxistas no Brasil, além de ter no currículo a autoria de uma das mais belas obras sobre o complexo estuarino-lagunar Mundaú-Manguaba, o clássico - esgotado -Canais e Lagoas.
Autora do livro "Black Lamb and Grey Falcon" (publicado em 1941) em que faz o relato de uma viagem de um mês e meio, em 1937, pela Croácia, Dalmácia, Bósnia, Herzegovina,
Sérvia, Montenegro e Kosovo. A obra é considerada por muitos uma das mais magníficas evocações do mundo bizantino e otomano antes da II Guerra Mundial.
Josué Montello
professor, teatrólogo e escritor brasileiro. Entre suas obras destacam-se Os tambores de São Luís, de 1965, a trilogia composta pelas novelas Duas vezes perdida, de 1966, e Glorinha, de 1977, e pelo romance Perto da meia-noite, de 1985.
Trabalhou como diretor da Biblioteca Nacional e do Serviço Nacional de Teatro, escreveu para a revista Manchete e o Jornal do Brasil, além de trabalhar no governo do presidente Juscelino Kubitschek.
Obras de Josué Montello foram traduzidas para o inglês, francês, espanhol,alemão e sueco. Algumas de suas novelas foram roteirizadas para o cinema; em 1976, Uma tarde, outra tarde recebeu o título de O amor aos 40; e, em 1978, O monstro, foi filmado como O monstro de Santa Teresa.
Morreu em março de 2006, vítima de insuficiência cardíaca. Encontrava-se internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, há mais de um ano, para tratamento de problemas respiratórios. O corpo foi velado na Academia Brasileira de Letras e sepultado no fim da tarde no Cemitério São João Batista.
Sem comentários:
Enviar um comentário