Mariano José de Larra
Mariano José de Larra y Sánchez de Castro (Madrid, 24 de março de 1809 — id., 13 de fevereiro de 1837) foi um escritor
e jornalista espanhol. É considerado, ao lado de Espronceda, como um dos mais importantes representantes do romantismo
literário espanhol. Escreveu sob os pseudônimos "Fígaro", "Duende", "Bachiller" e "El pobrecito hablador".
Colocou a Espanha no centro de sua obra crítica e satírica, a qual deve ser entendida no contexto das Cortes instituídas após a chamada década ominosa (1823–1833) e da Primeira Guerra Carlista (1833–1840).
Fanny Crosby
Frances Jane Crosby (Southeast, Condado de Putnam, 24 de março de 1820 —Bridgeport, 12 de fevereiro de 1915) também conhecida como Fanny Crosby, foi uma poetisa e compositora lírica conhecida por tornar-se a mais prolífica autora de hinos sacros conhecida, a despeito de ter sido cega desde criança.
Com notável facilidade em compor, algumas canções surgiam em poucos minutos. Utilizou mais de 200 pseudônimos para escrever mais de oito mil hinos, o que faz dela um dos maiores nomes entre os compositores cristãos. Seu primeiro hino foi composto aos 45 anos de idade. Muitas de suas canções encontram-se publicadas em diversos idiomas por todo o mundo.
William Morris
1834 - Hammersmith, Londres, 3 de outubro de 1896) foi um dos pricipais fundadores do Movimento das Artes e Ofícios britânico. Ele era pintor - de papéis de parede, tecidos padronizados e livros - além de escritor de poesia e ficção e um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra.
Olive Emilie Albertina Schriner (24 de março de 1855 - 11 de dezembro de 1920), escritora e feminista sul-africana.
Olegário Mariano Carneiro da Cunha (Recife, 24 de março de 1889 — Rio de Janeiro, 28 de novembro de 1958) foi um poeta, político e diplomata brasileiro.
Anésio Leão (Campina Grande, 24 de março de 1900 - Campina Grande, 27 de dezembro de 1987), foi um político e escritor paraibano.
Eleito por dois mandatos vereador e presidente da Câmara Municipal de Campina Grande , Anésio apresentou diversos requerimentos e projetos de lei denominando ruas, bairros e outros logradouros, reconhecendo de utilidade pública instituições do Município.
Autodidata e poliglota, Anésio foi o autor de uma das mais conceituadas gramáticas lusofónas que se têm notícias. Foi eleito patrono da Academia de Letras de Campina Grande, em honra a seu livro de poesias "Gritos d'Alma"
Malcolm Muggeridge
Thomas Malcolm Muggeridge (Croydon, Surrey, 24 de março de 1903 – Robertsbridge, 14 de novembro de 1990) foi um jornalista, escritor, satirista, soldado-espião e um acadêmico cristão britânico.Muggeridge em seus últimos anos ajudou a popularizar Madre Teresa de Calcutá e defendeu a Igreja Católica.
Mugeridege lutou na Segunda Guerra Mundial,foi espião do MI6 e reitor da Universidade de Edinburgo e denunciou o genocídio promovido por Josef Stalin na Ucrânia criticando fortemente a ocultação deste acontecimento realizada por jornalistas simpáticos à ditadura soviética.
Tendo passado boa parte de sua vida como agnóstico, Muggeride se converteu ao cristianismo, e escreveu "Redescobrindo Jesus" em 1969, uma coleção de sermões e artigos sobre sua nova fé. Em 1976 escreveu Jesus, O Homem Que Vive, um best seller.
Lawrence Ferlinghetti (24 de março de 1919, Yonquers, Nova Iorque) é um poeta, editor e pintor americano da Geração Beat, mais conhecido pela sua obra poética e por ter sido o responsável pela divulgação em livro de todos os maiores expoentes daquele movimento e suas maiores obras.
Prémio Nobel da literatura 1997
Recebeu o Nobel de Literatura de 1997.
Nasceu em Sangiano, pequena localidade às margens do Lago Maggiore na província de Varese, norte da Itália.
Sua família era composta por seu pai Felice, socialista, mestre da estação e actor em uma companhia amadora do teatro; sua mãe Pina Rota, uma mulher da imaginação e talento (nos anos 1970, teve um livro autobiográfico publicado por Einaudi, contando a história de sua cidade natal); seu irmão Fúlvio; sua irmã Bianca e seu avô materno, que teve uma fazenda em Lomellina, onde Dario passou suas férias da infância.
Quim Monzó
Louise-Geneviéve Gillot de Saintonge (Paris, 1650 – Paris, 24 de Março de 1718), mais conhecida por Madame de Saintonge, foi uma escritora e libretista francesa, de ascendência portuguesa, autora de diversas obras publicadas em Paris e Dijon, incluindo uma biografia do rei D. António I de Portugal.
Amédée Achard
de 1875) foi um jornalista e romancista francês que se notabilizou pela escrita de romances de acção e de costumes, alguns dos quais atingiram grande popularidade. Embora indevidamente, é-lhe creditado ter inventado o romance tipo capa e espada. Foi também autor dramático, escrevendo peças de carácter romântico, ao gosto do tempo, que foram populares em França e noutros países do sul da Europa.
Augusto Victorino Alves Sacramento Blake (Salvador, 2 de novembro de 1827 — Rio de Janeiro, 24 de março de 1903) foi um médico e escritor brasileiro. Foi poeta, biógrafo e historiador.
José Inocêncio dos Santos Ferreira Cav IH (Macau, 28 de Julho de 1919 - Hong Kong, 24 de Março de 1993), mais conhecido por Adé, foi um poeta de Macau e grande defensor do patuá macaense, língua crioula da região.
Martin Caidin
Martin Caidin (14 de setembro de 1927 — 24 de março de 1997) foi um escritor norte-americano e uma autoridade em aeronáutica e aviação. Caidin escreveu mais de 50 livros e 1.000 artigos em revistas especializadas, dentre eles, o romance de ficção científica Cyborg.
Júlio Verne
Júlio Verne, em francês Jules Verne (Nantes, 8 de fevereiro de 1828 —Amiens, 24 de março de 1905), foi um escritor francês.
Júlio Verne foi o filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes. É considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.
Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.
Sem comentários:
Enviar um comentário