quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Segredo do Meu Marido

O Segredo do Meu Marido  Liane Moriarty  ASA 


Sinopse

A carta do marido dizia: "Para ler apenas após a minha morte."
Mas ele estava vivo. E escondia um segredo aterrador.
Cecilia encontrou a carta acidentalmente. Na penumbra do sótão, soube de imediato que não devia lê-la. Que devia devolvê-la ao seu esconderijo, fingir nunca a ter encontrado e respeitar a vontade do marido. Afinal amava John-Paul. Juntos, tinham três filhos e uma vida sem sobressaltos. Argumentos que de pouco serviram perante a sua curiosidade crescente. E quando começou a ler, o tempo parou. A confissão de John-Paul fulminou-a como um raio, dividindo a sua vida em dois: o antes e o depois da carta. Cecilia vai ficar agora perante uma escolha impossível.
Se o segredo do seu marido for revelado, tudo o que construíram será destruído. Mas o silêncio terá um efeito igualmente devastador. Porque há segredos com os quais não se pode viver…


A MINHA OPINIÃO

O que poderia acontecer a um casamento feliz de 20 anos, quando por acaso se encontrasse uma carta esquecida do respectivo marido a dizer:
Para a minha mulher………
Abrir apenas após a minha morte”
Que segredo ou segredos estariam ali guardados. Tudo isto por causa de uma pedra do “Muro de Berlim”.
Eu abriria no momento, mas eu sou eu! E vocês que fariam?

“Errar é humano; perdoar é divino.” Alexander Pope

“E dá-se início à abertura da “Caixa de Pandora”. Dela vem a raça das mulheres e do género feminino: dela vem a corrida mortal das mulheres que trazem problemas aos homens mortais entre os quais vivem, nunca companheiras na pobreza odiosa, mas apenas na riqueza.”

O livro retrata a vida de três mulheres com vidas completamente diferentes, segredos, crimes, infidelidade mistérios e tristezas.

Cecilia casada com John-Paul Fitzpatrick, três filhas entre os 6 e os doze anos, uma mulher afortunada, boa mãe, cidadã dedicada e respeitada pela comunidade, trabalhadora, obsessiva compulsiva no que respeita á higiene e arrumação e aparentemente um casamento feliz. Mas, de repente Cecilia começa a pensar mais em detalhe no seu casamento, e alguns factores se revelam como menos favoráveis.
Conseguirá Cecilia, viver com um segredo tão atroz depois de ter aberto a carta? Conseguirá revelar o seu conteúdo, ou irá guardá-lo para si?

Tess casada com Will, e mãe de um menino de seis anos. Bem sucedida profissionalmente na sua profissão de publicitária, mas a sua felicidade desmorona-se no dia em que o marido lhe comunica que está apaixonado por outra pessoa.

Rachel uma senhora da terceira idade, que deveria estar a gozar a sua reforma, mas continuava a trabalhar. É mãe e avó, mulher sofrida desde nova. A filha mais velha Janie foi assassinada quando tinha apenas dezassete anos. O assassino nunca foi encontrado, e já se passaram vinte oito anos após aquela trágica sexta feira Santa. Dia que nunca mais esqueceu e por dentro estava morta, ela sobrevivia, não vivia
O filho e a nora, levar-lhe-ão o neto para longe, a quem ela neste momento dedicava a sua vida?

O destino destas mulheres vai-se cruzar. Será através do segredo que está dentro daquela carta que o passado vai revolucionar as suas vidas. E a partir de agora, nada será igual.

A narrativa dá-nos a perceber o que faríamos para proteger alguém, o que é certo ou errado, se conhecemos as pessoas na sua totalidade e a nós próprios.
As sequelas de actos feitos e escondidos durante anos e anos.
Cada página do livro é um revelar de acontecimentos, reacções, sentimentos e suspeitas de cada um dos personagens. Que segredos ocultarão?

Temos de ler até ao fim, as últimas páginas são o culminar de uma história maravilhosa, perturbadora e surpreendente.

Liane Moriarty, tem uma escrita simples, fluida, agradável, activa e perfeita na descrição de cada pormenor, dei por mim a não conseguir parar de ler. Devorei este livro de 416 páginas em dois dias.

Recomendo sem reservas, história que nos prende da primeira á última página. Embora no principio nos pareça que a autora muda de cenário muito rapidamente.
Excelente 5*


Antes de se dedicar à escrita, Liane Moriarty trabalhou numa editora de livros jurídicos e como copywriter por conta própria. O Segredo do Meu Marido é o seu quinto romance e será em breve adaptado ao cinema. A autora vive atualmente na Austrália com o marido e os dois filhos irrequietos.









Sem comentários:

Enviar um comentário