quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Efemérides/17 de dezembro

Érico Veríssimo


Escritor brasileiro, nasceu em 17 de Dezembro de 1905, vindo a falecer ao cabo de sete décadas de vida em 28 de Novembro de 1975. Romancista de vocação universalista mas, ao mesmo tempo, profundamente atento à identidade e aos problemas particulares do seu país, notabilizou-se com obras como Clarissa, Olhai os Lírios do Campo e a trilogia O Tempo e o Vento.








Marguerite Yourcenar

(Yourcenar é um anagrama de Crayencour) (Bruxelas8 de Junho de 1903 — Mount Desert Island17 de Dezembro de 1987), foi uma escritora belga de língua francesa.
Pseudónimo da escritora francesa Marguerite de Crayencour (1903-1987), nascida em Bruxelas e que veio a naturalizar-se americana. As suas Mémoires d'Hadrien (Memórias de Adriano,1952) tornaram-na internacionalmente conhecida. Este sucesso seria confirmado com L'Öuvre au Noir (A Obra ao Negro, 1968), uma biografia imaginária de um herói do século XVI atraído pelo hermetismo e a ciência. Publicou ainda poemas, ensaios (Sous bénéfice d'inventaire, 1978) e memórias (Archives du Nord, 1977), manifestando uma atracção pela Grécia e pelo misticismo oriental patente em trabalhos como Mishima ou la vision du vide(1981) e Comme l'eau qui coule (1982). Foi a primeira mulher de Letras a ser eleita para a Academia Francesa.









Erskine Caldwell

Erskine Preston Caldwell (White OakGeórgia17 de dezembro de 1903 -Paradise ValleyArizona11 de abril de 1987) foi um escritor estadunidense, autor de romances e contos geralmente ambientados no sul dos Estados Unidos. Foi também ensaísta e 
Erskine Preston Caldwell nasceu no estado da Geórgia, no sudeste dos Estados Unidos da América a 17 de dezembro de 1903. Foi um aclamado romancista do século XX, começando a publicar no mesmo ano em que colapsa a economia americana em 1929. Durante a Segunda Guerra Mundial, Caldwell obteve permissão da USSR para trabalhar na Ucrânia como repórter de guerra. Quando voltou, dedicou-se a viajar. Morreu em 1987.
A sua obra toca nas feridas da sociedade americana: a pobreza, o racismo, a exploração das mulheres e violência doméstica, o que lhe valeu também inúmeras críticas. A Estrada do Tabaco foi o seu romance mais notável, considerado um dos grandes clássicos de todos os tempos da literatura dos Estados Unidos da América. Tem um museu em sua homenagem na Geórgia.







cronistaensaístapoeta gaúcho - e ativista cultural, membro da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves e Vice-Governador da Associação Internacional Poetas Del Mundo para o Rio Grande do Sul.








Evandro Cavalcanti Lins e Silva (Parnaíba18 de janeiro de 1912 — Rio de Janeiro17 de dezembro de 2002) foi um juristajornalista,escritor e político brasileiro.
Graduou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1932. Ainda estudante já trabalhava no ofício de jornalista, que manteve após formado advogado. Em sua carreira jurídica, ocupou o cargo de procurador-geral da República, de setembro de 1961 a janeiro de 1963, e ministro do Supremo Tribunal Federal, de setembro de 1963 a janeiro de 1969, quando foi aposentado por força do AI-6.
Foi um dos fundadores doPartido Socialista Brasileiro, em 1947, juntamente com Rubem BragaJoel Silveira, entre outros. Foi também ministro das Relações Exteriores em 1963.
Como escritor publicou diversas obras, como A Defesa tem a PalavraArca de Guardados e O Salão dos Passos Perdidos, criou a expressão "legítima defesa da honra" para justificar o assassinato de Ângela Diniz pelo seu cliente Doca Street.
Evandro, apesar da avançada idade, gozava de ótima saúde. Faleceu num acidente, ao tropeçar e bater com a cabeça numa calçada.
Em Parnaíba sua cidade natal está sendo construído um memorial em sua homenagem, com o projeto assinado por Oscar Niemeyer



Efemérides/17 de dezembro

Sem comentários:

Enviar um comentário