quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Feliz Ano Novo



365 Novas Oportunidades teremos pela frente e novos horizontes se abrirão.
Não fechem as portas e deixem entrar o Novo Ano ou até fazer uma expedição.
Mais um ano que passou, mais uma fase concluída
Por tudo o que elaborei, foi tarefa conseguida.
Que 2015 seja um ano especial
Que todos alcancemos algo substancial.
Que todos os sonhos se realizem
Que haja esperança nos corações
Com coragem e determinação
E algumas paixões.

Feliz Ano Novo 2015









Viagem ao Infinito de Jane Hawking (novidades)

Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 488
Editor: Marcador
ISBN: 9789897541278
Coleção: Marcador Literatura
Dimensões: 155 x 235 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Romance
Pré-lançamento - envio a partir de 08-01-2015



Sinopse
 O professor Stephen Hawking é um dos cientistas mais notáveis e famosos da nossa era, e autor do bestseller científico A Brief History of Time, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Nestas fascinantes memórias, Jane Hawking, a primeira mulher de Stephen Hawking, apresenta-nos a história do seu extraordinário casamento vista por dentro. Enquanto o prestígio académico de Stephen disparava, o seu corpo cedia aos assaltos da doença neuromotora, e o relato franco de Jane, em que descreve como tentava equilibrar os cuidados constantes que o marido exigia com as necessidades de uma família em crescimento, será uma inspiração para todos.


Jane Wilde Hawking (nascida em 1944) é uma autora Inglesa e educadora. Também é conhecida como a primeira esposa de Stephen Hawking .












Viciada em Ti de Laurelin Paige (novidades)

Código: 000173000973
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 312
ISBN: 9789722529365
Dimensões: 150 x 235 mm
Encadernação: Capa mole
Classificação: Literatura erótica
Pré-lançamento - envio a partir de 16-01-2015






Sinopse
Perseguições e obsessão são uma coisa do passado para Alayna. Agora que acabou de receber o seu MBA, vê o futuro com outros olhos e está cheia de planos. Um deles é a sua ascensão profissional no clube noturno onde trabalha, o outro é manter-se afastada de qualquer homem que desencadeie nela a sua compulsão amorosa. Mas Alayna não estava à espera de conhecer um homem como Hudson Pierce, o novo dono do clube. Inteligente, bonito, rico, é justamente o tipo de homem de quem tem de se manter afastada. Só que ele quer Alayna na sua cama, e não faz segredo disso. 
Arrastada para o seu universo, em parte por uma proposta de trabalho irrecusável, não consegue resistir ao seu magnetismo. Quando descobre que também Hudson tem uma história sombria, compreende tarde demais que se apaixonou pelo pior homem com quem se poderia envolver. Ou talvez o passado de cada um deles lhes dê oportunidade de curarem as suas feridas e encontrarem o amor que falta nas suas vidas…


Sobre o autor

Laurelin Paige é uma autora de estrondoso sucesso nos Estados Unidos, best-seller do New York Times e do USAToday.














Efemérides 31 de dezembro


Nicholas Sparks nasceu em 31 de Dezembro de 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário da Nossa Paixão (The Notebook) à Warner Books. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. Seguiram-se livros como As Palavras que Nunca te Direi (Message in a Bottle) e Um Momento Inesquecível (A Walk to Remember), Corações em Silêncio (The Rescue) também eles sucessos editoriais de grandes proporções, tendo o primeiro sido adaptado para versão cinematográfica pelo próprio autor. Considerado o golden boy da ficção comercial americana é um autor consagrado internacionalmente pelo público.



















Miguel de Unamuno

iguel de Unamuno y Jugo nasceu a 29 de Setembro de 1864 em Bilbau, cidade em que viveu toda a infância e adolescência. Porém, foi em Salamanca que se fixou e permaneceu quase ininterruptamente o resto da sua vida e onde faleceu no último dia do ano de 1936, depois de uma intensa vida social, política, académica e intelectual. Cursou Filosofia e Letras na Universidade de Madrid, vindo a ser nomeado reitor da Universidade de Salamanca, cargo do qual seria destituído várias vezes por razões políticas. Apesar da sua conturbada vida política, Unamuno permaneceu um escritor infatigável, produzindo mais de três dezenas de obras que vão da filosofia ao romance, à poesia e ao teatro. Vida de Dom Quixote e Sancho (1905), Do Sentimento Trágico da Vida (1913) e A Agonia do Cristianismo (1925) contam-se entre as principais obras daquele foi designado, por força do seu activismo e constante crítica das autoridades, o "Prometeu Espanhol".














Péricles (cartunista)


Péricles de Andrade Maranhão (Recife14 de agosto de 1924 — Rio de Janeiro31 de dezembro de 1961 ) foi um cartunista brasileiro 
de grande sucesso nos anos 1940 e 50.
Criado em Pernambuco, em 1942 Péricles muda-se para o Rio de Janeiro, onde começa sua carreira nos veículos dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand com As aventuras de Oliveira Trapalhão, publicadas na revista A Cigarra.
Em outubro de 1943 a revista O Cruzeiro 
começa a publicar as histórias do Amigo da Onça, que se transformaria em um dos personagens mais populares do país.
Dono de uma personalidade atormentada, o sucesso faz com que o cartunista passe a odiar sua criação, pois era sempre citado como "O criador do Amigo da Onça". Apesar disso, continuou ilustrando suas histórias semanalmente, por 17 anos ininterruptos.
Péricles suicidou-se na noite de 31 de dezembro de 1961 em seu apartamento no Rio de Janeiro, abrindo o gás, mas, antes, fixou na porta um cartaz onde se lia: "não risquem fósforos".
Sobre ele, escreveu o poeta Carlos Drummond de Andrade: "A solidão do caricaturista seria talvez reação contra a personagem, que o perseguia, que lhe era necessária e que lhe travara os meios de comunicar-se e comungar com outros seres".





Efemérides/31 de dezembro


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A Bastarda de Istambul de Elif Shafak (novidades)

Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 372
ISBN: 9789898752376
Dimensões: 150 x 230 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Romance
Pré-lançamento - envio a partir de 08-01-2015


Sinopse

Numa tarde de chuva em Istambul, uma mulher entra num consultório médico. «Preciso de fazer um aborto», declara. Tem dezanove anos de idade e é solteira. O que acontece naquela tarde mudará para sempre a sua vida.

Vinte anos mais tarde, Asya Kazanci vive com sua família alargada em Istambul. Devido a uma misteriosa maldição que caiu sobre a família, todos os homens Kazanci morrem aos quarenta e poucos anos, e por isso é apenas uma casa de mulheres. Entre estas destaca-se a bela e rebelde mãe de Asya, Zeliha, que dirige um estúdio de tatuagens; Banu, que recentemente descobriu que é vidente; Feride, uma hipocondríaca obcecada com a iminência da tragédia. Quando a prima de Asya, Armanoush, uma arménio-americana, vem para ficar, segredos de família há muito tempo escondidos, relacionados com o passado tumultuoso da Turquia, começam a ser revelados.















Sobre o autor

Elif Şafak (ou Shafa , nasceu 25 de outubro de 1971) é um autor turco, colunista, palestrante e acadêmico. "Como best-seller escritor feminino da Turquia, Şafak é um bravo campeão do cosmopolitismo, uma feminista sofisticado, e um escritor ambicioso que infunde sua ficção mágico-realista com grandes idéias importantes ...". Os críticos têm chamado-a como "uma das vozes mais distintas da literatura turca e do mundo contemporâneo ". 
Seus livros foram publicados em mais de 40 países, e ela foi premiada com a distinção honorário de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, em 2010.
Şafak publicou treze livros, nove dos quais são romances. Ela escreve ficção tanto em turco e Inglês. Şafak combina tradições de contar histórias ocidentais e orientais, trazendo as inúmeras histórias de mulheres, minorias, imigrantes, subculturas, jovens e almas globais. Sua escrita baseia-se em diversas culturas e tradições literárias, refletindo um profundo interesse em história, filosofia, Sufismo, a cultura oral, e políticas culturais. Şafak também tem um olho afiado para o humor negro, com "um gênio especial para descrever backstreet Istambul." 


Efemérides 30 de dezembro

Rudyard Kipling


PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1907 

Romancista e poeta inglês, Rudyard Kipling nasceu em 1865, em Bombaím, na Índia colonial, filho de um professor de Artes e Ofícios e da cunhada do pintor Edward Burne-Jones, Kipling foi educado por uma aia indiana, que lhe ensinou, pela magia das histórias de encantar, a língua Hindu mesmo antes do Inglês em que viria escrever. 
Quando contava seis anos de idade, foi levado pelos seus pais para Inglaterra, que o deixaram, por cinco anos, aos cuidados de um internato em Southsea. O autor, desacostumado das punições físicas tradicionais inglesas, viria mais tarde a exprimir o seu desgosto pelo tratamento em várias partes da sua obra, em particular na sua autobiografia, publicada em 1937. 
Em 1878, Kipling deu entrada no United Services College, uma instituição dispendiosa especializada na preparação para a entrada nas academias militares. Mas cedo se desfariam as esperanças quanto a uma carreira militar, não só pelos resultados medíocres que apresentava, mas também pela miopia que o incapacitava e que, junto com o amor aos livros, o ostracizou dos restantes alunos. Nesse período, e com apenas treze anos, escrevia poemas influenciados pelos Pré-Rafaelitas, com quem, aliás, a sua família tinha ligações. Duas das irmãs da sua mãe haviam casado com membros dessa comunidade. 
Kipling regressou à Índia em 1882, tendo começado a trabalhar como jornalista para a Civil and Military Gazette, em Lahore. Aí permaneceu durante cinco anos, após os quais tomou o cargo de editor adjunto e correspondente ultramarino para o jornal Pioneer, em Allahabad, até 1889. As histórias escritas durante este período foram recolhidas em The Phantom Rickshaw (1888), e incluíam o famoso conto The Man Who Would Be A King, no qual um negociante branco, Daniel Dravot, se autoproclama rei e senhor do Cafristão, e é bem sucedido até uma mulher descobrir que ele é, afinal, humano, e o entregar à fúria popular. No entanto, o seu companheiro, Peachey Carnehan, consegue escapar para contar a aventura. 
Nos finais da década de 80, tendo obtido uma certa popularidade com os seus contos e versos, Kipling regressou a Inglaterra, onde foi acolhido como o sucessor literário de Charles Dickens. Viveu em Londres de 1889 a 1892, e aí publicou Life's Handicap (1891), uma coletânea de contos em que figuraria The Man Who Was, e Barrack-Room Ballads, que reunia poemas como "Gunga Din", um elogio a um aguadeiro hindu ao serviço de um regimento colonial britânico. 
Em 1892 casou com Caroline Starr Balestier, irmã de um editor e escritor norte-americano, e com quem colaborou num romance, The Naulahka (1892). O jovem casal foi viver para os Estados Unidos da América mas, desiludido com o Vermont, regressou, após a morte da sua filha Josephine, a Inglaterra, estabelecendo-se em Burwash, no Sussex. A tragédia familiar, agravada pelo facto de não viver um casamento feliz, já que era dominado pela esposa, que se recusava a aceitar o mínimo traço do carácter do autor, resultou numa mudança nas suas convicções políticas que, como próprio, se tornariam mais duras. Esses anos turbulentos refletiram-se em Many Inventions (1893), Jungle Book (O Livro da Selva, 1894), a obra que imortalizaria o escritor, e The Seven Seas (1896). 
Recusando as honras que o povo inglês lhe prestava, entre as quais a Order of Merit, Kipling viajou até à África do Sul em plena Guerra dos Bóeres, em 1899, onde Cecil Rhodes, o fundador da Rodésia, lhe ofereceu uma vivenda. Por volta de 1901 publicou Kim, romance que tem sido reconhecido como o melhor do autor. Relatando as aventuras de um filho órfão de um sargento num regimento irlandês estacionado na Índia, aparecem descritos na obra os filhos do próprio autor, como Dan e Una. A morte do seu filho varão John, na Primeira Guerra Mundial amargurou a fase final da vida de Kipling. 
Vencedor do prémio Nobel em 1907, foi publicando algumas obras, embora a uma cadência mais demorada. Entre 1922 e 1925 desempenhou as funções de reitor da Universidade de St. Andrews. Faleceu a 18 de janeiro de 1936, em Londres, tendo aos seus restos mortais sido concedida a honra de sepultura no Poet's Corner, na Abadia de Westminster. A sua autobiografia, Something Of Myself, foi publicada postumamente, em 1937.





Luís da Câmara Cascudo

Luís da Câmara Cascudo (Natal30 de dezembro de 1898 — Natal, 30 de julho de 1986) foi um historiador, escritor, antropólogo
advogado e jornalista brasileiro. Câmara Cascudo passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo Instituto de Antropologia leva seu nome.
Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). Entre seus muitos títulos destacam-se: Alma patrícia (1921), obra de estreia, e Contos tradicionais do Brasil (1946). Estudioso do período das invasões holandesas, publicouGeografia do Brasil holandês (1956). Suas memórias, O tempo e eu (1971), foram editadas postumamente.
Cascudo quase chegou a ser demitido de sua posição como professor por estudar figuras folclóricas como o lobisomem.
Começou o trabalhou como jornalista aos 19 anos em "A Imprensa", de propriedade de seu pai, e depois passou pelo "A República" e o "Diário de Natal" - nos anos 1960 já havia publicado quase 2.000 textos.




Seymour Melman

Seymour Melman (30 de dezembro de 1917 - 
16 de dezembro de 2004) foi um emérito professor estadunidense, conhecido pela sua capacidade em engenharia de produção e
Ele escreveu intensificadamente por 50 anos sobre "conversão econômica", ordenou a transição da produção militar para a civil por indústrias e instalações militares. Autor de The Permanent Wer Economy e Pentagon Capitalism, ele foi um economista, escritor e o precursor do complexo militar-industrial.





Romain Rolland

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1915

Escritor francês, nascido a 29 de janeiro de 1866, em Clamency, e falecido a 30 de dezembro de 1944, em Vézelay, vítima de tuberculose. Foi laureado com o Prémio Nobel em 1915. Doutorou-se em Arte em 1895, foi professor de História da Arte na École Normale de Paris e professor de História da Música na Sorbonne. Para além da sua atividade docente, foi um reconhecido crítico de música. Estreou-se na escrita em 1897 com a peça Saint-Louis, que, juntamente com Aërt (1898) e Le Triomphe de la Raison (1899), fez parte da trilogia Les Tragedies de la Foi (1909). Em 1910 retirou-se do ensino para se dedicar inteiramente à escrita. 
Na sua obra concilia o idealismo patriótico com um internacionalismo humanista. Escreveu peças de teatro, biografias (Vie de Beethoven, 1903; Mahatma Ganghi, 1924), um manifesto pacifista (Au-dessus de la mêlée, 1915) e dois ciclos romanescos: Jean-Christophe (10 vols., 1904-1912), "roman-fleuve" (segundo as palavras do autor) consagrado a um músico genial, e L'Âme enchantée (7 vols., 1922-1934). Em 1923, fundou a revista Europe.







Heiner Müller (Eppendorf, 9 de Janeiro de 1929 — 
 e escritor alemão. Sua carreira literária teve início quando o socialismo estava sendo construído na República Democrática Alemã, o lado leste da já dividida Alemanha. Müller é considerado um discípulo e seguidor da obra de Bertolt Brecht. É lembrado como um dos principais autores que refletiram sobre a história recente do país.