terça-feira, 17 de novembro de 2015

Efemérides 17 de novembro

Rachel de Queiroz


Escritora brasileira, descendente do escritor José de Alencar, Rachel de Queiroz nasceu a 17 de novembro de 1910, em Fortaleza, no Ceará, e faleceu a 4 de novembro de 2003, no Rio de Janeiro. Residiu alternadamente no Rio de Janeiro e no Ceará até 1917, altura em que a família tenta fixar-se definitivamente no Rio de Janeiro. Em 1919 voltou para Quixadá, no sertão. Em 1921 foi para o Rio de Janeiro como interna do Colégio da Imaculada Conceição. Finalizado o curso quatro anos depois, voltou para a fazenda, passando a sua mãe a orientar-lhe as leituras. Em 1927, a família passou a residir num local próximo de Fortaleza. Aí colaborou Rachel de Queiroz no jornal O Ceará, publicando em folhetim o romance Histórias de um Nome, além de poemas e crónicas.
Em 1930 publicou O Quinze, obra em que se estreou em volume como romancista e com que se tornou conhecida. Aí retrata com vigor os horrores da grande seca de 1915. Em 1937 passou a viver no Rio de Janeiro, onde escreveu muitas crónicas de grande vivacidade e que fizeram com que passasse a ser considerada uma das maiores escritoras brasileiras. Publicou em folhetins, no jornal O Cruzeiro, de quem era colaboradora assídua, o romance O Galo de Ouro (1950), a que se seguiram Maria Bárbara e O Solitário.
Nos anos 60, Rachel Queiroz trabalhou na Comissão dos Direitos Humanos da ONU, como delegada do Brasil. Foi membro do Conselho Federal de Cultura do Brasil desde a sua fundação em 1967 até à sua extinção em 1989.
Foi distinguida com vários prémios literários no Rio de Janeiro e S. Paulo, como o Prémio Machado de Assis em 1957 e o Prémio Nacional de Literatura de Brasília (pelo conjunto da sua obra) em 1980. Foi a primeira escritora a ingressar na Academia Brasileira de Letras (1977) e recebeu o doutoramento Honoris Causa pelas universidades Federal do Ceará (1981) e Estadual do Rio de Janeiro (2000). Foi galardoada com o Prémio Camões em 1993.
Rachel de Queiroz demonstra nas suas obras uma grande ligação aos locais onde vive. Nos romances nota-se a presença do Ceará, que para sempre marcou a sua memória. Nas crónicas de A Donzela e a Moura Torta (1948), 100 Crónicas Escolhidas (1958) e O Brasileiro Perplexo (1964), esta região alterna com o Rio de Janeiro.
Os problemas sociais são levantados, com frequência, sob a forma de reivindicação e ligados às criações da imaginação popular. No teatro, a peça Lampião (1953) é centrada no tema das secas, que corresponde à sua fase inicial. A peça A Beata Maria do Egito (1958) é uma adaptação da lenda do Nordeste brasileiro de Santa Maria Egipcíaca, apontando para uma fase espiritualista de raiz católica. A sua obra Memorial de Maria Moura (1992) foi alvo de uma série de TV produzida pela Globo (rede de televisão brasileira) em 1994, também exibida em Portugal. Escreveu uma autobiografia em 1998, intitulada Tantos Anos. Para além de escritora, traduziu obras de autores famosos, como Dostoievski, Tolstoi e Flaubert.







Auguste Rodin

Artista francês, Rodin nasceu a 12 de Novembro de 1840, em Paris, e faleceu em 1917. Dotado de um talento natural para a percepção das formas, nunca foi contudo admitido na Escola de Belas-Artes. A cabeça em argila Homem com o Nariz Partido foi rejeitada pelo Salão de 1864. Tornou-se aluno e assistente de Carrier-Belleuse, executando algumas das encomendas que este recebia. A descoberta da obra de Michelangelo Buonarroti, numa viagem a Itália em 1874, libertou o seu estilo e fez-lhe integrar a importância do modelado. A controvérsia gerada no Salão de 1877 pela Idade do Bronze acabou por lhe grangear a protecção oficial. Recebeu assim várias encomendas, entre elas o projecto de As Portas do Inferno, o monumento Os Burgueses de Calais e a estátua de Honoré de Balzac. A sua reputação continuou a aumentar, expondo no Salão de Paris, na Exposição de Bruxelas e na Exposição Universal de 1900. Rodin quebrava as superfícies para dar novos efeitos de luz, deixava partes por acabar, exprimindo a ideia de a estátua brotar da pedra. A paixão por Camille Claudel, sua colaboradora e irmã do escritor Paul Claudel, inspirou-lhe as várias versões de O Beijo e outras obras de temática erótica. A última fase de Rodin liga-se ao movimento simbolista e inclui uma série de mãos e de figuras femininas alegóricas.








Mário Dionísio

Mário Dionísio (Lisboa,16 de Julho de 1916 — Lisboa, 17 de Novembro de 1993) foi um crítico, escritor, pintor e professor português.
Personalidade multifacetada, Mário Dionísio teve uma ação cívica e cultural marcante no século XX português, com particular incidência nos domínios literário e artístico.














José Adalberto Coelho Alves

Foi laureado com o Prémio Internacional Sharjah para a Cultura Árabe em 17 de Novembro de 2008, da UNESCOque visa distinguir quem tenha contribuído de forma relevante para a promoção, preservação e revitalização da cultura árabe no mundo
Antes da Revolução dos Cravos em 25 de Abril de 1974 fez activa oposição ao regime salazarista e advogou no Tribunal Plenário, em defesa de presos políticos, tendo-lhe sido vedado, até ao 25 de Abril, o acesso à Função Pública.
De uma ancestralidade onde se entrecruzam celtas e árabes. Cedo descobriu a orientação das civilizações da Ásia, e nelas encontrou a pátria espiritual. Estudou o Oriente e tem-no vivenciado intensamente, através das inúmeras viagens em que o percorreu. Jurista, poeta e conferencista, tem apresentado comunicações em diversas instituições, nomeadamente universidades, em Portugal, na União Europeia e em países árabes. Tem vasta obra publicada, destacando-se os trabalhos que dedicou ao sufismo e à poesia luso-árabe, alguns deles fazendo parte de obras de referência, estrangeiras e nacionais, da especialidade. O seu contributo para o estudo e divulgação desta vertente do nosso património cultural tem sido inestimável.


Efemérides/17 de novembro


Sem comentários:

Enviar um comentário