sábado, 21 de novembro de 2015

Efemérides 21 de novembro

Fernando Fernán Gómez


Fernando Fernán Gómez (Lima, 28 de agosto de 1921 - 21 de novembro de 2007) foi um ator, escritor e diretor 
espanholperuano de nascimento.
















Voltaire


François-Marie Arouet nasceu em Paris em 21 de Novembro de 1694 e foi registado como filho de um bem-sucedido notário parisiense, François Arouet, e da sua esposa, embora ele próprio suspeitasse ser filho da Sra. Arouet e de um poeta menor.
Após estudos num colégio jesuíta, no qual apreciou sobretudo as peças de teatro escolares, decidiu lançar-se numa carreira literária e na sociedade: uma e outra lhe valeram duas estadias na prisão da Bastilha (por uns panfletos satíricos primeiro, por uma briga com um nobre depois). Ao sair da prisão deu a si próprio o nome de Senhor de Voltaire. Foi dramaturgo, historiador, filósofo, divulgador científico, homem de negócios, membro da Academia das Ciências de França, agricultor, proprietário, investidor de capital de risco, activista dos direitos civis e humanos, homem da corte desterrado no campo e, sobretudo, o autor mais célebre, admirado e odiado do seu tempo.
Morreu em 1778, pouco depois de regressar a Paris após um exílio de mais de vinte anos. A sua obra é extensíssima e nunca foi esgotada numa só colecção. A
 Voltaire Foundation, de Oxford, prevê publicá-la em 85 volumes. Cândido ou o Optimismo é considerado o seu melhor «conto filosófico» e é uma das melhores novelas da história da literatura.





Jakob Böhme

Jakob Böhme, por vezes grafado como Jacob Boehme, (Alt Seidenberg,Silésia, 24 de abril de 1575  Görlitz, 17 de novembro de 1624) foi umfilósofo, escritor e místico luterano alemão




Efemérides/21 de novembro

Sem comentários:

Enviar um comentário