quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Efemérides 19 de novembro

Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908  Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967) foi um dos mais importantes escritoresbrasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.
Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas





Magda Szabó




Magda Szabó (5 de outubro de 1917 - 19 de novembro de 2007) foi uma escritora húngara.Ela escreveu dramas, ensaios, estudos, memórias e poesias.






Leandro Gomes de Barros

Leandro Gomes de Barros (Pombal, 19 de novembro de 1865  Recife, 4 de março de 1918) foi um poeta de literatura de cordel brasileiro.
É considerado como o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel, tendo escrito aproximadamente 240 obras. No seu tempo, era cognominado "O Primeiro sem Segundo", e ainda é considerado o maior poeta popular do Brasil de todos os tempos, autor de vários clássicos e campeão absoluto de vendas, com muitos folhetos que ultrapassam a casa dos milhões de exemplares vendidos.
Compôs obras-primas que eram utilizadas em obras de outros grandes autores, como por exemplo Ariano Suassuna, que utilizou a história do gato que defecava dinheiro no seu "Auto da Compadecida".
Depois de fundar uma pequena gráfica, em 1906, seus folhetos se espalharam pelo Nordeste, sendo considerado porCâmara Cascudo o mais lido dos escritores populares.
Já segundo Carlos Drummond de Andrade foi, "o rei da poesia do sertão e do Brasil".











Emma Lazarus

Ela é mais conhecida por escrever The New Colossus ("O Novo Colosso"), um soneto escrito em 1883, que foi gravado em 1912 numa placa de bronze no pedestal da Estátua da Liberdade. O soneto foi solicitado por William Maxwell Evarts como uma doação para um leilão realizado pela Art Loan Fund Exhibition in Aid of the Bartholdi Pedestal Fund for the Statue of Liberty para angariar fundos para construir o pedestal.


Não como a fama do gigante de Bronze, da Grécia, 
com suas pernas conquista, espaçadas, todas as terras, 
aqui em nossos portais lavrados pelo pôr-do-sol marinho, 
uma mulher poderosa, com uma tocha, cuja flama
é o relâmpago aprisionado, e seu nome, mãe de todos os Exílios. 
De seu punho farol brilha a acolhida abrangente, 
seus olhos meigos, comandam.
O porto, estendido nas alturas emoldurado pelas cidades gêmeas 
"Guarde terras ancestrais, com sua pompa histórica!", 
grita ela com lábios silenciosos, "Dêem-me os cansados, 
os pobres, suas massas apinhadas, 
que anseiam por respirar em liberdade.
A recusa desventurada de seu porto abundante 
envia a mim esses desabrigados assolados pela tempestade.
Ergo meu tocheiro ao lado do Portão Dourado.


Efemérides/19 de novembro


Sem comentários:

Enviar um comentário