quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Efemérides 31 de dezembro


Nicholas Sparks nasceu em 31 de Dezembro de 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário da Nossa Paixão (The Notebook) à Warner Books. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. Seguiram-se livros como As Palavras que Nunca te Direi (Message in a Bottle) e Um Momento Inesquecível (A Walk to Remember), Corações em Silêncio (The Rescue) também eles sucessos editoriais de grandes proporções, tendo o primeiro sido adaptado para versão cinematográfica pelo próprio autor. Considerado o golden boy da ficção comercial americana é um autor consagrado internacionalmente pelo público.



















Miguel de Unamuno

iguel de Unamuno y Jugo nasceu a 29 de Setembro de 1864 em Bilbau, cidade em que viveu toda a infância e adolescência. Porém, foi em Salamanca que se fixou e permaneceu quase ininterruptamente o resto da sua vida e onde faleceu no último dia do ano de 1936, depois de uma intensa vida social, política, académica e intelectual. Cursou Filosofia e Letras na Universidade de Madrid, vindo a ser nomeado reitor da Universidade de Salamanca, cargo do qual seria destituído várias vezes por razões políticas. Apesar da sua conturbada vida política, Unamuno permaneceu um escritor infatigável, produzindo mais de três dezenas de obras que vão da filosofia ao romance, à poesia e ao teatro. Vida de Dom Quixote e Sancho (1905), Do Sentimento Trágico da Vida (1913) e A Agonia do Cristianismo (1925) contam-se entre as principais obras daquele foi designado, por força do seu activismo e constante crítica das autoridades, o "Prometeu Espanhol".














Péricles (cartunista)


Péricles de Andrade Maranhão (Recife14 de agosto de 1924 — Rio de Janeiro31 de dezembro de 1961 ) foi um cartunista brasileiro 
de grande sucesso nos anos 1940 e 50.
Criado em Pernambuco, em 1942 Péricles muda-se para o Rio de Janeiro, onde começa sua carreira nos veículos dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand com As aventuras de Oliveira Trapalhão, publicadas na revista A Cigarra.
Em outubro de 1943 a revista O Cruzeiro 
começa a publicar as histórias do Amigo da Onça, que se transformaria em um dos personagens mais populares do país.
Dono de uma personalidade atormentada, o sucesso faz com que o cartunista passe a odiar sua criação, pois era sempre citado como "O criador do Amigo da Onça". Apesar disso, continuou ilustrando suas histórias semanalmente, por 17 anos ininterruptos.
Péricles suicidou-se na noite de 31 de dezembro de 1961 em seu apartamento no Rio de Janeiro, abrindo o gás, mas, antes, fixou na porta um cartaz onde se lia: "não risquem fósforos".
Sobre ele, escreveu o poeta Carlos Drummond de Andrade: "A solidão do caricaturista seria talvez reação contra a personagem, que o perseguia, que lhe era necessária e que lhe travara os meios de comunicar-se e comungar com outros seres".





Efemérides/31 de dezembro


1 comentário:

  1. Olá!

    Já li muitos livros do autor Nicholas Sparks, na minha juventude. Hoje em dia já não me entusiasma tanto. Mas tem livros com histórias bonitas.

    Bom ano novo!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar