sexta-feira, 13 de março de 2015

Efemérides 13 de março

Mircea Eliade

Mircea Eliade (Bucareste9 de março de 1907 — Chicago22 de abril de 1986) foi um professorhistoriador das religiõesmitólogo
Falava e escrevia fluentemente oito línguas romenofrancês
a maior parte dos seus trabalhos acadêmicos foi escrita inicialmente em romeno (depois em francês e em inglês). É um dos mais influentes historiadores e filósofos das religiões da 
Considerado um dos fundadores do moderno estudo da história das religiões e grande estudioso dos mitos, elaborou uma visão comparada das religiões, encontrando relações de proximidade entre diferentes culturas e momentos históricos. No centro da experiência religiosa do Homem, Eliade situa a noção do Sagrado. Sua formação de historiador e filósofo levou-o ao estudo dos mitos, dos sonhos, das visões, do misticismo e do êxtase. Na Índia, estudou ioga e leu, diretamente em sânscrito, textos clássicos do hinduísmo que ainda não tinham sido traduzidos para as línguas ocidentais.
Autor prolífico, procurou encontrar uma síntese dos temas que abordou. Nos seus escritos, é, frequentemente, destacado o conceito de hierofania, através do qual Eliade definiu a manifestação do transcendente em um objeto ou um fenômeno do cosmo.

Nicolas Boileau

Nicolas Boileau-Despréaux (Paris1 de novembro de 1636
 — Paris, 13 de março de 1711) foi um crítico e poeta francês.
Publicou seu primeiro volume de sátiras em 1666. Foi apresentado na corte, em 1669, após a publicação de seu Discurso sobre a sátira.
Nicolas Boileau-Despréaux era mais conhecido apenas por Boileau. O nome Despréaux derivava de uma pequena propriedade em Crosne, perto de Villeneuve-Saint-Georges. Era o décimo quinto filho de Gilles Boileau, escrivão no parlamento de Paris. Dois dos seus irmãos foram, de alguma forma, distintos: Gilles Boileau (1631-1669), tradutor de Epicteto; e Jacques Boileau, que se tornou cónego na Sainte-Chapelle, onde foi responsável por algumas contribuições valiosas na história da Igreja. Ficou órfão de mãe com apenas dois anos de idade. De constituição frágil, parece ter sofrido bastante com o fato e terá tido alguma falta de afeto.

J.C. Hare

J.C. Hare ou Augustus John Cuthbert Hare (13 de março de 1834 - 22 de janeiro de
1903), clérigo e escritor inglês.

Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, primeiro e único barão de Vila Viçosa, (Santo Amaro da Purificação13 de março de 1841 — Santo Amaro da Purificação19 de maio de 1915) foi um juristaescritordeputado durante a Constituinte de 1891 e a primeira legislatura (1891-1893) e musicista brasileiro.
Filho de Maria Violante de Mattos e Inácio Pires de Carvalho e Albuquerque, portanto, sobrinho do Visconde da Torre de Garcia d'Ávila e descendente dos morgados da Casa da Torre.
Era casado com Francelina Maria da Conceição, de quem teve filhos, e possuía uma grande biblioteca onde pessoas como o escritor Eugênio Gomes fizeram suas primeiras leituras.

Paul Morand

Paul Morand (13 de março de 1888París - 24 de julho de 1976) foi um diplomatanovelistadramaturgo e poeta francês, considerado um modernista. Foi membro da Academia Francesa.










Giórgos Seféris (Esmirna13 de março (29 de fevereiro, no calendário juliano) de 1900 — Atenas20 de setembro de 1971) foi um escritor grego, um dos poetas mais importantes da "geração de 30", que introduziu o Simbolismo na moderna literatura grega, filiado então à tradição intelectualista deste, a de Paul Valéry e Mallarmé.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1963 com sua poesia que também foi influenciada pelas obras de Konstantinos KavafisEzra Pound e T. S. Eliot.
Nascido Giórgos Seferiádis, abandonou a sua cidade natal em 1914, para viver em Atenas e mais tarde em Paris. Em 1925 volta à Grécia, tendo seguido a carreira diplomática, o que o levou a habitar diversos países.

Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança

Maria Pia de Bragança (LisboaCoração de Jesus13 de março de 1907 — Verona6 de maio de 1995) foi uma 
escritora e jornalista portuguesa. Era também conhecida como Sua Alteza Real Dona Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança, nome com o qual reivindicou o trono de Portugal. Reclamou a pertença do título nobiliárquico de duquesa de Bragança e, sustentando-se no texto das Cortes de Lamego, defendeu ser a legítima Rainha de Portugal. Ficou também conhecida pelo pseudónimo literário Hilda de Toledano.






Mircea Eliade (Bucareste9 de março de 1907 — Chicago22 de abril de1986) foi um 
 norte-americano em 1970.
Falava e escrevia fluentemente oito línguas (romenofrancêsalemãoitaliano,inglêshebraicopersa e sânscrito), mas a maior parte dos seus trabalhos acadêmicos foi escrita inicialmente em romeno (depois em francês e em inglês). É um dos mais influentes historiadores e filósofos das religiões da 
Fez parte do Círculo Eranos.
Considerado um dos fundadores do moderno estudo da história das religiões e grande estudioso dos mitos, elaborou uma visão comparada das religiões, encontrando relações de proximidade entre diferentes culturas e momentos históricos. No centro da experiência religiosa do Homem, Eliade situa a noção do Sagrado. Sua formação de historiador e filósofo levou-o ao estudo dos mitos, dos sonhos, das visões, do misticismo e do êxtase. Na Índia, estudou ioga e leu, diretamente em sânscrito, textos clássicos do hinduísmo que ainda não tinham sido traduzidos para as línguas ocidentais.
Autor prolífico, procurou encontrar uma síntese dos temas que abordou. Nos seus escritos, é, frequentemente, destacado o conceito de hierofania, através do qual Eliade definiu a manifestação do transcendente em um objeto ou um fenômeno do cosmo.

L. Ron Hubbard

Lafayette Ronald Hubbard (Tilden13 de março de 
1911 – Creston, 24 de janeiro de 1986), mais conhecido como L. Ron Hubbard, ou ainda LRH, foi um escritor pulp norte-americano e fundador da Igreja da Cientologia. Depois de estabelecer uma carreira como autor, mais famoso por suas histórias deficção científica e fantasia, ele desenvolveu um sistema de auto-ajuda chamado Dianética, que foi publicado pela primeira vez em maio de 1950. Hubbard subsequentemente desenvolveu suas ideias em uma ampla gama de doutrinas e rituais que seriam parte de um novo movimento religioso que ele chamou de Cientologia. Suas obras se tornaram textos-guias para a Igreja da Cientologia e para várias organizações afiliadas que abordam temas diversos como negócios, administração, alfabetismo e reabilitação.

João Braz Machado (São Brás de Alportel13 de Março de 1912 - Portimão22 de Junho de 1993), foi um poeta,jornalista e escritor português.

Jacque Fresco (13 de Março de 1916) é um autodidata
futurologistainventor que trabalhou numa grande variedade de áreas desde inovações bio-médicas a sistemas sociais totalmente integrados. Ele acredita que suas ideias irão beneficiar o maior número de pessoas e diz que algumas de suas idéias vem de dos anos de sua formação durante a Grande Depressão.
Projeto Venus iniciou-se em meados dos anos 70 por Fresco e sua parceira, Roxanne Meadows. O filme Future by Design foi produzido em 2006 descrevendo sua vida e trabalho. Atualmente ele escreve e ensina extensivamente sobre assuntos desde o holístico projeto de cidades sustentáveiseficiência energética, gerenciamento de recursos naturais eautomação avançada, focando nos benefícios que irão trazer à sociedade.

Gitta Sereny

Gitta Sereny CBE (Viena13 de março de 1921 — Cambridge14 de junho de 2012) foi uma historiadoraescritora e jornalista austríaca, de origem húngara. Em seus livros, focou o enredo em histórias sobre o holocausto e abuso de crianças.

Antônio Carlos de Brito, conhecido como Cacaso (Uberaba13 de março de 1944 — Rio de Janeiro27 de dezembro de 1987), foi um professor universitárioletrista e poeta 

Anatoly Timofeevich Fomenko ou Anatoli Timofeevitch Fomenko (nascido 1945) escritor, professor-doutor de matemática respeitado especialista em topologia e membro vitalício e permanente da Academia de Ciências de Rússia.

Guillermo Arriaga (Cidade do México, 13 de março de 1958) é um escritor, cineasta, 
Licenciou-se em Ciências da Comunicação e em História. Além de "Um doce aroma de morte", Guillermo Arriaga escreveu outros dois romances: "O búfalo da noite" e "Esquadrão Guilhotina" e assim como o livro de contos "Retorno 201".
Também contribui no cinema como cineastaprodutor cinematográfico e especialmente como roteirista.

Charles Forbes René de Montalembert

Charles Forbes René de Tryon, conde de Montalembert, (Londres18 de marçode 1810 — Paris13 de março de 
1870) foi um escritorpolítico e polemista francês pertencente à corrente neo católica. Serviu na Câmara dos Pares, sendo um proeminente defensor da liberalização e modernização da Igreja Católica.









Ivo Andrić (Travnik9 de Outubro de 1892 —Belgrado13 de Março de 1975) foi um romancista e escritor jugoslavo.
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1961; as suas obras mais famosas A Ponte sobre o DrinaCrónica Bósnia e "O Pátio Maldito" são romances históricos que descrevem o quotidiano da Bósnia e do Império Otomano.
Escreveu as suas primeiras obras em croata, passando depois a escrever em sérvio (70% da sua obra), enquanto apoiava a ideia de uma língua servo-croata, como a maioria dos sérvios e croatas contemporâneos.


Lucio Fulci (17 de Junho de 1927 - 13 de Março de 1996) foi um diretor,escritor e ator italiano. Talvez ele seja mais conhecido por filmes de terror, incluindo Zombi 2 (1979) e The Beyond (1981), mesmo ele tendo feito filmes de outros gêneros como giallovelho oeste e comédia.


Valfrido Pilotto (Mallet23 de abril de 1903 — Matinhos13 de março de 2006) foi um advogado, jornalistaescritor,ensaístapoetahistoriador e filósofo brasileiro.
Valfrido Piloto foi o primeiro ocupante da cadeira número 1 da Academia Paranaense de Letras.

Efemérides/13 de março

Presidente do Centro de Letras do Paraná no período de 1989 a 1991.

Sem comentários:

Enviar um comentário