quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A Idade da Inocência de Isabel Sousa Costa

A Idade da Inocência

Sinopse

Natália era uma criança sonhadora, viva e criativa… O seu fascínio pela novidade, ao suscitar-lhe inúmeros porquês e ao conduzi-la numa incessante busca de respostas, levam-na a experienciar incalculáveis aventuras. Esta resenha, além de uma viagem ao passado, que se desenrola entre os anos de 1964 e 1974, é um retrato geográfico e sociológico do norte de Portugal, nomeadamente das cidades de Vila Real, de Guimarães e de Braga, das aldeias de Agarez, na serra do Alvão, e de Bragadas, em Terras de Basto, e ainda da pitoresca praia da Apúlia. Colorido por uma criança, este retrato é, sem dúvida, uma divertida expedição pelo mundo dos mais pequenos. A paixão colocada na narrativa das brincadeiras, da etnografia, da história e da geografia dos lugares, transporta o leitor pelos meandros de um espaço vivo e repleto de emoções. 

Isabel Sousa Costa

Nasceu a 6 de Novembro de 1961 no Porto.

Em julho de 1985, concluiu a licenciatura em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Em novembro de 1985, deu início à carreira de professora de Geografia, na Escola Secundária de Vila Pouca de Aguia.

Em março de 1997 conclui o Mestrado em Extensão e Desenvolvimento Rural. Em 1998, publica um artigo intitulado Ocupação Indevida dos Solos da Reserva Agrícola Nacional no nº12 da Revista PEDON.

Dá início à colaboração no Boletim Cultural da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em dezembro de 1992, com um texto intitulado Aquecimento Global: SOS. Em 2009 retoma a colaboração no Boletim Cultural com textos de teor científico, dramático, prosa e poesia.

No ano de 2006, escreve um texto dramático, intitulado “O Capuchinho Vermelho vai à Escola”, para ser levado a cena no Teatro Municipal de Vila Real, no âmbito do III Fórum: Os Jovens a Saúde e a Cidadania.

Foi ainda colaboradora nos semanários A Voz de Trás-os-Montes e no Notícias de Vila Real, onde publica vários artigos de opinião, dos quais se destaca Sentir de uma Professora.


Sem comentários:

Enviar um comentário