terça-feira, 3 de novembro de 2015

O sertão dos curibocas de Hélio Bacelar

O sertão dos curibocas

Sinopse


A vida nos Sertões da Bahia, entre os anos de 1723 e 1728, pela perspectiva ficcionista, com forte enlace na realidade, focando distintas peculiaridades dos povos que desbravaram estas terras. Caatingas inóspitas e hostis, onde o vaqueiro, o jagunço e o trabalhador braçal, enfrentam adversidades e, de certa maneira, partilham das mesmas afligências.
A narrativa discorre sobre o trabalho nas lavouras e na criação de bois; a religiosidade, somando-se à crença popular, no aspecto místico e mítico; a sexualidade, pela perspectiva heterossexual e homossexual, também; a disputa de terras e a afirmação de poder, de fazendeiros e posseiros, apoiando-se na jagunçada, que aluga a arma e a vida; estruturas escravagistas que mazelam não só o negro e o índio, mas, ttambém o branco e, muito especialmente, os curibocas – miscigenação de índio com branco.

Hélio Bacelar

Hélio Bacelar Viana, Músico de formação erudita. Destaca-se no plano da composição musical, destaca-se no plano da composição musical, com prêmios e publicações nos gêneros orquestral e didático.

Nascido em uma fazenda no município de Teofilândia, Sertão da Bahia, e das suas vivências extrai elementos temáticos para suas composições musicais e literárias. Transita livremente pelo campo da música, teatro, poesia, artes plásticas... No momento aventura-se no gênero romance, com “O Sertão dos Curibocas” e dois outros trabalhos, em fase de ordenamento.


1 comentário: