domingo, 12 de julho de 2015

Efemérides 12 de julho

Pablo Neruda

Prémio Nobel da Literatura 1971
Pablo Neruda (Parral12 de Julho de 1904 — Santiago23 de Setembrode 1973) foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetasda língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha (1934 —1938) e no México. Neruda recebeu o Nobel de Literatura em 1971.







Juan del Encina (12 de Julho de 1469 – 30 de Agosto de 1529) foi um poeta espanhol que, segundo diversos autores, compartilha a paternidade do teatro ibérico com Gil Vicente. Grande humanista, músico e cantor, a maior parte da sua obra lírica, escrita antes de 1500 foi escrita com a intenção de ser cantada. A sua poesia divide-se entre a profana e a sagrada, considerando a generalidade dos críticos que a primeira se sobrepõe à segunda em termos de inspiração. É caracterizado por um certo gosto popular e muita imaginação.
O seu apelido advém da cidade de onde nasceu, La Encina, perto de Ledesma.
Esteve ao serviço do Duque de Alba. Viveu em Itália, onde cantou para o Papa Leão X. De volta a Espanha, foi nomeado arcediago em Málaga. Em 1519 foi a Jerusalém, onde disse missa no Monte Sinai. Crê-se que tenha morrido em Leão.

Henry David Thoreau

Henry David Thoreau (Concord12 de julho de 1817 — Concord, 6 de maio de 1862) foi um autor estadunidense
poetanaturalista, ativista anti-impostos, crítico da ideia de desenvolvimentopesquisadorhistoriador,filósofo e transcendentalista. Ele é mais conhecido por seu livro Walden, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, e por seu ensaioDesobediência Civil uma defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto.
Os livros, ensaios, artigos, jornais e poesias de Thoreau chegam a mais de 20 volumes. Entre suas contribuições mais influentes encontravam-se seus escritos sobre história natural e filosofia, onde ele antecipou os métodos e preocupações da ecologia e do ambientalismo. Seu estilo de escrita literária intercala observações naturais, experiência pessoal, retórica pontuada, sentidos simbolistas, e dados históricos; ao mesmo tempo em que evidencia grande sensibilidade poética, austeridade filosófica, e uma paixão "yankee" pelo detalhe prático. Ele também era profundamente interessado na ideia de sobrevivência face a contextos hostis, mudança histórica, e decadência natural; ao mesmo tempo em que buscava abandonar o desperdício e a ilusãode forma a descobrir as verdadeiras necessidades essenciais da vida.
Foi também um notório abolicionista, realizando leituras públicas nas quais atacava as leis contra as fugas de escravos evocando os escritos de Wendell Phillips e defendendo o abolicionista John Brown. A filosofia de Thoreau dadesobediência civil influenciou o pensamento político e ações de personalidades notáveis que vieram depois dele, filósofos e ativistas comoLiev TolstóiMohandas Karamchand Gandhi, e Martin Luther King, Jr.
Thoreau é por vezes citado como um anarquista individualista. Ainda que por vezes sua desobediência civil ambicione por melhorias no governo, mais do que sua abolição – "Não peço, imediatamente por nenhum governo, mas imediatamente desejo um governo melhor" – a direção desta melhoria é que ambiciona o anarquismo: "'O melhor governo é o que não governa. Quando os homens estiverem devidamente preparados, terão esse governo”.

Franklin Dória

Franklin Américo de Meneses Dória, primeiro e único barão de Loreto, (Ilha dos Frades12 de julho de 1836 — Rio de Janeiro28 de outubro de 1906) foi um advogadopolíticoorador




Ken Wlaschin (BradishNebraska12 de julho de 1934 - Palm SpringsCalifórnia10 de novembro de 2009) foi um escritorhistoriador, diretor de festivais de cinema e programador de filmes em casas exibidoras.
Estudou na Universidade de Dublin e na Universidade de Poitiers, tendo obtido o grau de Mestre em Inglês. Foi crítico de cinema e arte nos jornais Daily American, em Roma, e Daily Sketch, em Londres. Também trabalhou como editor de sériesna London Weekend Television. Foi programador do National Film Theatre, uma sala exibidora, e do London Film Festival, ambos entre 1969 e 1984. De volta aos Estados Unidos, foi programador do Los Angeles International Film Festival (1984-1993) e diretor do National Center for Film and Video Preservation (1984-2003).
Como ator, apareceu no faroeste italiano Gli Uomini Dal Passo Pesante (1965) e em um episódio da série inglesa Five Mo(1966).

Edla van Steen

Edla Van Steen (Florianópolis12 de julho de 1936) é uma escritora brasileira com mais de vinte livros publicados, entre contosromances, entrevistas, peças de teatro e livros de arte.
Têm vários prêmios nas áreas de cinemateatro e literatura. É a única autora brasileira a ter quatro livros publicados nosEstados Unidos da América, com excelentes críticas no Washington Post Book WorldKirkus Reviews e Publishers Weekly, entre outros.


Efemérides/12 de julho


Sem comentários:

Enviar um comentário