domingo, 1 de novembro de 2015

Efemérides 31 de outubro

Carlos Drummond de Andrade



Escritor brasileiro, Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 1902. Estudou em Belo Horizonte e diplomou-se em Farmácia, carreira que não exerceu, e fez a sua vida no Rio de Janeiro, entregando-se às letras. Aderiu ao Modernismo, no qual se distinguiu. Como poeta, estreia-se em 1930 com "Alguma Poesia", obra à qual se seguem outras que estão reunidas em "Poesia até Agora" e "Fazendeiro do Ar" (1955). Aí se encontram: "Alguma Poesia, Brejo das Almas" (1934), "Sentimento do Mundo" (1940), "José" (1942), "A Rosa do Povo" (1945), "Novos Poemas" (1948), "Claro Enigma" (1951) e "Fazendeiro do Ar", apenas com exclusão da poesia circunstancial de "Viola de Bolso" (1952). Escreve ainda "Ciclo" (1957), "Poesias" (1959) e "Lição de Loiras" (1962), reunindo, então, toda a sua produção literária em "Obras Completas" (1965).
Na sua poesia, caldeiam-se o sarcasmo, a ironia, o humor, mas há lirismo puro e profundo, a pesquisa do «sentimento do mundo», por vezes a revelação do seu mundo interior, do seu povo, da sua paisagem, atingindo a verdadeira serenidade e pureza clássicas em muitas composições. Foge do sentimental, do patético, mas afirma uma poesia séria, de sentimento límpido e acentuado sentido trágico, transmitidos com discrição e delicadeza. É, então, uma poesia séria, meditada, que se insere no Modernismo brasileiro. É evidente a sua preocupação formal e a abordagem dos temas numa atitude anti-lírica. Tem para ele um grande relevo o mistério da palavra que considera relevadora de poesia. É evidente a sua progressiva depuração quanto ao tema. Como ficcionista, escreve "Contos de Aprendiz" (1951); como cronista e crítico, é autor de "Confissões de Mimas" (1944), "O Gerente" (1945), "Passeios na Ilha" (1952), "Fal, Amendoeira" (1957). Na prosa há humor e cepticismo, por vezes uma certa ironia e graça sem esconder a sua natural preocupação com o homem e com o autêntico. Carlos Drummond de Andrade faleceu em 1987 no Rio de Janeiro. No ano de 2002 comemorou-se o centenário do nascimento do poeta.


John Keats

John Keats (Londres, 31 de outubro de 1795 - Roma, 23 de fevereiro de 1821) foi um poeta inglês. Foi o último dos poetas românticos do país, e, aos 25, o mais jovem a morrer. Juntamente com Lord Byron e Percy Bysshe Shelley, foi uma das principais figuras da segunda geração do movimento romântico, apesar de sua obra ter começado a ser publicada apenas quatro anos antes de sua morte. Durante sua vida, seus poemas não foram geralmente bem recebidos pelos críticos; sua reputação, no entanto, cresceu à medida que ele exerceu uma influência póstuma significativa em diversos poetas posteriore, como Alfred Tennyson e Wilfred Owen.
A poesia de Keats é caracterizada por um imaginário sensual, mais visível na sua série de odes. Atualmente seus poemas e cartas são consideradas entre as obras mais populares e analisadas na literatura inglesa.

Axel Munthe

Axel Martin Fredrik Munthe (Oskarshamn, Suécia, 31 de outubro de1857  Estocolmo, 11 de fevereiro de 1949) foi um médico, psiquiatra eescritor sueco. Sua obra mais famosa é The Story of San Michele ("O Livro de San Michele") publicada em 1929. Munthe também foi conhecido por sua natureza filantrópica e por advogar os direitos animais.
Estudou Medicina na Universidade de Uppsala, Montpellier e Paris, doutorando-se no ano de 1880. Embora sua tese tratasse da ginecologia e obstetrícia, Munthe fora fortemente impressionado pelo trabalho pioneiro sobre neurologia do professor Jean-Martin Charcot, chegando a assistir às suas aulas no Hospital Salpêtrière.
Praticou intensamente a medicina em Paris e Roma e, posteriormente, tornou-se médico da Família Real Sueca.

Michael Landon

Nascido Eugene Maurice Orowitz, seu verdadeiro nome, Michael Landon é particularmente conhecido por ter participado em três populares séries da estação americana NBC, emitidas ao longo de três décadas. Os papéis que o tornaram mundialmente famoso incluem "Little Joe Cartwright", da série"Bonanza" entre 1959 e 1973"Charles Ingalls" em "Little House on the Prairie", que em Portugal recebeu o título "Uma Casa na Pradaria" e no Brasil "Os Pioneiros" entre 1974 e 1983 e, finalmente, "Jonathan Smith" em "O Homem que veio do Céu" (no Brasil) e "Um Anjo na Terra" (em Portugal), entre 1984 e 1989. Faleceu três meses antes de completar os 55 anos de idade, devido a um câncer inoperável no pâncreas. Desde cedo, Michael (que escolhera seu pseudônimo ao abrir ao acaso uma lista telefônica) sabia que atuar seria sua vida. Além de protagonizar, também dirigiu e escreveu muitos episódios nos quais estrelou, tendo em O Homem que Veio do Céu sua produção mais evidente (quase todos os episódios foram dirigidos por Landon). Após a emissora cancelar a série, em 1989, Michael começara a escrever uma ideia que acabou tornando-se a série "Us". Infelizmente, em Abril de 1991, a notícia que havia desenvolvido câncer e sua morte apenas três meses depois, acabou com projeto, que não passou do piloto. Michael Landon está enterrado apenas alguns metros distante de seu filho Mark, morto aos 60 anos.

Antônio Carneiro Leão

Antônio Carneiro Leão (Recife2 de julho de 1887 — Rio de Janeiro31 de outubro de 1966) foi um educadorprofessor, e escritor brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras.


Efemérides/31 de outubro

Sem comentários:

Enviar um comentário