quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Em Busca das Origens de Tereza Xavier Coito

Em Busca das Origens

Sinopse


 -- Uma biografia?
 - Sim, fui adoptada e quero dar a conhecer a minha história.
 - Quando decidiu sobre o livro?
- Há cerca de um mês, em Vilanculos (Moçambique).
- Voltei em trabalho passados 18anos e senti-me uma estranha na minha própria terra.
- Como fui a adopção?
- Fui adoptada em 1995 por família Portuguesa a viver na província de Nacala.
- Na altura tinha 11anos e só falava macua. O meu pai tinha falecido, a minha mãe com ajuda do meu irmão mais velho, cuidavam de mim.
- No início foi complicado, eu não falava Português.
- De repente fiquei com quatro irmãos de 3, 7, 14 e 17. Todos rapazes.
- Depois fui-me integrando, fui muito bem recebida.   
- Quero compreender melhor a minha infância, quem decidiu porque seria adoptada e os benefícios da minha mudança para a nova família. Este livro é uma necessidade, há certas coisas que não se podem verbalizar... há que escrevê-las. Tenho investigado muito, de certa forma é também uma homenagem à minha terra. Identicamente dedico a este livro, a todas as crianças que não conseguem ser adoptadas.
- Porém, este livro foi de certa forma para alertar aqueles que querem iniciar um processo de adaptação:
- Há que reflectir, que não basta que a criança seja perfeita fisicamente, que não a penas uma criança, mas sim, um ser humano. 


Tereza Xavier Coito nasceu em 1983 em Moçambique. Aos onze anos veio para Portugal onde descobriu outras paixões, como a hotelaria e pela escrita. O seu contacto com o mundo das letras fê-la querer explorar as suas raízes e transmitir a todos uma história de vida ímpar. Em Busca das Origens relata-se uma história cheia de lágrimas, sofrimento, saudade, mas acima de tudo esperança, pois nunca é tarde para sermos felizes.


Sem comentários:

Enviar um comentário