sexta-feira, 17 de junho de 2016

Marcador | Das Margens Nascem Flores de Beatriz Matoso

Das Margens Nascem Flores 
O futuro está dentro de nós
Edição/reimpressão: 2016
Páginas: 104
Editor: Marcador
ISBN: 9789897542206
Coleção: Marcador Sociedade
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 232 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Memórias e Testemunhos

ESTE LIVRO JUNTA RELATOS, DESABAFOS E HISTÓRIAS DE VIDA DE ALGUMAS MULHERES RECLUSAS NA PRISÃO DE TIRES 

Este livro é o resultado de uma experiência de voluntariado, realizada no Estabelecimento Prisional de Tires no âmbito da Associação Dar a Mão, com a finalidade de dar apoio às reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires e preparar a sua reinserção social. Das Margens Nascem Flores foi escrito a várias mãos, pela psicanalista que acompanha o grupo: Beatriz Matoso, a enfermeira: Pilar Soares Marques e claro com o contributo de algumas reclusas. Tem por objectivo promover o desenvolvimento da auto-estima e o crescimento pessoal, afectivo e laboral de cada reclusa, e incentivar o trabalho e a formação profissional.

«Será que vamos ser capazes de conter as suas angústias e levá- las a acreditar que podemos sempre melhorar a nossa vida?» - Beatriz Matoso 

O que têm em comum uma psicóloga, uma enfermeira e as reclusas de um estabelecimento prisional? As “Conversas em Roda”, que tiveram início há oito anos, no Pavilhão das Condenadas, ao ritmo de uma sessão mensal, durante uma hora e meia. É um grupo aberto. Na “roda” cabe sempre mais uma. Pretende-se, deste modo, criar um clima de tolerância e liberdade, que contribua para compensar a exigência rígida da vida na prisão e incite o sentimento de que pensar pode ser libertador e transformador.

«Ultimamente tenho pensado sobre o envelhecimento. Entrei para a prisão com 39 anos, tenho 50 anos (11 anos e 2 meses de pensa cumpridos dentro de um pavilhão), e sinto que estou a envelhecer sem uma simples bicicleta para exercitar as pernas, (…) posso sempre recorrer às duas horas de recreio, que me são dadas por lei, mas andar às voltas num quadrado rodeado de cimento faz-me sentir deprimida, (…). Hoje sinto-me como se tivesse sido colocada numa caixa esquecida, mas eu tenho vida.» - Reclusa

BEATRIZ MATOSO trabalha como voluntária no E.P. de Tires há 11 anos. É psicanalista e psicoterapeuta. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e fez a sua formação em Psicanálise no Instituto de Psicanálise da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. 

PILAR MARQUES é enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica. Fez a sua formação de base na Escola Superior de Enfermagem Calouste de Gulbenkian e tirou a especialidade na Escola Superior Maria Fernanda Resende. 


Sem comentários:

Enviar um comentário