Omar Khayyām
Omar Khayyām (Nishapur, Pérsia, 18 de maio de 1048 — 4 de dezembro de 1131), poeta, matemático e astrônomo
persa dos séculos XI e XII. Seu nome completo era Ghiyath al-Din Abu'l-Fath Umar ibn Ibrahim Al-Nishapuri al-Khayyami Khayyām calculou
como corrigir o calendário persa. O seu calendário tinha uma margem de erro de um dia a cada 3770 anos. Contribuiu em álgebra com o método para resolver equações cúbicas pela interseção de uma parábola com um círculo, que viria a ser retomada séculos depois por René Descartes.
A filosofia de Omar Khayyām era bastante diferente dos dogmas islâmicos oficiais. Concordou com a existência de Deus mas se opôs à noção de que cada acontecimento e fenômeno particular era o resultado de intervenção divina. Em vez disso ele apoiou a visão que leis da natureza explicam todos fenômenos particulares da vida observada.
Como poeta é conhecido pelos Rubaiyat (em português, "quadras" ou "quartetos"), que ficariam famosos no Ocidente a partir da tradução de Edward Fitzgerald, em 1839.
George Meredith
William Saroyan (Fresno, 31 de agosto de 1908 - 18 de maio de 1981) foi um escritor e dramaturgo dos Estados Unidos de ascendência armênia.
Edoardo Sanguineti (Gênova, 9 de Dezembro de
Também foi crítico literário, autor de peças teatrais, ensaios e professor de literatura das universidades de Torino, Salerno e Gênova.
Sua atuação foi marcada pela batalha cultural inciada com a experiência vanguardística dos anos 60.
Sem comentários:
Enviar um comentário