sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Efemérides 9 de janeiro

August Gailit

August Gailit (SangasteValgamaa9 de janeiro de 1891
 – ÖrebroSuécia5 de novembro de 1960) foi um escritor 













Simone de Beauvoir
(Paris9 de janeiro de 1908 — Paris, 14 de abrilde 1986), foi uma escritorafilósofa 
Escritora francesa (1908-1986), foi a companheira de Jean-Paul Sartre e uma feminista convicta. Em 1947 publica o seu primeiro romance, L'Invitée (A Convidada), seguindo-se os ensaios Pyrrhus et Cinéas (1945),Pour une morale de l'ambiguité (1947) e le Deuxiéme Sexe (1948). Ao romance Les Mandarins (Os Mandarins, 1954) seria atribuído o Prémio Goncourt. Escreveu ainda obras de carácter memorialista (Les Mémoires d'une jeune fille rangée - Memórias de Uma Menina Bem Comportada, 1958; La force de l'Âge -A Força da Idade, 1960; La force des choses - A Força das Coisas, 1963).









(Recife9 de janeiro de 1920 — Rio de Janeiro,9 de outubro de 1999)
Poeta brasileiro, João Cabral de Melo Neto nasceu em 1920, no Recife, e faleceu a 9 de outubro de 1999. Diplomata, exerceu funções consulares em Assunção, Barcelona e Dakar. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras. É de 1942 o seu primeiro livro de versos - Pedra de Sono, em que se deteta a influência de Carlos Drummond de Andrade. Depois, integrou-se na "Geração de 45", seguindo, no entanto, o seu próprio caminho. Eliminando das suas imagens resíduos sentimentais ou pitorescos, instaura um novo critério estético - o rigor semântico, fulcro da sua radical modernidade, assim afirmando uma nova dimensão do discurso lírico através de uma poesia que parte do concreto para atingir a pureza da abstração, querendo utilizar a linguagem conscientemente em vez de ser usado por ela. O geometrismo de alguns dos seus poemas corporiza esse movimento de "regresso ao real" empreendido por este poeta da sensação aguda dos objetos que delimitam o homem e a mulher modernos. Entre outros prémios, foi-lhe atribuído o Prémio Camões em 1990.








Bernard le Bouyer de Fontenelle (Rouen11 de fevereiro de 1657– Paris9 de janeiro de 
1757foi um escritor e dramaturgo francês.
















Heinrich Christian Wilhelm Busch (Wiedensahl, 15 de abril de 1832 — Mechtshausen, 9 de janeiro de 1908) foi um influente poeta, pintor e caricaturista alemão, famoso pelas suas histórias satíricas ilustradas com textos em verso.
Iniciou os estudos em engenharia mecânica. Seguiu depois arte em Düsseldorf, Antuérpia e Munique, tendo começado a desenhar caricaturas. As suas primeiras histórias ilustradas datam de 1859. Max und Moritz, publicada em 1865, foi um sucesso imediato tornando-se um clássico intemporal. Em 1870 Wilhelm Busch era já uma celebridade na Alemanha, pelas suas histórias satíricas ilustradas, muito próximas do quotidiano das pessoas, sendo um dos poucos autores deste género. Os seus trabalhos mais conhecidos são Max und Moritzdie fromme Helene,Plisch und PlumHans Huckebeinder Unglücksrabe e Knopp-Trilogie.
Muitas das suas histórias são consideradas as principais precursoras da banda desenhada moderna (história em quadrinhos, em português brasileiro). Max und Moritz foi a fonte de inspiração para a obra Katzenjammer Kids da autoria de Rudolph Dirks. Wilhelm Busch, a par de Rodolphe Töpffer, foi um pioneiro na arte de combinar palavras e desenhos para contar histórias, frequentemente humorísticas, numa sequência de painéis. O artista português Rafael Bordalo Pinheiro editou, em dezembro de 1879, a prancha Fagundices – Phrases e Pensamentos Fagúndicos (O Besouro nº 38, de 21.12.1878), que inclui a frase “Imitação livre de Busch”, numa referência directa ao mestre alemão.
Wilhelm Busch também escreveu poemas num estilo semelhante ao das suas histórias ilustradas. Pintou cerca de mil quadros a óleo que não haviam sido vendidos até à sua morte em 1908. Realizou ainda alguns trabalhos de escultura.









Katherine Mansfield, pseudônimo de Kathleen Mansfield Beauchamp(WellingtonNova Zelândia14 de outubro de 
1888 - FontainebleauFrança9 de janeiro de 1923) foi uma proeminente escritora neozelandesa de histórias curtas.



















Houstin Stewart Chamberlain (Portsmouth9 de Setembro 
de 1855  — Bayreuth,9 de janeiro de 1927) foi um autor 
britânico conhecido pelos seus trabalhos relacionados à raça ariana.

















Benjamin Cattan (São Paulo1925 — São Paulo, 9 de janeiro de 1994) foi um atorescritor e diretor brasileiro.
Um dos pioneiros da televisão brasileira, escreveu telenovelas na Rede Tupi, como Hospital (1971) e Simplesmente Maria (1970), esta última também dirigida por Benjamin.





Rynn Berry (31 de Janeiro de 1945 - 9 de Janeiro 2014) foi um escritor americano de livros sobre a história do vegetarianismo e o vegetarianismo nas diversas religiões ao redor do mundo. Ele escreveu um capítulo na história do movimento crudívoro nos Estados Unidos para o livro 
Becoming Raw: The Essential Guide to Raw Vegan Diets, escrito principalmente por Brenda Davis e Vesanto Melina. Ele também é co-autor, com Cristina Abreu-Suzuki, PhD, do anual Vegan Guide to New York City (Guia Vegano para cidade Nova York), o primeiro guia turístico exclusivamente vegetariano, que foi publicado todos os anos. Os livros de Rynn Berry foram traduzidos em várias línguas e reeditado inúmeras vezes. Seu livro Famous Vegetarians and their Favorite Recipes(Vegetarianos Famosos e as suas Receitas Favoritas) (1993, 2003) foi comparado com o clássico The Ethics of Diet de Howard Williams. Além dos seus livros, ele também escreveu prefácios sobre vegetarianismo e assuntos relacionados para a Oxford Encyclopedia of American Food and Drink e paraThe Oxford Companion to Food and Drink in America, bem como vários artigos e entrevistas que foram publicadas em revistas de temática vegetariana.


Sem comentários:

Enviar um comentário