quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Linha de Cabeceira - Contos de Futebol (a minha opinião)

Linha de Cabeceira Pedro Gomes 




Sinopse
Contém este livro onze contos de futebol. À excepção de dois, todos os restantes são ficção. As temáticas escolhidas, todas elas enquadradas na dimensão sociocultural do futebol, procuram descrever, de forma abrangente e diversificada, os estilos de vida dos personagens, eles mesmos os intérpretes e os actores principais deste filme de contos. Embora intimamente relacionadas com o fenómeno desportivo, que lhes dá o mote principal e as enquadra no objecto dos citados contos, estas histórias poderiam ter sido vividas por qualquer outro cidadão já que realçam não só vícios como a corrupção, a batota, o doping, o assédio sexual, mas também virtudes como a coragem, a inteligência, a fé, a solidariedade, a perseverança, a criatividade, a honestidade, a esperança ou a utopia.
Excerto
«O José é sócio do Sporting, «mas desde o ano passado, altura em que se enrolou com a directora, ainda não pôs os pés no Alvalade XXI e, pelos vistos, não está arrependido, porque a sua equipa fez uma época miserável. Por outro lado, obtém melhores resultados e muito mais prazer na competição amoral com a atraente Odete.

O sexo com a Odete não tem comparação com aquele que pratica com a Aurora. É diferente, muito diferente... Com a mulher o José tem uma relação trivial - o missionário. Com a Odete é uma “orgia” a dois que se inicia mal o José entra em casa da sua directora. Esta recebe-o seminua com um robe transparente sem nada por baixo, expondo o seu corpo bem delineado, exibindo umas pernas longas, bem torneadas, um peito generoso, e uma pequena e viçosa seara na zona púbica.»



A minha opinião:

É o primeiro livro que estou a ler de Pedro Gomes, como já disse num comentário mais abaixo, foi uma oferta do escritor. A escrita é simples, activa, simpática e fluida.
Uma história de contos de futebol, ficção ou realidade porém acontecem no mundo que gira em torno do desporto.
Neste livro podemos encontrar o que demais há no futebol, o bem e o mal, o certo e o errado, assim como vícios, corrupção, burla, burrice, superstição, doping, assédio sexual e infidelidade. Mas também se encontram pessoas inteligentes, companheirismo, coragem e determinação.

Logo nas primeiras páginas, o autor me faz rir, embora por outro lado também me tenha sentido triste com o problema que passou.
De provérbio em provérbio, lá vai narrando a sua história, livros e amigos devem ser poucos, mas bons”.

O exagero, a arrogância, o poder, o querer mais e mais que se vê hoje em dia nos jogadores/atletas  “mais vale estar calado do que dizer asneira” “muito se fala pouco se acerta” “saber esperar é uma virtude”.

 “Herói ou cobarde depende da decisão espontânea”. Todos somos heróis e todos somos cobardes, tudo resulta da nossa reacção momentânea. É a solidariedade, o instinto, a confiança, a fraternidade, a esperança e a fé que nos move, “estava no lugar certo e há hora certa” “o sonho comanda a vida” ou será que é o destino que nos prega partidas.

A corrupção, as viagens, o sexo, “as mulheres” tudo era preparado ao pormenor, mas por vezes acontecem percalços de que não se está à espera. “Sobre gostos não há disputas”.
Ai José desenrasca-te “só me saem duques e cenas tristes” “nunca mais vais ser o mesmo” “manda quem pode, obedece quem deve”. E como “um mal nunca vem só” as posições podem inverter-se.
Ri-me bastante com este conto, ainda fiquei com pena do José, mas parece que quem prova, não quer outra coisa.

O papel de um líder, é trabalhar de acordo com os seus valores humanos, criatividade, inovação, condição e consciência. Porém à medida que as pessoas reconhecem os valores humanos, a justiça, a honestidade, a qualidade, a dignidade, a lealdade, o comportamento, a confiança e o respeito, conseguem direccionar a postura da sua maneira de viver com respeito, ética e dignidade.
Os valores pessoais, desenvolvem-se através da realização, da confiança, da formação, dos ideais e da nossa auto-estima.
Embora vivamos hoje num mundo em que os valores estão escondidos ou disfarçados, pela comunicação social, quer pelo stress do dia-a-dia, existe uma forma simples de descobrirmos os nossos valores, para isso basta uma simples atitude (bom dia, obrigado, com licença, por favor…..).
“Pratica o bem sem olhar a quem” “quantidade não quer dizer qualidade” “quem alto sobe de alto cai”.
Algumas tácticas preciosas: 4x4x2 – 3x4x3 – 4x4x2 – 3x5x2 – 3x4x3 – 5x3x2.
A vantagem do trabalho em equipa é mais proveitoso que o individualmente, tem objectivos, realizações e alcança mais sucessos rapidamente. Uma equipa boa, é uma equipa no seu todo. Um individual bom não faz uma equipa, senão trabalhar para ela.

Nas viagens de transporte, quando duas amigas se encontram, começam as conversas de ocasião, diria da “treta” “as mulheres quando se juntam a falar da vida alheia, começam na lua nova e acabam na lua cheia”. Porque será que há sempre ouvidos à escuta, a falta de educação notam-se nestes pormenores. É a sociedade em que vivemos, não há respeito pelo próximo.
Qual “50 sombras de Grey”, qual “Pede-me o que quiseres” é mesmo à portuguesa, a Belmira e a Vanessa, com conversas de ficar por casa.
“não digas o que pensas, mas pensa o que dizes” “nem tudo o que luz é ouro” “vê-se pela aragem quem vai na carruagem” .

Muito se fala em superstição, histórias e experiências vividas. Mas quem nunca ouviu falar nas crenças populares. As transformações socioculturais, as inquietações, as sobrevivências das superstições. Muitas vezes damos por nós a dizer “isso não, dá azar” “não passes aí” “olha a escada, o gato preto”. Mas tudo isto não descenderá dos nossos antepassados? Histórias da vida rural, mas que permanecem até aos dias de hoje.

Cada um é como cada qual, e a nossa consciência assim o comanda.
Os sonhos são uma constante e todos nós sonhamos. Mas é bom sonhar, pois podemos comunicar com os que já partiram.
Muito se fala em doping, mas será que temos conhecimento de tudo o que se passa nos bastidores. Muito me questionei quando um jogador de alta competição, no dia 25 de Janeiro de 2004, sorri, tomba em campo, revira os olhos e parte. Foi-lhe diagnosticado “insuficiência cardíaca, enfarte agudo do miocárdio. Terei sempre esta dúvida, o que terá originado esta situação? Mas, “a morte tem sempre uma desculpa”.
“ao rico não faltes, ao pobre não prometas” “devagar se vai ao longe”
.
Com o problema da crise no nosso país, a classe média alta, tende a desaparecer da nossa sociedade.
Com o desemprego, as pessoas terão de se habituar a fazer restrições e a acabar com algumas extravagâncias, e a planear o futuro de outra forma. “ninguém se levanta sem primeiro cair” “quem tudo quer tudo perde” “não te metas a comprar o que não podes pagar”

A corrupção no futebol como em outras actividades existe. A máfia é gerida por grandes grupos económicos e empresariais. “O destino marca a hora”, mas a estratégia que para ele elaborarmos, seja derivada de premonição ou por influência social, marcará a nossa vida. “a palavras loucas orelhas moucas”  “quem não deve não teme” “olho por olho dente por dente”.

O José é um “Leão”, casado e com uma relação extra-conjugal. Num casamento quando um dos dois cônjuges, quebra o compromisso de lealdade sentimental, o contrato assumido perante o padre ou um conservador neste caso há infidelidade para com o outro. Cuidado José, “mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo”. Mas como o José, eu digo “Sporting Sempre, Sporting Allez”.

Ao ler este livro, dei por mim a proferir provérbio atrás de provérbio. 
Este livro retrata-nos o que se passa no Mundo do Futebol, a podridão, a corrupção, fraudes, mas também a ingenuidade, inocência, simplicidade e a amizade. 
Recomendo o livro a todas as pessoas, gostem ou não de futebol. Lê-se num ápice e numa rapidinha. 
Obrigada ao autor pelos momentos fantásticos e divertidos que me proporcionou.
Este mundo é uma bola; quem anda nela é que se amola”




Sem comentários:

Enviar um comentário