segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Efemérides 28 de setembro

Prosper Mérimée

Prosper Merimée, (Paris28 de setembro de 1803 — Cannes23 de setembro de 1870) foi um historiadorarqueólogo e escritor romântico francês, célebre pelo conto Carmen.






Agnolo Firenzuola (28 de setembro de 1493 - 27 de Junho de 1543) foi um poeta e escritor italiano. Firenzuola nasceu em Florença, mas seu sobrenome provém da vila de Firenzuola, pátria de seus antepassados situada nos Apeninos.
O avô de Agnolo conseguira obter a cidadania florentina e transmiti-la a sua família. Agnolo acabaria estudando direito, primeiro em Siena e depois em Perugia. Lá ele conheceu Pietro Aretino, que foi o melhor amigo e a maior influência na vida de Firenzuola. Mais tarde, Agnolo advogou durante algum tempo em Roma, mas não obteve muito sucesso.
Todos os seus biógrafos concordam em afirmar que ele, ainda jovem, vestiu o hábito monástico em Vallombrosa e acabou dirigindo duas abadias. Apenas Girolamo Tiraboschi contesta este relato, em parte pela notória licenciosidade de Firenzuola, em parte por ausência de evidências.
Firenzuola deixou Roma após a morte do Papa Clemente VII e depois de passar algum tempo em Florença, estabeleceu-se como abade de San Salvador em Prato.
Seus escritos — publicados em uma edição completa em 1548 — são parte em prosa, parte em versos. Sua obra poética é essencialmente satírica e burlesca. Entre as prosas, há o Discorsi degli animali [Discurso dos Animais], uma imitação defábulas orientais e de EsopoDialogo delle bellezze delle donne [Diálogo sobre a beleza das mulheres]; Ragionamenti amorosi, uma série de contos elegantes e licenciosos à moda de BoccacioDiscacciamento delle nuove lettere, uma reação à proposta do gramático Gian Giorgio Trissino de introduzir novas letras no alfabeto italiano e duas comédias: I Lucidi, baseada em Plauto e La Trinuzia. Sua obra mais lembrada ainda é a volgarizzacione do Asno de Ouro de Apuleio.

Mateo Alemán ( Sevilha, Espanha, 28 de setembro de 1547 - 1615?, México) foi escritor espanhol, autor da novela picaresca Guzmán de Alfarache (1ª parte, 1599, Madrid; 2ª parte, 1604, Lisboa), uma das mais importantes no gênero.











Al Capp é o pseudônimo por que ficou conhecido o cartunista, escritor e conferencista norte-americano Alfred Gerald Chaplin (28 de Setembrode 1909 - 1979), criador de Ferdinando e da Família Buscapé, alguns dos seus mais importantes personagens de histórias em quadrinhos.
Nasceu em Connecticut, nos EUA. Ainda pequeno, perdeu uma das pernas ao ser atropelado por um bonde. Gostava de desenhar desde criança e começou a fazer quadrinhos na adolescência.
Em 1934, cria Ferdinando (Li'l Abnergíria de little Abner, ou pequeno Abner, em inglês) e a Família Buscapé, uma sátira ao mundo e àsfamílias caipiras dos Estados Unidos: a mãe, Xulipa Buscapé, é uma mulher forte e dominadora, o pai um frouxo, e o cachorro é substituído por uma porquinha, Salomé. Em 1957, a história foi adaptada para um musical da Broadway e, depois, ganhou uma versão cinematográfica. Durante o macarthismo lançou Shmoo, personagem-símbolo do socialismo.
Já famoso, durante a II Guerra Mundial (1939-1945) fez espetáculos humorísticos em hospitais para soldados feridos no conflito. O uso que Al Capp fez da língua foi tão revolucionário que o escritor John Steinbeck o indicou para o Prêmio Nobel de Literatura.

Stephen Spender

Sir Stephen Harold SpenderCBE (28 de Fevereiro de 1909Londres – 16 de Julho de 1995) foi um poetaromancista e ensaista inglês que se debruçou sobre os temas da injustiça social e da luta de classes.

John Thomas Sayles (SchenectadyNova York28 de setembro de 1950) é um cineasta norte-americano,escritor, diretor e roteirista de filmes independentes.











Herman Melville (1 de agosto de 1819Nova York - 28 de setembro de 1891, Nova York) foi um escritorpoeta e 
ensaísta norte-americano. Embora tenha obtido grande sucesso no início de sua carreira, sua popularidade foi decaindo ao longo dos anos. Faleceu quase completamente esquecido, sem conhecer o sucesso que sua mais importante obra, o romance Moby Dick, alcançaria noséculo XX. O livro, dividido em três volumes, foi publicado em 1851 com o título de A baleia e não obteve sucesso de crítica, tendo sido considerado o principal motivo para o declínio da carreira do autor.




André Breton (Tinchebray (Orne), 19 de fevereiro de 1896 — Paris28 de setembro de 1966) foi um escritor francês, poeta e teórico do surrealismo.
De origem modesta, iniciou sem entusiasmo estudos em Medicina sob pressão da família. Mobilizado para o exército na qualidade de enfermeiro para a cidade de Nantes em 1916, travou ali conhecimento com Jacques Vaché, filho espiritual de Alfred Jarry, um jovem sarcástico e niilista que viveu a vida como se de uma obra de arte se tratasse e que morreu aos 24 anos em circunstâncias bastante suspeitas (a tese do suicídio é controversa). Jacques Vaché, que não mais deixou do que cartas de guerra, teve uma enorme influência no espírito criativo de Breton: enfraquecendo a influência de Paul Valéry e, deste modo, determinando tanto a sua concepção de "Poète" (Le Pohète segundo Vaché) como a de humor e de arte.
Em 1919, Breton funda com Louis Aragon e Philippe Soupault a revistaLittérature e entra também em contato com Tristan Tzara, fundador doDadaismo.
Em Les Champs magnétiques (escrito em colaboração com Soupault), coloca em prática o princípio da escrita automática. Breton publica oPrimeiro Manifesto Surrealista, em 1924.
Um grupo se constitui em torno de Breton: Philippe Soupault, Louis Aragon, Paul ÉluardRené CrevelMichel LeirisRobert DesnosBenjamin Péret. No afã de juntar a ideia de « Mudar a vida » de Rimbaud e a de « Transformar o mundo » de Marx, Breton adere ao Partido Comunista em 1927, do qual fora excluído em 1933.
Viveu sobretudo da venda de quadros em sua galeria de arte. Sob seu impulso, o surrealismo torna-se um movimento europeu que abrange todos os domínios da arte e coloca profundamente em questão o entendimento humano e o olhar dirigido às coisas ou acontecimentos. Inquieto por causa do governo de Vichy, Breton se refugia em 1941 nos Estados Unidos da América e retorna a Paris em 1946, onde permaneceu até sua morte a animar um segundo grupo surrealista, sob a forma de exposições ou de revistas (La Brèche, 1961-1965).

Efemérides/28 de setembro



Sem comentários:

Enviar um comentário