quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Efemérides 30 de setembro

Truman Capote

Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote (Nova Orleans30 de setembro de 1924 — Los Angeles25 de agosto de 1984) foi um escritorroteirista 
dramaturgo norte-americano, escritor de vários contos
romances e peças teatrais, reconhecidas como clássicos literários, incluindo a novela Bonequinha de Luxo (1958). Foi o pioneiro do jornalismo literário com A Sangue Frio (1966), classificado por ele como um romance de não-ficção.
Capote teve uma infância perturbada pelo divórcio dos seus pais, uma longa separação de sua mãe e múltiplas migrações. Descobriu o seu interesse pela literatura aos 11 anos e pelo resto da sua infância aperfeiçoou suas habilidades literárias. Capote iniciou sua carreira profissional escrevendo contos. O sucesso crítico de um conto, Miriam(1945), atraiu a atenção do editor Benett Cerf, da Random House, e resultou em um contrato para escrever o romance Outras Vozes, Outros Lugares (1948). Capote ganhou grande parte de sua fama com A Sangue Frio, uma obra jornalística sobre o assassinato de uma família camponesa do Kansas na sua casa. Capote passou quatro anos escrevendo o livro, ajudado pela sua grande amiga Harper Lee, que escreveu O Sol Nasce para Todos (1960). Um marco na cultura popular, A Sangue Frio foi o ápice da carreira literária de Capote; foi o seu último livro completamente publicado em vida. Nos anos de 1970, ele manteve o status de celebridade aparecendo em talk shows.

Sérgio Marcus Rangel Porto (Rio de Janeiro11 de janeiro de 1923 —30 de setembro de 1968) foi um cronistaescritorradialista e compositor brasileiro. Era mais conhecido por seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta.

Eliezer Wiesel Medalha Nobel Nobel da Paz (1986)
Elias "Elie" Wiesel (Sighetu MarmaţieiReino da Romênia 30 de setembro de 1928escritor romeno-americano judeu sobrevivente dos campos de concentraçãonazistas, que recebeu o Nobel da Paz em 1986 pelo conjunto de sua obra de 57 livros, dedicada a resgatar a memória do Holocausto e a defender outros grupos vítimas das perseguições. O pai de Elie era Romeno e mãe proveniente da Hungria.
Seu livro mais conhecido, Noite, publicado em 1955, conta suas memórias e experiências de jovem adolescente judeu ortodoxo durante o Holocaustoe seu aprisionamento nos campos de concentração de Auschwitz eBuchenwald. Seus escritos cobrem uma vasta área da literatura, englobando poemas e teologia.

Tico Santa Cruz

Luis Guilherme Brunetta Fontenelle de Araújo (Rio de Janeiro30 de setembro de 1977), mais conhecido pelo seu nome artístico Tico Santa Cruz é um músicocompositorescritor



Sem comentários:

Enviar um comentário